Paraibano radicado em Natal, Edival Marques, treina com o professor Rivanaldo
Uma nova página de história do Taekwondo Brasileiro foi escrita ontem. O jovem paraibano radicado em Natal, Edival Marques, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude que estão sendo disputados na China, tornando-se assim o primeiro campeão olímpico da modalidade, no Brasil. O novo campeão olímpico juvenil (-63Kg) não esconde a felicidade, mas ainda não sabe traduzir em palavras o que sentiu no momento em que o árbitro validou o seu último ponto sobre o adversário mexicano José Nava Rodriguez, na final.
“Em primeiro lugar, como sempre, agradeço a Deus e, abaixo Dele, à minha família, que nunca desistiu de mim no esporte. Agradeço a toda a minha base na Paraíba, ao Ms. Rivanaldo Freitas e a toda a galera do Rio Grande do Norte, que me apoiou lá e me tratou como alguém da família. Agradeço à Nova CBTKD, em especial ao GM Carlos Fernandes, juntamente com Ms. Jadir Figueira, eles veem à frente desse grande trabalho que está gerando bons frutos no Taekwondo Nacional e influenciando positivamente não só a minha carreira, como a de muitos outros atletas por todo o Brasil”, disse ele após a conquista inédita em Nanquim.
Um dos fatores apontados como crucial para a vitória de Edival veio da relação dele com o técnico potiguar Rivanaldo. “Eu não tenho palavras para falar do quanto a nossa sintonia prevaleceu nessa competição, sobretudo na final. A convivência com ele há um bom tempo ajudou muito no meu resultado, que é fruto de um grande trabalho , de força , dedicação e fé. Só tenho a agradecer ao Ms. Rivanaldo, sobretudo por confiar em mim na hora da luta”, afirmou Edival, que já havia se sagrado campeão mundial em 2014, teve três lutas, sendo a mais dura a finalíssima contra o mexicano José Ruben, vencida no último segundo da luta.
Depois da medalha de ouro, as cobranças aumentaram e Edival terá que trocar o Rio Grande do Norte por São Paulo. Ele agora irá treinar com seu ídolo no taekwondo, Guilherme Dias, na academia do técnico Frederico Mitooka, da Associação Piracicaba de Taekwondo, um centro de referência da modalidade no interior de São Paulo.