Blog do Levany Júnior

Assú RN;Notas do Enem 2014 são divulgadas

sisu-vagas

Os mais de 6 milhões de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 já podem conferir suas notas individuais. O acesso foi liberado nesta terça-feira (13) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Confira aqui a sua nota.

Ao conferir o resultado, os candidatos precisam do número de inscrição ou do CPF e da senha criada no momento da inscrição.

O gabarito das provas está disponibilizado aos estudantes desde o ano passado. A correção da prova, todavia, leva em consideração mais do que apenas a contagem dos erros e acertos. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item, sendo usada a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Assim, uma questão que muitos candidatos acertaram é considerada mais fácil e não valerá tantos pontos. Já o candidato que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. Vale lembrar que o critério da TRI não é aplicado na correção da parte de redação.

A nota do Enem poderá ser usada para participar do Sistema ùnico de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ficarão abertas a partir da semana que vem, de 19 a 22 deste mês. Ao todo, serão disponibilizadas 205.514 oportunidades em 5.631 cursos de 128 faculdades, universidades e centros universitários.

Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu neste primeiro semestre. Todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) também oferecem vagas pelo sistema.Podem participar do Sisu aqueles que não tenham zerado a prova de redação.

A pontuação do Enem também permite que o candidato possa concorrer a bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro. Servirá também para certificar o ensino médio e obter empréstimo pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em dezembro passado, no entanto, o MEC endureceu as regras de financiamento do programa, ao exigir um mínimo de 450 pontos no exame para que o candidato possa concorrer ao benefício.

A nota do Enem também permite o acesso programa de intercâmbio Ciência Sem Fronteiras (CsF), desde que o candidato tenha tirado, no mínimo, 600 pontos. No ano passado, o exame foi realizado em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.

Com informações de O Globo

 

Rate this post
Sair da versão mobile