Nesta terça-feira, o STJD divulgou que o Criciúma será punido com a perda de três pontos e multa de R$ 1 mil pela escalação irregular do atacante Cristiano. Quando defendia o Naviraiense, em 2013, o jogador foi expulso em jogo da Copa do Brasil e punido pelo STJD com cinco jogos. Antes de cumprir a pena integralmente em competições nacionais, ele foi relacionado pelos catarinenses e entrou em campo contra o Goiás, na segunda rodada do Brasileiro.
Cristiano foi julgado por uma expulsão no jogo de ida contra o Paysandu, em maio de 2013, pela segunda fase da Copa do Brasil. Após agredir o adversário com uma cabeçada na testa. O jogador recebeu o vermelho diretamente e foi julgado por praticar agressão física, conforme descrito no artigo 254-A do CBJD, que prevê gancho de quatro a 12 partidas. Como a punição não é para a edição subsequente de competição, tem que ser cumprida em outros torneios da CBF.
Com a punição, o Criciúma ficará com oito pontos, assim como a Chapecoense, 15º lugar, e Bahia, 16º lugar. O primeiro clube na zona de rebaixamento, o Coritiba, na 17ª posição, tem sete pontos. A diretoria do Criciúma já divulgou que vai recorrer à decisão do STJD.