CIA planejou produzir boneco mostrando Bin Laden como demônio


54u4u3u

A CIA considerou produzir um boneco de Osama Bin Laden que se transformaria em um demônio, com o objetivo de persuadir as crianças do exterior de que ele não era um herói, mas um vilão assustador.

O rosto do “action figure” de 30 centímetros foi pintado com um material que se dissolvia pela ação do calor, revelando Bin Laden como um monstro demoníaco, com uma pele vermelha, assustadores olhos verdes e marcas faciais pretas, revelou o Washington Post.

A operação psicológica de 2005, apelidada de “Devil Eyes”, solicitou o parecer técnico de um importante executivo aposentado da empresa de brinquedos Hasbro, Donald Levine, que considerou fabricar o boneco na China.

Três protótipos foram criados, mas a agência de espionagem decidiu não levar o projeto adiante, segundo a CIA.

“A ideia do boneco foi proposta e rejeitada pela CIA antes que passasse da fase do protótipo”, declarou a porta-voz K.J. Caldwell à AFP.

“Segundo nosso conhecimento, havia apenas três bonecos criados, e foram produzidos apenas para mostrar como um produto final poderia se parecer”, explicou.

Os “action figures” nunca foram fabricados ou distribuídos pela agência e a “CIA não tem conhecimento de que esses bonecos estejam sendo produzidos ou distribuídos por outros”, disse.

14281199998_053dc89829

O Washington Post, no entanto, citando uma fonte anônima familiarizada com o projeto, declarou que centenas de bonecos foram criados em uma fase de pré-produção na China e, em seguida, enviados para a cidade paquistanesa de Karachi, em 2006.

O ex-executivo da Hasbro Donald Levine se tornou famoso ao ajudar a criar a franquia de “action figures” GI Joe, produzida pela Hasbro e lançada na década de 1960.

Levine morreu em maio, aos 86 anos e, quando perguntada sobre o projeto, sua família declarou ao Post: “Don Levine era um patriota dedicado, e um veterano orgulhoso da Guerra da Coreia. Quando foi chamado, ele ficou honrado em ajudar nosso país”.

O projeto “Devil Eyes” de Bin Laden era parte de um plano para fornecer material aos aliados dos Estados Unidos no sul da Ásia, incluindo brinquedos e material escolar, que seriam apresentados às crianças, segundo o Post.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.