FOTOS IMAGENS-Baile do Mandela: festas com armas, sexo e drogas acontecem em comunidades de Vitória


Baile do Mandela: festas com armas, sexo e drogas acontecem em comunidades de VitóriaBaile do Mandela: festas com armas, sexo e drogas acontecem em comunidades de Vitória

Reprodução/ TV Gazeta

Festas clandestinas conhecidas como “Baile do Mandela” têm se espalhado por diversos bairros da Grande Vitória. Embalado pelo chamado funk proibido, a movimentação começa à noite e costuma terminar pela manhã.

A última festa que aconteceu no domingo (28), no Morro dos Alagoanos, em Vitória, teve a ação da Polícia Militar para que impedisse o evento.

O comando do 1º Batalhão avaliou a conduta como correta. A PM disse que no evento havia venda e uso de drogas, que alguma pessoas estavam sendo hostis e tiveram que usar a força necessária para que ele cessasse.

“Havia uma festa ilegal e chegamos para encerrar o baile antes de começar. Nesse baile participam pessoas com mandado em aberto. Nessa ocasião nós aprendemos maconha, cocaína, simulacro de pistola, um carregador de pistola e munição. Ou seja, era esse tipo de evento que estava acontecendo”, avalia o Tenente Coronel Danilo.

00:00/00:00

Erro ao carregar o recurso de vídeo.

Ocorreu um problema ao tentar carregar o vídeo. Atualize a sua página para tentar novamente.

Vídeo mostra mulher sendo empurrada no Morro dos Alagoanos durante ação da PM

Vídeo mostra mulher sendo empurrada no Morro dos Alagoanos durante ação da PM

Em outubro, após uma das festas, câmeras flagraram criminosos exibindo armas pelas ruas do bairro São Benedito, em Vitória. Todos foram identificados pela polícia militar e um deles tem 14 passagens pela polícia.

A polícia disse que os bailes geralmente são organizados por traficantes. Na região, quem manda é o “poder paralelo” e até a polícia fica com limitações para agir.

Depois da situação ocorrida no bairro, a PM informou que uma viatura ficaria 24h na região. O secretário de Segurança Pública, coronel Nilton Rodrigues, também disse que blitzes passarão a ser feitas sempre de quinta-feira a domingo.

00:00/00:00

Erro ao carregar o recurso de vídeo.

Ocorreu um problema ao tentar carregar o vídeo. Atualize a sua página para tentar novamente.

Videomonitoramento flagra criminosos exibindo armas em Vitória

Videomonitoramento flagra criminosos exibindo armas em Vitória

Outras ocorrências

O Baile não é recente, ele já foi registrado outras vezes e ações são realizadas para que impeça a irregularidade. Em julho de 2017, moradores já reclamaram da movimentação no bairro Andorinhas, em Vitória.

00:00/00:00

Erro ao carregar o recurso de vídeo.

Ocorreu um problema ao tentar carregar o vídeo. Atualize a sua página para tentar novamente.

Baile Funk irregular é impedido de acontecer pela polícia em bairro de Vitória

Baile Funk irregular é impedido de acontecer pela polícia em bairro de Vitória

Em novembro do ano passado a confusão durante a festa acabou em morte no bairro Primeiro de Maio, Vila Velha. Um homem estava agredindo a namorada e Edimar Mota, de 41 anos, morreu após tentar proteger a vítima. A filha dele, tentou ajudar e também foi baleada.

A Rua Sebastião da Silva, onde ele foi baleado, é conhecida como faixa de gaza, por causa de frequentes tiroteios.

Em 2016, também no bairro Primeiro de Maio, uma prometer do baile jogou pedras contra a polícia e foi autuada. No mesmo ano, após denúncias, uma ação envolveu cerca de 100 policiais e agentes para realizar um abordagem em dez bairros de Vila Velha.O intuito era impedir que o baile acontecesse no bairro Cobi de Baixo, pois já tinha ocorrido um evento com mais de 4 mil participantes.

Irregularidade

A Polícia Civil informou que os bailes não são autorizados pelo poder público e são realizados de forma itinerante, o que dificulta as investigações. Também destacou que somente com uma atuação integrada, apoiada pelo Ministério Público, Poder Judiciário e com a participação ativa da população será eficaz para a solução do problema.

A delegacia que fica responsável pela investigação desse tipo de festas é a Delegacia de Costumes e Diversões (Decodi). As comunidades que tem eventos irregulares programados devem manter contato com a fiscalização municipal, com a Polícia Civil, com o Ciodes (190) e com o Disque-Denúncia (181).

O tenente coronel Geovânio, da Polícia Militar, afirma que a corporação tem dificldade em fiscalizar os eventos porque são organizados por redes sociais. Geovânio enfatiza que os eventos não tem autorização e pede para que a população denuncie.

“Essas festas tem a participação de traficantes, consumo de drogas e participação de adolescentes. Esses eventos são organizados por redes sociais e é difícil da PM ter um controle efetivo”.

Prefeituras

Vitória

A prefeitura de Vitória disse em nota que não sabe quantos bailes do Mandela são realizados na capital do estado.

Vila Velha

Em vila Velha, a prefeitura disse que o serviço de inteligência da guarda sabe dessas festas em sete bairros e tem feito operações integradas com a PM para acabar com as festas funk conhecidas como mandela.

Cariacica

Em Cariacica, a prefeitura disse qu

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.