Inovação é palavra que vale ouro
Inventor cria produtos e sistemas que ainda não existem no mercado.
É preciso criatividade e dedicação para tirar projetos do papel.
O pequenas empresas e grandes negócios foi conhecer os desafios e a rotina de um inventor. Um dos setores em que ele trabalha é a robótica.
O cinema muitas vezes previu o futuro, com celulares, tablets e os drones. Alguém precisou colocar a mão na massa para tirar tudo isso das telas. O Antônio Henrique Dianin decidiu que seria uma dessas pessoas. “Desde cedo eu desmontava os meus brinquedos, escolhia meus presentes pelas peças que estavam dentro deles e não necessariamente pelo presente em si”.
Ele começou com os robôs e um deles carregou a tocha olímpica em 2016. O modelo, chamado R1T1 , foi criado para proporcionar a sensação de presença humana em um lugar remoto. Com um software de reconhecimento facial, ele é capaz de detectar emoções e mudanças de humor. Faz até a contagem de objetos.
Outros cinco robôs estão em hospitais e têm um trabalho bem mais complicado. “O equipamento hospitalar que vai realizar a cirurgia em você está conectado no robô. O médico especialista pode estar conectado também nele em tempo real, conversando”.
O Antônio também inventa “werables”. São tecnologias vestíveis, usadas no vestuário, pulseiras com chip, que funcionam com o padrão “NFC”.
NFC é um padrão de comunicação que permite a troca de informação entre dispositivos tecnológicos sem o uso de cabos. O chip pode ser seu cartão de visitas, por exemplo.
Os produtos são desenvolvidos no Brasil e produzidos nos Estados Unidos. O Antônio acredita que essa tecnologia vai ser muito usada no futuro.
Inovar não fácil. Além de todo o processo de desenvolvimento ainda tem alguns obstáculos. É preciso ficar atento às regras de agências reguladoras, como as da Anvisa no caso do chip, por exemplo. Não dá para esquecer de patentear e ainda tem que convencer o mundo dos benefícios da novidade.
Para quem está do outro lado, é torcer para que esses crânios continuem inventando por aí. Tem muita coisa que ainda tem que virar realidade.
Project Company
Site: www.projectcompany.org
Email: atendimentoproject@outlook.com
Lilo.Zone
Rua Harmonia, 797 – Vila Madalena
São Paulo/SP – CEP:
Telefone: (11) 9 48997972
Site: www.lilo.zone
Email: contato@lilo.zone