FOTOS IMAGENS-Chuva deixa mortos, desabrigados e rastro de destruição no RJ


alagamento_jose_lucena_estadao_conteudo

Chuva deixa mortos, desabrigados e rastro de destruição no RJ

Até o início da noite desta terça (1º), estado contabilizava 5 mortes.
Município do Rio está em estágio de atenção desde as 12h30 desta 2ª feira.

Do G1 Rio

Cinco pessoas morreram em todo o estado do Rio de Janeiro por consequência das chuvas que caíram em vários municípios desde segunda-feira (29) até a noite desta terça (1º). Os temporais deixaram milhares de desalojados e um rastro de destruição, principalmente na Região dos Lagos, a área mais afetada.

Um homem foi levado pela enxurrada e morreu em Saquarema. Em Silva Jardim, outro homem morreu após o desabamento de uma ponte. O local da morte dos outros três ainda não foi confirmado. São centenas de desabrigados nos municípios de Saquarema, Araruama e Silva Jardim, os mais atingidos pela chuva.

Chuva recorde desde 1998
Na capital, a chuva deu uma trégua e chovia fraco na noite desta terça. A cidade está em estágio de atenção desde às 12h30 de segunda e ainda há risco de chuva. Este foi o mês de fevereiro mais chuvoso dos últimos 18 anos. Desde 1998 não chovia tanto em tão pouco tempo.

Imagens mostram que os alagamentos são constantes. Moradores da Zona Oeste da cidade se arriscaram na água suja e outros moradores improvisam para evitar que a água entre em casa. O RJTV mostrou que algumas obras realizadas na cidade, como os piscinões da Praça da Bandeira, ajudaram a controlar a cheia na região.

Uma das imagens mais impressionantes foi a de um carro carregado pela enxurrada para dentro de um canal no município de Rio Bonito, também na Região dos Lagos.

Em Maricá, o prefeito Washington Quaquá, decretou estado de calamidade no início da noite desta terça-feira (1º). Segundo a Defesa Civil  Municipal, 650 famílias estão desabrigadas, entre eles moradores do condomínio Minha Casa Minha Vida. Eles foram levados para abrigos em pousadas e igrejas. O município pediu ajuda ao Ministério da Defesa. Cerca de 50 homens da Marinha de Guerra chegarão na cidade na quarta (2) para ajudar no trabalho de remoção das famílias isoladas.

Pedestres caminham durante forte chuva na região central do Rio de Janeiro (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)Pedestres caminham durante forte chuva na região central do Rio de Janeiro (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Um dos locais mais atingidos foi a região de Itaipuaçu e São José do Imbassaí. Segundo a Defesa Civil, desde a noite desta segunda-feira (29) choveu 170 mm na cidade. O município pediu ajuda ao Ministério da Defesa. Cerca de 50 homens da Marinha de Guerra chegarão na cidade na quarta (2) para ajudar no trabalho de remoção das famílias isoladas.

Imagens mostradas pelo RJTV nesta terça mostram que barcos foram usados para tirar as pessoas de casa e levar para local seco em Itaipuaçú.

A Defesa Civil informou que choveu 240mm de chuvas nas últimas horas em Silva Jardim. O volume representa 120% a mais do que o máximo previsto para o período.

Em Saquarema, foram 174mm de chuva durante a noite desta segunda. Desde a manhã desta terça-feira não chove, mas o tempo segue nublado e há previsão de chuva.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.