Explosão em academia no ABC deixa mortos e feridos, dizem bombeiros


mapa

17/05/2014 12h01 – Atualizado em 17/05/2014 18h14

Explosão em academia no ABC deixa mortos e feridos, dizem bombeiros

Vazamento de gás teria causado explosão neste sábado (17).
Uma professora de natação e um vizinho da academia morreram.

Do G1 São Paulo

Uma explosão na academia Tem Esportes, em São Bernardo do Campo, no ABC, deixou ao menos dois mortos e nove pessoas feridas na manhã deste sábado (17), segundo os bombeiros. Os feridos, entre eles uma criança, foram levados a hospitais da região.

Os bombeiros afirmam que a principal hipótese é que um vazamento de gás tenha causado a explosão. Vizinhos relataram um forte cheiro de gás no entorno da academia. A Polícia Civil vai apurar as circunstâncias e eventuais responsabilidades pelo acidente. A Tem Esportes divulgou nota dizendo que lamenta o ocorrido, que ajudará nas investigações e prestará assistência aos familiares.

Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Roberto Alboredo, uma das vítimas era Helne Boriczeski Alves, de 24 anos, professora de natação da academia. O torneiro mecânico Marcos Aparecido Pardim, de 51 anos, era morador de uma casa atrás da academia e também morreu.

Em entrevista a Globonews, o capitão Agassi disse acreditar que a explosão ocorreu na caldeira usada no aquecimento da piscina ou na bomba de gás que alimenta esta caldeira. Há ainda a hipótese de que um fio de energia elétrica tenha caído na piscina e ferido quem estava dentro.

Academia (Foto: Arte/G1)

A explosão ocorreu por volta das 11h. Dezoito equipes dos bombeiros foram ao local, na rua Miragaia, no bairro Paulicéia. A rua foi interditada. Parte da estrutura do imóvel desabou. Agora, a Prefeitura de São Bernardo do Campo deverá fazer uma vistoria para examinar as condições do imóvel. A Defesa Civil informou que vai interditar quatro imóveis.

Em seu site, a Tem Esportes informa que a unidade do bairro Pauliceia tem área construída de 2 mil metros quadrados e duas piscinas.

Vizinho
“Foi um estouro que estremeceu minha casa”, disse o aposentado Wilson Sebastião Freitas, de 69 anos, sobre a explosão na Academia Tem Esportes, que fica a cerca de 100 metros de distância da sua casa.

O filho dele, o analista de negócios Vinicius de Oliveira Freitas, de 36, foi até a academia socorrer as vítimas. “Quando cheguei, vi adultos e crianças com roupas de natação. Estavam ensanguentadas, algumas em estado de choque, chorando muito e com dor de cabeça por causa do cheiro forte de gás”, contou Vinicius, que ajudou a retirar algumas vítimas do local. Ele disse ainda que uma enfermeira tentou salvar a professora de natação, mas não conseguiu.

De acordo com o analista, a causa da explosão poderia estar relacionada ao gás direcionado a uma caldeira que aquece a água da piscina. “Com o impacto da explosão, a parede que revestia a caldeira caiu sobre a piscina olímpica”, afirmou. “O teto estourou e as paredes da academia arrebentaram atingindo outras residências vizinhas”.

Quatro vítimas foram para o Hospital Anchieta e uma para a Unidade de Pronto Atendimento Paulicéia, ambos em São Bernardo do Campo. Outras três pessoas feridas foram levadas para o Hospital Brasil, em Santo André, também no ABC.

Tem Esportes
A academia divulgou nota afirmando que lamenta o acidente e que vai colaborar com as investigações. Veja a nota na íntegra:

A diretoria da rede de academias Tem Esportes lamenta profundamente o acidente ocorrido na manhã de hoje em uma de suas unidades de São Bernardo do Campo (SP), localizada no bairro Paulicéia.

As causas da explosão, ocorrida aproximadamente às 11h, ainda estão sendo apuradas e a empresa está à disposição das autoridades competentes para fornecimento de todas as informações necessárias para esclarecer o caso.

As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros. A rede Tem Esportes dará todo o apoio necessário aos familiares e vítimas do acidente.

A Tem Esportes é uma empresa familiar que tem mais de 30 anos de história e tem um trabalho baseado em ética e responsabilidade. A rede tem quatro unidades em São Bernardo do Campo (Nova Petrópolis, Jardim do Mar, Rudge Ramos e Paulicéia), além de uma unidade na cidade de Itu (SP).

Explosão em academia em São Bernardo do Campo (Foto: Caio Prestes/G1 São Paulo)Explosão em academia em São Bernardo do Campo (Foto: Caio Prestes/G1 São Paulo)
tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.