FOTOS: João Gilberto/AL
A falta de espaço para estacionamento na Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa) pode estar com os dias contados. Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (2) na Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada estadual Gesane Marinho (PSD), a Secretaria Estadual de Educação propôs ampliar em cerca de dez metros o estacionamento da Ceasa pela Avenida Jerônimo Câmara, em terreno hoje pertencente ao CAIC.
Gesane Marinho abriu a audiência pública falando sobre a importância de se discutir novas alternativas para ampliar o espaço físico da Ceasa, que atualmente se encontra estrangulado. Enquanto três mil carros entram e saem da Central todos os dias, só há 500 vagas disponíveis no estacionamento. E destacou que a cessão de parte do terreno do CAIC era uma alternativa que agradava a todos.
“Não é preciso fazer uma conta muito difícil para saber que é impossível atender a demanda com o espaço que se tem hoje. A Ceasa é a mesma há 39 anos. A demanda cresceu, as lojas dentro da Central cresceram, mas foram engolindo o estacionamento. Essa audiência vai servir para juntos buscarmos uma solução para este problema estrutural”, disse Gesane.
O coordenador da Codesp, responsável pela gestão do CAIC, Gileno Souto, confirmou na audiência que engenheiros da Secretaria Estadual de Educação já estiveram na área para estudar a viabilidade da cessão.
A deputada Gesane Marinho comemorou o resultado do encontro e aproveitou para criar uma comissão especial para cuidar do assunto na Assembleia Legislativa, formada por ela e os deputados Gilson Moura e George Soares.
A audiência pública contou com a presença do diretor técnico da Ceasa/RN, Cledionor Mendonça, coordenador da Codesp da Secretaria Estadual de Educação, Gileno Souto,presidente da Associação de Permissionários da Ceasa, João José de Souza, representantes da Conab, do Detran, deputados George Soares e Gilson Moura, além de permissionários, empresários e funcionários da Central de Abastecimento.