Centrais do Cidadão reabrem com serviços prejudicados
O Governo cumpriu a promessa de reabrir nesta quinta-feira (10) as Centrais do Cidadão da Zona Norte de Natal e do Alecrim. Os serviços nas unidades, no entanto, ainda estão prejudicados e técnicos do Governo do Estado estão trabalhando para restabelecer a normalidade dos locais. A expectativa é que ainda hoje tudo esteja solucionado.
Após a queda de uma torre que disponibilizava sinal privado de Internet, as Centrais do Cidadão da zona Norte e do Alecrim permaneceram fechadas por dois dias. A solução encontrada pelo Governo foi a contratação de um sinal privado via cabos, que permanecerá em uso até o fim do ano. O serviço, contudo, ainda não estava pronto na manhã de hoje.
Na unidade da Zona Norte, os serviços voltaram a ser oferecidos, mas, por causa da instabilidade na rede, foram interrompidos. A expectativa é que tudo seja corrigido ainda nesta quinta-feira e amanhã o atendimento esteja normalizado. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com a gerência da Central e foi informada que os técnicos do governo ainda estão trabalhando para normalizar o sistema de internet. Enquanto o serviço é concluído, parte dos servidores permanecem no local, na expectativa para retomar os trabalhos.
Já no Alecrim, os serviços do Itep estavam indisponíveis. Os técnicos do Governo disseram que iriam solucionar o caso ainda hoje. Enquanto os trabalhos não são concluídos, os servidores que atuam na Central foram deslocados para o Via Direta, até que o funcionamento da unidade seja restabelecido.
A coordenadora pedagógica Cleia Veloso, 35 anos, foi à Central do Cidadão no Alecrim pela quarta vez, para tentar regularizar sua carteira de identidade. “Estou aqui agora para tentar uma autorização para fazer na Central do Via Direta. Já fui duas vezes lá, também, e quando consegui atendimento. Me informaram que precisava de um número de autorização daqui. Vou aguardar até o sistema voltar. É meu último dia de férias, não posso mais esperar. Quando voltar ao trabalho, ficará difícil encontrar tempo para ficar aguardando filas nas centrais”, declarou.
Além do Itep, os serviços do Detran também estão prejudicados. Após a restauração da internet, ainda ficou pendente a reconfiguração do sistema particular de serviço. Somente renovação de carteira, pedido de habilitação internacional e retirada de CNH definitiva estão sendo realizados. Todos os outros serviços, que necessitam de exames médicos, estão em fila de espera. A situação acontece tanto na Central do Alecrim quanto na zona Norte.
Sobre o assunto, o coordenador da Central do Alecrim, Aurélio Marques, assegurou que já notificou o Detran e foi informado que uma equipe técnica será enviada ao local, para a configuração dos terminais, ainda nesta quinta-feira (10). A assessoria de comunicação do Detran confirmou a informação, dizendo que o link realmente está instável, mas que a expectativa é que até o fim da tarde tudo esteja normalizado. O mesmo vale para a Central da zona Norte.
Comentários com Facebook