EXTREMOZ RN – O que significa Santo dos Santos?


 

Já ouvi muitas pessoas usando essa expressão (Santo dos santos), principalmente em algumas músicas, porém, tenho certeza de que muitas delas não sabem exatamente o significado dela. Nesse artigo explicarei de forma simples esse significado. Tenho certeza que será muito proveitoso para seu entendimento.

Santo dos Santos é uma expressão vinda do Antigo Testamento. Para a entendermos bem, devemos lembrar que Deus ordenou ao povo israelita, enquanto eles ainda estavam no deserto em direção à terra prometida, que fizessem uma espécie de “templo” móvel que a Bíblia chama de tabernáculo.santo dos santos, tabernáculo, lugar santíssimo, planta do tabernáculo

O que significa Santo dos Santos?

Deus deu a planta deste tabernáculo a Moisés e nele existiam algumas divisões e subdivisões. Existia uma divisão maior que era o páteo. Dentro do páteo existia uma área coberta dividida em duas partes. Em uma das partes temos o que chamamos de Santo Lugar. Ali os sacerdotes tinham acesso livre.

O Santo dos Santos (ou Lugar Santíssimo como também era chamado) era a outra subdivisão. Ela era a área mais restrita e ficava também na parte coberta do tabernáculo. No templo construído por Salomão muitos anos mais tarde também existia o Santo dos Santos (observe na figura acima a planta do tabernáculo).

O Santo dos santos era o lugar mais sagrado do tabernáculo e também do templo, pois nele ficava a arca da aliança, que simbolizava a presença do Deus vivo no meio do povo. Somente o Sumo Sacerdote (o “chefe” de todos os sacerdotes) podia entrar nesse lugar  e apenas uma vez por ano para fazer expiação pelos pecados do povo (Levítico 16. 34).

Como você pode ver na figura acima, o Santo dos santos era separado do Santo Lugar por um espesso véu (Êxodo 26. 33). Era proibido a qualquer pessoas atravessar esse véu. Somente o Sumo Sacerdote tinha autorização para entrar ali.

Nos tempo atuais não existe mais esse lugar, pois Jesus Cristo rasgou o véu que nos separava da presença de Deus e nos deu livre acesso ao Pai.

E expressão Santo do Santos também pode ser usada de forma figurada para indicar a presença viva de Deus.

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.