Blog do Levany Júnior

ALTO DO RODRIGUES RN-Viver mais pode estar relacionado com as bactérias do seu intestino, aponta estudo

Parte das respostas de como envelhecer bem podem estar nas nossas entranhas. Após observar mais de 4 mil adultos entre 18 e 98 anos, pesquisadores americanos descobriram que o segredo para se viver mais e melhor pode estar na alteração das bactéricas, vírus e fungos que habitam nossa flora intestinal.

Ao contrário do que se imagina, envelhecer com qualidade não está relacionado a manter o corpo que se teve na juventude – pelo menos, não no que se refere ao microbioma intestinal. Nesse caso, quanto mais alterações tivermos, maiores são as chances de vivermos mais e melhor.

Mudança da flora intestinal

 

No estudo publicado na revista científica “Nature Metabolism” foi observado que pessoas que tiveram uma alteração significativa no microbioma ao longo dos anos, alcançando um perfil único de microrganismos, também tinham níveis mais elevados de compostos promotores de saúde no sangue, incluindo compostos produzidos por micróbios intestinais que lutam contra doenças crônicas.

Em pessoas saudáveis, os tipos de microrganismos que dominam na fase adulta estarão presentes em menor proporção nas décadas futuras, dando lugar a novos micróbios que surgirão. Em pessoas menos saudáveis, foi observado que o microbioma intestinal pouco se altera e elas tendem a viver menos.

Rate this post
Sair da versão mobile