AREIA BRANCA RN-Souza apoia a recuperação da Cajucultura e pede assistência emergencial para os pequenos produtores do RN


Souza defende ações imediatas para atender produtores prejudicados pela prolongada estiagem

O deputado Manoel Cunha Neto “Souza” (PHS), participou da audiência pública na quinta-feira, 24, que tratou sobre o Programa de Recuperação da Cajucultura no Rio Grande do Norte. O debate teve inicio as 14h, no auditório da Casa Legislativa, e reuniu membros da cadeia produtiva, deputados e técnicos agrícolas, além de autoridades públicas.

Os maiores polos produtores de caju do RN registraram perdas de produção em 2016, apesar de sinais de recuperação dessa lavoura. Na região da Serra de Sant’Ana, no Seridó, as baixas registram 40% da produção. Já na Serra do Mel esse número sobe para 45%. A região com os maiores danos é o Médio Oeste, onde as perdas chegam a 80%.

Diante das dificuldades apresentadas na audiência, o deputado Souza sugeriu que haja assistência como puder ser desenvolvida emergencialmente para acolher especialmente os pequenos produtores, mais afetados com os efeitos da crise e estiagem.

Secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, falou o que está sendo feito para contornar a situação

Em apresentação fornecida pela Embrapa, dimensionou-se que o Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí respondem por 90% da produção nacional de caju. Mas o cenário de dificuldades fez o Brasil despencar da 4ª para a 10ª posição entre os países que mais produzem e exportam caju e seus derivados, como a castanha.

“Temos feito o que está à nossa altura para contornar a situação. Mas, enquanto agimos, como medidas de investimentos tecnológicos, distribuição de sementes entre outras medidas, há o agravamento da crise econômica e dificuldades naturais”, destacou o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha.

Fotos: Divulgação

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.