Estudo bíblico: o olho não viu… não mesmo?
06/02/2010 por Jojo
Olá, irmãos, a paz e a Graça do Senhor Jesus Cristo!
Vamos fazer um estudo bíblico, segundo a Graça de Deus.
Passagem central do estudo: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Coríntios 2:9).
Quantas vezes você já ouviu essa passagem? Dá para você dizer o que ela significa, qual o seu contexto? Quantas vezes você já ouviu que essa passagem se refere ao Céu? Ouvi muitos pregadores e não-pregadores dizerem: “o Céu deve ser lindo demais, pois o olho nunca viu e ouvido nunca ouviu, e não subiu ao coração do homem como é o Céu”.
O Céu certamente é lindo, mas o que diz o contexto da passagem? O que diz o versículo seguinte? Vejamos: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:10).
Assim, vemos que o Espírito revelou “as [coisas] que Deus preparou para os que o amam”, de modo que (1) essa passagem não se refere ao Céu e (2) nós já conhecemos essas coisas porque Deus já “no-las revelou pelo Seu Espírito”.
Agora, vamos a um estudo mais detalhado versículo a versículo para entendermos qual o contexto e o que Paulo, insirado pelo Espírito Santo, quis nos dizer nesse trecho da sua carta.
1 Coríntios 2:4-16: http://www.chamada.com.br/biblia/index.php?pesq=1+cor%EDntios+2&modo=0&ver=ACRF
v.4
A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
Comentário: Paulo, ao pregar ao coríntios, teve a sua pregação acompanhada pelo Espírito Santo e Seu poder. Isso teve algumas consequências…
v.5
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Comentário: a consequência foi que a fé produzida nos coríntios era apoiada no poder de Deus e, portanto, uma fé genuína, sem ser fabricada pelo homem, sem ser idolátrica, sem ser condicional. Crentes assim jamais deixam a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, não importa o exemplo dos homens aqui da Terra.
v.6
Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
Comentário: Paulo aqui diferencia a sabedoria humana da de Deus. Sabedoria humana é carnal e não pode agradar a Deus (Romanos 8:8).
v.7
Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
Comentário: Paulo fala da sabedoria de Deus, que é oculta, já preparada antes da fundação do mundo.
v.8
A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
Comentário: nenhum homem, seja príncipe ou o oposto disso, pode conhecer a sabedoria de Deus. Nascemos pecadores e, consequentemente, “éramos filhos da ira por natureza, como também os demais. Mas Deus que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” (Efésios 2:3).
v.9
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
Comentário: aqui Paulo, continuando seu raciocínio, referencia a palavra de Isaías (Isaías 64:4), também inspirada por Deus, querendo nos dizer que o homem não pode conhecer a sabedoria de Deus e, portanto, ver com seus olhos, ouvir com seus ouvidos e meditar com seu coração as coisas de Deus, porque estão ocultas em mistério (v.7).
v.10
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Comentário: mas Deus nos revelou essas coisas pelo Seu Espírito, gratuitamente (v.12). Assim, passamos a ver com nossos olhos, ouvir com nossos ouvidos e a meditar com o nosso coração – nem por nossa própria capacidade nem porque convencemos a Deus a nos revelá-las, mas “conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade” (Efésios 1:11b) e para isso mandou o Espírito Santo nos convencer (João 16:8). Deus usa o Seu Espírito para nos mostrar as coisas que Ele tem preparado para nós, como veremos a seguir.
v.11
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Comentário: o espírito do homem sabe as coisas do homem e o Espírito de Deus sabe as coisas de Deus. E, por isso mesmo, Deus O usou – fazendo-nos templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19) – para nos revelar as coisas ocultas Nele, como nos é dito no versículo seguinte.
v.12
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
Comentário: diferentemente das pessoas do mundo, recebemos um Espírito diferente, que provém de Deus. E só assim, podemos “conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus”, isto é, “as [coisas] que Deus preparou para os que o amam“.
v.13
As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Comentário: só dá para entendermos as coisas ocultas de Deus se o Espírito Santo nos ensinar, pois Ele compara as coisas espirituais com as espirituais. Ele é Santo e é a Verdade. A sabedoria humana, que não é santa e não é a verdade, não compreende as coisas de Deus, nem pode entendê-las, mesmo querendo, como nos é dito no próximo versículo.
v.14
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Comentário: compreendemos as coisas de Deus não com a carne, mas com o Espírito de Deus, que nos revela.
v.15
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Comentário: o homem que tem o Espírito de Deus discerne tudo, pois é convencido pelo Espírito Santo do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8). Mas ninguém carnal pode discernir as coisas do Espírito, tampouco o que é espiritual.
v.16
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Comentário: Nós, com a mente de Cristo, conseguimos entender, compreender, discernir a parte da mente do Senhor que Ele quis nos revelar – ou que Ele mandou o Espírito Santo nos revelar. Se Ele não quis revelar certas coisas, essa foi a vontade Dele. Mas o fato é que se entendemos alguma coisa espiritual, não é por nós, por nossa carne, por nossos esforços e méritos, nossa sabedoria, mas por pura Graça imerecida. Por isso mesmo Paulo nos alertou: “se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber” (1 Coríntios 8:2).
Assim, com esse estudo bíblico sobre a passagem 1 coríntios 2, vemos que Paulo quer nos ensinar que Deus nos deu discernimento espiritual para contemplá-Lo (ver com os olhos), entender a Sua Palavra (ouvi-Lo com os ouvidos) e compreender as coisas que Ele preparou para nós (subir ao nosso coração), como o Seu plano de salvação pela Graça, a justificação pela fé, arrependimento, perdão, amor, a cruz de Cristo. “[…] a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas, para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1 Coríntios 1:18).
Que Deus nos dê discernimento e sabedoria!
Em Cristo, a Paz e a Graça do Senhor.