O projeto Vale Sustentável, financiado pelo Programa Petrobras Socioambiental, realizará nesta sexta-feira, no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte [UERN], em Assu, no Oeste Potiguar, o Seminário Regional Vale Sustentável, com o tema “Educação e Desenvolvimento”.
O evento, que acontecerá das 8h30 às 16h, terá apresentação do projeto Vale Sustentável, mesas de diálogos e debates.
Através do projeto, cerca de 130 hectares de áreas degradadas de 12 assentamentos da reforma agrária da região do Vale do Açu, no Rio Grande do Norte, estão sendo recuperados com o plantio de 65 mil mudas nativas da caatinga. O projeto também incentiva o plantio de mudas frutíferas nos arredores das moradias dos agricultores assentados [“quintais produtivos”], forma agentes ambientais e uma rede de coletores de sementes nativas para a conservação da biodiversidade da Caatinga.
O projeto tem recursos da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, que desenvolve ações que articulam iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de soluções e de alternativas transformadoras em conjunto com as políticas públicas do Governo Federal.
O Vale Sustentável é executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos [Anea], em parceria com a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Norte [Incra/RN], o IFRN, a Ufersa, as prefeituras e sindicatos rurais de Assú e Carnaubais, além das associações comunitárias das comunidades beneficiadas.