Concordo quando alguém diz que todos (seres humanos) são de Deus na seguinte visão: Que todo ser humano é feitura Dele, todo ser humano é criatura Dele, pois fomos criados por Deus e para Deus, o diabo não cria e não criou ninguém. Então neste ponto de vista concordo que todos são de Deus.
Agora, ninguém pode negar que existe um proceder justo (de acordo com a vontade e palavra de Deus) e um proceder ímpio, perverso (em desacordo com a vontade e palavra de Deus).
No verso um veremos três pontos importantes. “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Sl. 1. 1.
1- Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios… Ou seja, é aquela pessoa que não se deixa moldar pelos padrões mundanos, não se deixa influenciar por doutrinas ímpias, antes o seu conselho a sua doutrina o seu molde vem de Deus.
2- …não se detém no caminho dos pecadores… Todo ser humano está na condição de pecador, ou seja, não somos perfeitos e estamos sujeitos ao erro, mas isso é diferente de levar uma vida desregrada, de entrega ao pecado, uma vida de “pecadeiro”.
3- …nem se assenta na roda dos escarnecedores. Isto é, não se junta, nem convive com pessoas que escarnecem, zombam de Deus e das coisas sagradas, desrespeitam a Deus e a sua palavra.
” Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” Sl. 1. 2.
Um grave sinal da morte espiritual de uma pessoa é ela não ter prazer na palavra de Deus, nos ensinamentos e mandamentos do Pai.
Além de nos afastarmos de tudo que nos afasta de Deus (vs. 1) devemos ter prazer na lei do Senhor e nela meditarmos de dia e de noite.
Vamos a um exemplo: Do mesmo jeito que temos de alimentar diariamente o nosso corpo físico, por que do contrário ele morre de fome, temos de alimentar-nos espiritualmente e este alimento vem do Senhor, vem da palavra Dele. Uma pessoa que escolhe viver desta maneira é comparada no verso três com uma certa árvore, vamos ver.
“Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” Sl. 1. 3.
Quem não quer ser esta árvore? Plantada junto a corrente de águas (fonte), as folhas nunca murcham,
está sempre dando seu fruto, tudo que faz vai bem… que maravilha! Isso é o que Deus proporciona aos justos, que O amam e tem prazer Nele. Glória a Deus!
Veja, não é como uma árvore qualquer, é como uma árvore junto a fonte de águas, ou seja, que recebe continuamente o (alimento) que precisa para estar forte e saudável. Existem árvores que não estão junto da corrente de águas e se não vier as chuvas para regá-la vai secando, definhando aos poucos até se tornar como palha seca!
“Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.” Sl. 1. 4.
Ou seja, sem vida, sem perspectivas, são abalados por qualquer vento contrário, uma vida instável sem segurança.
“Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” Sl. 1. 6.
O caminho dos ímpios (aqueles que vivem distante de Deus) é um caminho que não vale a pena, quantos que escolhem viver assim pensando não ter consequências, mas como diz a palavra do Senhor que é fiel, o caminho dos ímpios perecerá. Satanás fica apenas esperando para puxar o tapete dessas pessoas e o tombo sempre é feio, e quando a casa cai não é fácil levantar de novo.
Amigo(a), temos a receita do Senhor para uma vida abundantemente abençoada, uma vida bem-aventurada, basta segui-la!
Paz!