Carrnaubais RN; Fifa revela que Ricardo Teixeira e Beckenbauer estão sob investigação


ricardo-teixeira-ex-presidente-da-cbf-indoor-midia-indoor-1442503271388_615x300

Foto: Steffen Schmidt/Efe

O comitê de ética da Fifa revelou nesta quarta-feira (21) o nome dos dirigentes que estão sob investigação. A lista inclui nomes como o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira e o alemão Franz Beckenbauer, que teriam “violado o código de ética” da entidade.

Os outros investigados são Angel Maria Villar (vice-presidente da Uefa), Worawi Makudi (presidente da Federação tailandesa), Jeffrey Webb (presidente da Concacaf e ex-vice da Fifa), Amos Adamu (diretor da Federação nigeriana), Eugenio Figueredo e Nicolás Leoz (ex-presidentes da Conmebol).

A Fifa não informa o teor das investigações, mas a imprensa inglesa destaca que as averiguações teriam a ver com suspeitas de compra de votos nas escolhas das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022.

Também foram citados o presidente da Fifa Joseph Blatter e o mandatário da Uefa Michel Platini, investigados por um suposto pagamento ilegal de 2 milhões de francos suíços em 2011, e o ex-secretário-geral Jerome Valcke, envolvido em um esquema ilegal de venda de ingressos dos Mundiais. Os três já haviam sido suspensos por 90 dias pelo comitê de ética.

Dois dos dirigentes citados estão presos na Suíça desde maio, detidos na operação coordenada pela polícia norte-americana às vésperas do congresso geral da Fifa e que deu início à crise na entidade.

Segundo o comunicado do comitê de ética, os casos de Villar e Beckenbauer já estão avançados e foram repassados para a câmara julgadora. A entidade ainda anunciou que pretende concluir as investigações sobre Blatter, Platini e Valcke antes do término da punição de 90 dias, imposta em 8 de outubro.

A revelação dos dirigentes investigados ocorreu um dia após a mudança no estatuto do comitê de ética. Visando maior transparência, foi aprovado que a entidade passe a divulgar os nomes dos réus em processos formais, que até então eram mantidos em sigilo.

O comitê de ética ainda informou que atualmente investiga supostas irregularidades cometidas por outros dirigentes. As investigações, porém, ainda estão em fase preliminar e o nome dos envolvidos será divulgado apenas caso encontrem evidências concretas.

UOL

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3pE3VaVeD

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.