EXTREMOZ RN- Tiago trata de uma implicação da nossa fé agarrada em Cristo—A Fé Genuína Rejeita Valores Mundanos!


images

Tiago 4:13-17

O livro de Tiago tem mais de 50 ordens (imperativos e proibições) em pouco mais de 100 versículos, temos, na média, uma ordem a cumprir de dois em dois versículos!

No capítulo 4 de Tiago trata de uma implicação da nossa fé agarrada em Cristo—A Fé Genuína Rejeita Valores Mundanos! 

(Ler 4:1,2, 4).  A fé verdadeira vive sua vida à luz de realidades celestiais.  Não ama esse mundo, onde não passamos de peregrinos.  Não se agarra nele.  Não constrói sua vida sobre o luxo, pois o luxo um dia vai virar lixo.  Vive, a luz da eternidade, com convicção e firmeza e esperança e dedicação à causa de Cristo e Seu Reino.  Reconhece que tudo que se vê aqui, como 2 Pedro 3 nos lembra, um dia se derreterá.  Nunca esses fatos ficam mais claros para os verdadeiros cristãos do que em velórios dos seus irmãos na fé!  É nessas horas que percebemos a realidade da nossa fé.  Nós nos entristecemos, choramos,mas não como aqueles que não têm esperança. Nos agarramos mais que nunca na verdade de um Jesus vivo, ressurreto.

“Por que Jesus está vivo, o amanhã enfrento! 

Porque vivo está, temor não há. 

Porque eu bem sei, bem sei que é dele o meu futuro . . .”

Tiago4:13-17 continua essa linha de pensamento, nos advertindo sobre a brevidade dessa vida.  A FÉ VERDADEIRA RECONHECE QUE A VIDA É IMPREVISÍVEL!  O texto condena a arrogância e soberba de pessoas que viviam suas vidas agarradas no mundo, como se fossem soberanas, como se fossem eles que mandavam na terra, como se eles mesmos fossem onipotentes, oniscientes (sabedores de tudo, todo-poderosos), auto-suficientes.  O fato é que nossa vida é um vapor que aparece e desaparece.

Como,então, viveremos, à luz de uma vida imprevisível?  Desanimamos?  Desistimos?  Abandonamos a Jesus?  Viramos as costas?

Na verdade, podemos ver 3 REALIDADES VIVIDAS por aqueles que têm uma fé genuína:

I.                   Devemos Reconhecer que a Vida é Breve e Imprevisível (13,14)

Quantas vezes nesses últimos anos, temos sido lembrados de que a nossa vida é breve.  Que ninguém entre nós é capaz de controlar seu destino.  Que ninguém de fato sabe o que há de acontecer amanhã.

Confessoque esses pensamentos podem nos levar ao desespero.  Mas devem nos levar a esperança.  Não em nós, mas em Deus, o único que sabe exatamente o que há de acontecer amanhã.  O número dos nossos dias já está escrito no livro dEle!  Não há nenhuma surpresa!  Ele sabe quanto tempo nos resta.  Cada dia, temos exatamente um dia a menos para gastar em torno de Jesus e Seu Reino.  A pergunta é: Como estamos investindo nossa vida, nosso tempo?  Estamos vivendo hoje, para a eternidade?

Infelizmente, algumas pessoas vivem suas vidas como se fossem indestrutíveis.  Como se fossem mestres do seu próprio destino.  Como se nunca teriam fim.  Tiago condena esse tipo de humanismo, secularismo, que exalta o homem e seus planos, sem levar em consideração a vontade de Deus (vs. 13)

Nãohá nada de errado com planejamento.  A Bíblia nos encoraja a sermos diligentes, a planejar para o futuro, como a formiga que prepara sua casa para o inverno.  Mas nunca somos encorajados a planejar  nosso futuro num vácuo de auto-suficiência.  Tudo que fazemos tem que ser submetido ao Plano Divino.  Tudo que planejamos tem que ser coerente com os valores bíblicos.  Tudo que sonhamos tem que ser coerente com o uso de nossas vidas para eternidade.

Pensocomigo mesmo sobre os nossos planos, nossos sonhos, nossos ideais, nossos alvos como casal.  Planos para crescer e envelhecer juntos.  Planos para celebrar bodas de prata.  Planos para visitar os filhos, os netos.  Planos para viajar. Planos para conhecer, quem sabe, qualquer lugar do mundo.

Mas Tiago nos adverte.  Enquanto planejamos, nunca podemos esquecer de quem somos.  Somos seres extremamente dependentes.  Somos finitos, limitados, fracos, vítimas de um mundo contaminado pelo pecado do homem.  Vítimas de um mundo perverso.

No texto,os negociantes judaicos, que por sinal haviam experimentado muito sucesso na vida, faziam seus planos num vácuo de auto-suficiência.  Estavam construindo suas vidas sobre um fundamento de luxo, só para descobrir no fim que tudo era lixo.  Faziam seus planos sem Deus.

Construíam seus castelos sobre a areia.  Mas a onda da soberania de Deus subiu na praia deles, e levou tudo para o fundo do mar. Nunca podemos deixar Deus fora dos nossos planos (v14):

1. Porque somos ignorantes do futuro.  Não sabemos o que vai acontecer amanhã.  Somos limitados.  Finitos.  Não somos oniscientes.  Podemos e devemos fazer planos, mas nunca com arrogância, auto-suficiência, prepotência, ou autonomia.

