ALTO DO RODRIGUES RN-Uma brevíssima história do Brasil através dos chavões governamentais
Por Fábio de Oliveira Ribeiro
Desde que comecei a perceber o Brasil como um país tenho escutado e guardado na memória frases de efeito que ajudaram a definir regimes e governos. O golpe de 2016 modificou a cena política, razão pela qual resolvi meditar sobre as mesmas.
O governo Lula entrou para a história com o chavão “Brasil, um país de todos”. Lula pretendia incluir na vida política, econômica, social e cultural do país contingentes populacionais tradicionalmente esquecidos pela União. Vendo em retrospecto, podemos dizer que o mantra escolhido pelo primeiro presidente operário é a chave para entender tanto o sucesso quanto o fracasso do PT.
A inclusão era uma antiga aspiração popular sufocada pelo elitismo político e pela brutalidade governamental que marcaram os primeiros 500 anos de história do Brasil. Em razão disto, as ações afirmativas e programas sociais implementadas por Lula foram rapidamente apoiados e consumidos pelo público a que se destinavam. Os indicadores sociais do Brasil melhoraram bastante: a fome deixou de ser endêmica, o nível de evasão escolar caiu, o número de universitários aumentou, a taxa de mortalidade infantil despencou e as ondas migratórias de nordestinos foram interrompidas (de fato, a situação melhorou tanto no nordeste que milhares de nordestinos radicados no sul/sudeste começaram até a voltar para seus Estados natais).
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook