FOTOS IMAGENS-Artista sacro Cláudio Pastro morre aos 68 anos em São Paulo, SP
Artista sacro Cláudio Pastro morre aos 68 anos em São Paulo, SP
Artista sacro Cláudio Pastro morre aos 68 anos em São Paulo, SP
Pastro era considerado principal artista sacro do país na atualidade.
Artista é responsável por várias obras no Santuário Nacional de Aparecida.
Considerado principal artista sacro do país na atualidade, Cláudio Pastro, de 68 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (19) em São Paulo. Pastro é responsável pela concepção artística doSantuário Nacional de Aparecida e por mais de 350 obras no Brasil e no mundo, além de ter atuado na confecção de peças durante as visitas dos Papas Francisco e Bento XVI.
VEJA OBRAS ASSINADAS POR CLÁUDIO PASTRO
O artista sacro estava internado há cerca de 15 dias no hospital Oswaldo Cruz, na capital paulista, e morreu em decorrência de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o Santuário Nacional, o corpo será velado no Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em Itapecerica da Serra. O sepultamento será às 16h, no cemitério do Mosteiro.
Pastro é autor de obras como o nicho que abriga a imagem de Nossa Senhora na Basílica Nacional. Ele também é responsável pelos desenhos no altar central e um mosaico que está sendo feito na cúpula central do Santuário. A arte desenvolvida para a medalha em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem da Santa também é assinada pelo artista.
Uma de suas últimas obras antes do falecimento foi o monumento em homenagem aos 300 anos do encontro da imagem, inaugurado no início de setembro no Vaticano. Com mais de quatro metros de altura, a peça feita em aço, remonta o encontro, com a imagem dos pescadores e da imagem. O monumento foi inaugurado pelo Papa.
Visita de Papas
Cláudio Pastro produziu as peças usadas pelo Papa Franciso durante a visita ao Brasil, em 2013, na Jornada Mundial da Juventude. Dos cálices e mobiliário aos trajes das celebrações, tudo foi elaborado pelo artista plástico.
Em 2007, o artista projetou a capela anexa aos aposentos utilizados por Bento XVI durante sua visita a Aparecida. Ao todo, artista assinou 350 obras em igrejas do Brasil e do mundo.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook