RIO – O fim de semana de sol e calor levou milhares de banhistas às praias da Zona Sul e da Barra, que não registraram arrastões, mas furtos isolados. Em Copacabana, aconteceu um tumulto na altura da Rua Paula Freitas, depois que um homem tentou puxar a bolsa de uma mulher na areia, por volta das 15h30m. Banhistas quiseram linchá-lo e foi preciso que um policial do Batalhão de Choque jogasse spray de pimenta para dispersar o grupo.
— O grupo veio arrastando esse homem da areia. Bateram tanto que ele levantou o braço duas vezes pedindo ajuda. Para afastar a multidão, o PM teve que recorrer ao spray — contou um operador de turismo, de 27 anos, que filmou a movimentação com o celular.
De acordo com o balanço da Polícia Militar, seis homens foram detidos por policiais no Leme e em Copacabana neste domingo, durante a Operação Verão, que visa a coibir arrastões e furtos na orla. Dezessete jovens em situação de vulnerabilidade foram apreendidos em ação do 19° BPM (Copacabana), em apoio aos agentes da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social. Eles foram encaminhados para a 12ª DP. No sábado, três menores já haviam sido apreendidos na mesma situação na Avenida Prado Júnior, em Copacabana.
Para garantir a segurança durante o feriado prolongado, um efetivo de 700 homens foi escalado. Doze postos de observação foram montados, com PMs e guardas municipais atuando de forma conjunta. A PM também contou com duas tendas na areia: uma no Posto 9 e outra no Arpoador, palco dos últimos arrastões.
A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Seop), com o apoio da Guarda Municipal, multou 847 veículos e rebocou 106 na orla durante o fim de semana. Os fiscais ainda coibiram práticas irregulares na areia.
PUBLICIDADE
A Praia do Arpoador ficou tomada de banhistas na véspera do feriado – Domingos Peixoto / O Globo
Domingo de sol e calor
Cariocas e turistas aproveitaram o domingo ensolarado para se refrescarem nas praias da Zona Sul. As areias ficaram tomadas de banhistas. Neste domingo, a sensação térmica foi de 38 graus, segundo o Alerta Rio. A máxima registrada foi de 34,7 graus, e a mínima, de 20,2 graus.
De acordo com a meteorologista do Climatempo Fabiana Weykamp, o sol deve continuar nos próximos dias, já que a alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens. No feriado de Nossa Senhora Aparecida, a máxima prevista é de 36 graus, e a mínima, de 20 graus.
— O Rio está sob influência de uma massa de ar seco, que é uma barreira para frentes frias. Na terça-feira, há chances de chuvas isoladas no período da noite — diz Fabiana.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/banhistas-agridem-suspeito-de-assalto-em-copacabana-17751606#ixzz3oJEj6sGd
© 1996 – 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.