Aocontrário, deve nos levar a humildade e dependência.  Cada dia, cada momento. No momento em que Jesus tira sua mão sustentadora das nossas vidas, paramos de respirar.  Nosso coração pára de bombear sangue para nosso cérebro, tudo acaba.  Por isso, vivemos nossas vidas não num vácuo de auto-suficiência, mas numa redoma de fé e confiança debaixo da onisciência de Deus.  Ele sabe.  Ele se importa.  Ele traça os planos para nossa vida.  Ele direciona.  Podemos lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós!

2.  Porque somos impotentes.  Também não somos onipotentes.  Não temos poder nem de acrescentar um fio de cabelo nas nossas cabeças, ou mais um minuto para nossas vidas (Mt 6:27).  Somos como neblina que aparece e logo se dissipa.

Porisso vivemos nossas vidas amarradas em Jesus, na esperança de vê-lo a qualquer instante.O cristão não precisa temer a morte!  Choramos, sim, pelos que ficam, pela dor, pelo vazio.  Mas quando vivemos nossas vidas com olhos fixos no alvo, há uma certa expectativa do além.  Somos peregrinos!  Somos forasteiros!

II. Devemos Reconhecer que Deus é Soberano (15)

Uma fábula européia, diz que: “Havia uma aranha no canto de um celeiro que admirava tanto sua teia, que acada dia limpava, arrumava e mostrava para todos que passavam.  Porém um dia, enquanto admirando sua bela obra-de-arte, ficou incomodada com a única coisa que impedia que esta fosse a melhor teia-de-aranha na história do mundo.  Foi aquele fio lá em cima, que estragava toda a estética do resto.  Não teve dúvidas,  cortou logo o fio que ligava sua teia ao teto, porém seu mundo ruiu.

Infelizmente é isso que muitas pessoas, até crentes, estão fazendo.  Cortam o fio que leva a Deus. Decidem que podem construir sua teia-de-aranha sem nenhum fio no teto.  Abandonam a fé.

Expressamosnossa confiança na soberania de Deus através de um reconhecimento simples, humilde e dependente, de que Deus tem tudo sob controle.  “Se Deus quiser.” O triste hoje, é que esta frase “se Deus quiser” virou chavão evangélico, assim como a saudação “Graça e paz”.  Mas a frase está cheia de significado, quando expressa a confiança do nosso coração.  Mostra que somos seres dependentes, não autônomos, não auto-suficientes, não capazes de fazer nada fora da boa mão de Deus. Isso mexe com nosso orgulho.  Elimina nossa arrogância.

Repare que a soberania de Deus não anula planejamento.  Continuamos fazendo planos, mas são planos contingentes, dependentes, provisórios  “Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo.”   Tudo condicionado à vontade de Deus.  E, subentende-se, de forma coerente com Seus valores.

Emoutras palavras, submetemos todos os nossos planos à soberana mão de Deus.  Confiamos nEle para estabelecer ou não os desejos do nosso coração (Sl 90:17).

Assimcomo Jesus falou, se alguém quer ganhar sua vida, precisa perdê-la num plano maior.  Investe na eternidade. Constrói hoje para sempre.  A única maneira de fazer sentido de um mundo assim é confiar na soberania de Deus, descansar nEle, e viver cada dia como se fosse seu último.

III. Devemos Reconhecer que Auto-Suficiência é Pecado (16,17)

O textotermina com uma advertência contra auto-suficiência.  Quando fazemos planos num vácuo de auto-suficiência, somos orgulhosos, arrogantes, soberbos.  Excluímos Deus dos nossos planos e das nossas vidas.

(v. 16)Essa foi a atitude do diabo!  “Toda jactância semelhante a essa é maligna.” Vem do diabo.   Ele quis construir seu próprio império independente de Deus. Ele quis ser Deus.  Sua ambição, seu egoísmo levou a sua queda.

Gostariamuito de ser Deus em minha vida.  Gostaria muito que todos os meus planos tivessem um carimbo de aprovação.  Gostaria que todos os meus sonhos fossem realizados.  Mas eu não sou Deus.  E ainda bem.

Interpretando corretamenteo versículo 17, tem uma aplicação bem mais direta.  Qual é o bem que se deve fazer, nesse contexto?  VIVER SUA VIDA DEBAIXO DA SOBERANIA DE DEUS, INVESTINDO SEUS POUCOS ANOS PARA O REINO DE DEUS!

Emoutras palavras, viver uma vida de dependência constante de Deus.  De submeter todo plano à inspeção divina.  De passar todo sonho pelo crivo da Palavra de Deus e de valores eternos.  De buscar em primeiro lugar o reino de Deus e Sua justiça.  De usar meu tempo, meus bens, minha inteligência, minha energia, minha boca, minhas mãos, para o bem do Reino de Deus.  De parar de correr atrás do luxo desse mundo, que um dia vai virar lixo.  Que não poderei levar nada comigo. Mas investir em 3 eternos—a Palavra de Deus, a Pessoa de Deus, o Povo de Deus.  Estes são investimentos que durarão para todo sempre!   Defato, em termos da eternidade, realmente é muito melhor irmos para um velório do que uma festa.  Porque podemos considerar a fragilidade do ser humano, da nossa necessidade de Jesus em todos os momentos de nossas vidas, da grandeza de Deus, da esperança do céu, de um Jesus vivo, ressurreto, que nos traz todo consolo e toda esperança.  À luz da ressurreição de Jesus,

DEVEMOS VIVER, HOJE PARA SEMPRE.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.