Chuva deixa o Rio em estágio de atenção pelo quarto dia seguido
Sirenes de alerta foram acionadas em seis comunidades da Zona Sul.
Há uma semana, cidade é atingida por temporais no começo da noite.
Pelo quarto dia seguido, o município do Rio entrou em estágio de atenção por causa da chuva. A Zona Sul da cidade foi a mais atingida pelo temporal. Sirenes de alerta foram acionadas em seis comunidades da região cerca de uma hora após início da chuva na noite desta segunda-feira (22).
A Defesa Civil acionou os alertas nas comunidades Santa Marta, Fallet, Chapéu Mangueira/Babilônia, Pereirão (Laranjeiras), Fazenda Catete e Guararapes. As sirenes são acionadas quando o volume de chuva deixa a encosta vulnerável a deslizamentos. No Morro Santa Marta, após as sirenes, uma gravação orientava os moradores a buscar abrigo em local seguro (confira no vídeo). As sirenes foram desligadas às 22h20.
Várias ruas da cidade ficaram tomadas pela enxurrada, sobretudo em Botafogo. Segundo o Centro de Operações, o bairro tinha bolsões d’água nas ruas São Clemente; Real Grandeza, Voluntários da Pátria e General Polidoro. Também houve acúmulo de água no acesso ao Viaduto Santiago Dantas.
Além disso, quedas de árvores também prejudicaram o tráfego. Uma das ocorrências foi registrada na Rua das Laranjeiras, na Zona Sul.
De acordo com o Centro de Operações, a mudança de estágio ocorreu às 19H30 desta segunda-feira (22). Os ventos chegaram a quase 60 km/h.
No fim da tarde, o Centro de Operações já alertava para a possibilidade de chuva forte, acompanhada de rajadas de vento e raios. Os primeiros registros, segundo o Alerta Rio, foram na Urca, na Zona Sul, e em Santa Cruz, na Zona Oeste.
Até as 20h, os maiores volumes de chuva haviam sido registrados na Urca (33mm) e em Santa Teresa (25,6).
Após a cidade entrar em estágio de atenção, os aeroportos continuavam operando normalmente para pousos e decolagens, sendo que o Aeroporto Santos Dumont realizava suas operações com o auxílio de instrumentos.
O dia foi de calor intenso na cidade. A temperatura máxima chegou a 37,1°C. A maior sensação térmica foi de 44,2°C, registrada na Zona Oeste.
Recomendações
O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e é caracterizado pela possibilidade de chuva forte. A prefeitura do Rio recomenda que, neste estágio, a população procure se abrigar em um local seguro, evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos e redobre a atenção ao dirigir.
Em caso de ventania e raios, é aconselhável evitar a proximidade com árvores ou áreas descampadas. Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros, já que o acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, por meio do telefone 199.