FOTOS IMAGENS-Após briga com três feridos, presídio tem confusão com morte e suspende visitas no Recife


Após uma confusão deixar três detentos feridos, uma segunda briga deixou um preso morto e mais dois feridos no Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, no sábado (25). A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou que as visitas foram suspensas neste domingo (26).

O Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco (Sinpolpen-PE) afirmou que as confusões foram registradas pela manhã, sem óbitos, e pela tarde, quando ocorreu a morte do preso identificado como Jonh Lenon de Brito da Silva, de 29 anos. O motivo e circunstância da morte não foram divulgados.

Em nota, a Seres afirmou que, embora a unidade prisional esteja controlada, diligências e ações de segurança foram iniciadas dentro da unidade neste domingo. As visitas foram suspensas por medida de segurança preservando a integridade física de visitantes e servidores, afirmou ainda.

Ao todo, nas duas ocorrências, foram cinco detentos feridos e socorridos para o Hospital Otávio de Freitas (HOF), no bairro de Tejipió. Neste domingo (26), dois dos feridos permaneciam na unidade, enquanto os outros tiveram alta.

Na primeira briga, um detento foi até a permanência portando um revólver calibre 38, com duas munições deflagradas, e afirmou que havia sido agredido no rosto por outro preso, segundo o Sinpolpen. Por isso, segundo o relato, ele teria atirado e baleado o homem. Em seguida, outros dois presos compareceram ao local feridos por bala, sendo um no quadril e outro no braço. Os três foram socorridos.

O motivo da segunda briga, que resultou em um morto e mais dois feridos, não foi divulgado. A Seres informou que foram acionados a Polícia Civil e o Batalhão de Choque após o registro do assassinato.

A Seres afirmou, ainda, que iniciou os trabalhos para averiguar “as circunstâncias em que o fato ocorreu”. A secretaria afirmou, também, que todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia para providências cabíveis e submetidos ao Conselho Disciplinar da unidade prisional.

Crimes em unidades prisionais

Pistola, revólver, munições, celulares e drogas foram encontradas no Presídio Frei Damião de Bozzano, no Recife, em 2019 — Foto: Seres/DivulgaçãoPistola, revólver, munições, celulares e drogas foram encontradas no Presídio Frei Damião de Bozzano, no Recife, em 2019 — Foto: Seres/Divulgação

Pistola, revólver, munições, celulares e drogas foram encontradas no Presídio Frei Damião de Bozzano, no Recife, em 2019 — Foto: Seres/Divulgação

No dia 16 de janeiro, uma pistola e dois carregadores foram apreendidos durante uma revista no mesmo presídio. Na ocasião, os agentes penitenciários localizaram também 84 munições de calibre 45.

De acordo com a Seres, em 2019, houve uma redução de 33% no número de crimes violentos que resultaram em mortes nas unidades prisionais pernambucanas, no comparativo com 2018. Nas 23 unidades, foram registrados dez assassinatos, no ano passado. Em 2018, ao estado notificou 15 casos.

Em 1º de janeiro de 2019, havia 31.821 presos em todo o estado. No dia 31 de dezembro do mesmo ano, o número subiu para 33.330, o que representa um aumento de 4,7%, ou seja, de 1.509 pessoas.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.