O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Pv. 18:15
Um lindo dia numa aldeia
Um menino vagueia a procura da sabedoria ele foi a casa do seu melhor amigo e perguntou:
– Você sabe aonde posso encontrar sabedoria?
E o seu amiguinho respondeu:
– Não sei, mas talvez o vizinho da esquina possa te ajudar!!
Então o menino foi a cada desse vizinho, que um homem forte e de semblante sério e perguntou:
– O Senhor sabe aonde posso encontrar sabedoria???
O homem respondeu com um sorriso no rosto:
– Não sei mas o homem mais velho da aldeia é que pode te mostrar como conseguir sabedoria, mora nas montanhas ao longe .
O menino agradeceu e sem falar a ninguém foi para as montanhas para encontrar esse senhor.
O menino foi andando e quando percebeu já estava longe de sua aldeia e como queria saber aonde encontrar sabedoria continuou, e encontrou uma, duas, três aldeias e sempre fazia a mesma pergunta:
– Aonde posso encontrar sabedoria e todos indicavam sempre o velho que morava nas montanhas, e o menino foi procurando e os dias foram passando sem ele perceber até que um dia quando já não tinha mais esperança em encontrar esse velhinho e a saudade da sua família já estava quase insuportável, o menino encontrou um velho sentando a beira de um rio o menino sentou ao seu lado sem falar nada.
O velho olhou para o menino e perguntou:
– O que você procura menino? O menino olhou para o velho e disse:
– Estou procurando o velho que mora nas montanhas para que ele me mostrasse aonde posso encontrar sabedoria e não o encontro, já estou a dias a sua procura e passei por várias aldeias e todos falam dele.
O velho olhou para o menino e disse:
– Você passou por pessoas tristes, por pessoas que mal tinha casa para morar, você passou por pessoas que nem tinham comida para comer, você passou por pessoas aonde o coração estava cheio de dor e ódio, você passou por pessoas aonde a inveja domina o seu caráter.
– A sabedoria esta nas mãos daqueles que podem ver a beleza de uma flor, ficar feliz com o sorriso de uma criança, ajudar aos outros sem pensar em retribuição.
– A sabedoria, é uma riqueza que nem sempre traz riquezas físicas, mas riquezas espirituais, pois somente um homem bom e generoso pode ter fieis amigos e ter o rei dos céu.
– Ajude aos outros sem se preocupar em ganhar algo em troca, seja feliz nas coisas mais simples, pois quando tiver coisas grandiosas você continuará a ter amigos e eles ficarão feliz em te ajudar a crescer e a progredir ao invés deles ficarem cobiçando e invejando as tuas glórias e vitórias.
O menino ao terminar de ouvir tudo aquilo agradeceu e saiu correndo para a sua aldeia, pois já encontrará a sabedoria que tanto procurava.
Procure sabedoria em DEUS e entregue a sua vida a Ele, DEUS te ensinará os verdadeiros caminhos da sabedoria.
Autor: Aristides S.P. Souza
Por Lidiomar
Graça e Paz
Postado por Litrazini Lidiomar