Carnaubais RN; Estudo mostra o Rio como a quinta capital menos insegura do Brasil; NATAL é a quarta mais violenta


download (1)

No mesmo dia em que um vídeo mostrou PMs alterando a cena de um crime no Morro da Providência, no Centro, um estudo divulgado nesta terça-feira pôs o Rio como a quinta capital menos violenta do país. Foi o que revelaram dados de 2014, coletados pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A ONG leva em consideração apenas a soma de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que classifica como “crimes violentos letais intencionais”. No ranking que mede a taxa de casos por cem mil habitantes no ano de 2014, São Paulo (SP) aparece com os melhores resultados, seguida por Florianópolis (SC), Boa Vista (RR) e Campo Grande (MT). Fortaleza (CE) é a capital mais violenta. Antes dela aparecem Maceió (AL), São Luís (MA), Natal (RN) e João Pessoa (PB).

INVESTIMENTOS TIVERAM CRESCIMENTO

Segundo a diretora-executiva do fórum, Samira Bueno, o Rio está entre as cidades que apresentam “bons exemplos” recentes na área de segurança. Ela, no entanto, ressalta que a política pública no setor ainda precisa ser aprimorada:

— As UPPs deram a sensação de que é possível reverter o quadro de violência, mas as políticas sociais precisam acompanhar o programa. A discussão é: até quando será possível reduzir (os números da criminalidade) só com a atividade policial? Há um limite para esse modelo.

Em relação aos números absolutos, O GLOBO ampliou o levantamento do fórum (que analisou apenas os anos de 2013 e 2014) e, usando a mesma metodologia (a soma dos crimes) e a mesma base de dados (o Instituto de Segurança Pública), pesquisou também os números de 2009 a 2012. Entre 2009, quando as UPPs se massificaram, e 2014, a queda foi de 42% na incidência de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte no Rio. Os números recuaram até 2012 (de 2.259 para 1.274), voltaram a subir em 2013 (1.389) e caíram de novo em 2014 (1.305). No entanto, não atingiram o menor número da série histórica.

De acordo com a ONG, os investimentos em segurança pública têm aumentado ao longo dos anos. Na soma dos gastos efetuados pela União e pelos governos estaduais, o valor chegou a R$ 67,3 bilhões em 2014 (aumento de 17% em relação ao ano anterior). O Estado do Rio despendeu R$7,7 bilhões em 2014, 9% a mais que no ano anterior. Segundo Samira Bueno, mais importante do que os valores é a eficiência dos gastos que são feitos:

— O Brasil tem uma média de gastos equivalente à de países que apresentam indicadores menores de criminalidade. Não é só uma questão de orçamento, mas de aprimorar resultados, compartilhar informações e trabalhar de forma conjunta.

O Globo

Blog do BG:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.