Uma pessoa morreu devido ao desabamento do palco da festa rave Atmosphere, provocado pelo forte vento, na tarde deste domingo (17), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Kalleby Freitas da Rosa, de 30 anos.
O fato aconteceu por volta das 14h. Kalleby – que assinava como “Kaleb” – era DJ, e se apresentava na festa no momento em que a estrutura caiu. Outras três pessoas sofreram ferimentos leves e foram levadas para o Hospital São Camilo, em Esteio. Segundo a Defesa Civil, havia entre 4 mil e 5 mil pessoas no evento.
A área foi isolada para o trabalho da perícia. Os bombeiros afirmam que o evento possuía todos os laudos necessários, mas, como o local é uma área aberta, o vento superou a capacidade de sustentação da estrutura.
O coordenador da Defesa Civil de Esteio, Alexandre Camboa, afirmou que a estrutura do evento estava regularizada. “A festa tinha regularização. Ela estava legal pelos bombeiros, assinada por engenheiro habilitado. Os planos de prevenção, laudo estrutural do palco, tudo em dia. tínhamos acesso aos documentos e estava tudo correto.”
No entanto, Camboa ressaltou que, devido ao alerta meteorológico, o evento poderia ter sido cancelado. No momento do acidente, segundo ele, o vento em Esteio chegava a 55 km/h no momento do acidente. “Está se alertando desde quinta que teríamos na quinta e no domingo à tarde eventos severos de vento, granizo e chuvas torrenciais”, destaca.
Última festa do ano
Na página de Kaleb no Facebook, conhecidos prestaram homenagens e lamentaram o fato. Antes do evento, o DJ havia postado uma mensagem no Facebook dizendo estar ansioso pelo evento. “Que venha a última festa do ano”, escreveu.
No último dia 12, o artista havia postado um vídeo abaixo da construção da estrutura que desabou neste sábado.
‘Foi uma tragédia’
A mãe da namorada de Kaleb, Rosangela Henrique da Silva, lamentou conta que a filha foi a primeira a retirar a vítima debaixo dos escombros. “Foi muito triste o que aconteceu. A pessoa tão jovem, feliz com o trabalho, morrer assim. Foi uma tragédia”, desabafou.
Irmão da namorada da vítima, Mateus da Silva também lamentou. “Era um cara muito querido, todo mundo conhecia ele, era bem reconhecido. É difícil, é alguém perto da gente, de certa forma como se fosse da família.”
Segunda morte na festa
Ainda de acordo com os bombeiros, uma segunda pessoa morreu, possivelmente devido à overdose de alguma substância, ainda antes do desabamento. A identidade não foi divulgada.
Organizadores ‘desolados’
Por meio de nota no Facebook, a organização do evento disse estar “desolada” com a morte de Kaleb, e garante ter tomado todas as providências exigidas pelas autoridades. Leia abaixo o texto na íntegra:
“Sempre prezamos pela segurança do nosso público, seguindo todos os processos, laudos e autorizações solicitadas pelas autoridades locais.
E ao nosso público iremos mantê-los informados de todas às nossas ações para manter a verdade sobre os fatos ocorridos.
Enfim, estamos desolados, perdemos um amigo, um artista. Nossa prioridade é dar assistência aos feridos e suas famílias.
Agradecemos a Brigada Militar e ao Corpo de Bombeiros por toda a assistência.”
Jovem grávida é encontrada morta um dia antes do parto na Bahia
Caso ocorreu na cidade de Serrinha, a cerca de 170 km de Salvador. Autoria e motivação serão investigadas.
Roberta Miranda faz boletim de ocorrência após deixar de fazer show em festejo no interior de RR
Cantora afirmou em um vídeo no Instagram que motorista se perdeu em estrada. Ela apresentaria na Festa do Abacaxi em uma vila distante 103 Km de Boa Vista.
Pr