ALTO DO RODRIGUES RN-Projeto Educação: entenda como o processo de urbanização impacta a vida das cidades


Projeto Educação: entenda como o processo de urbanização impacta a vida das cidades

Por G1 PE

 

Projeto Educação: entenda como o processo de urbanização impacta a vida das cidadesProjeto Educação: entenda como o processo de urbanização impacta a vida das cidades

Reprodução/TV Globo

O processo de urbanização é um dos temas mais frequentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo a professora de geografia Carla Gonçalves. Esse processo e o impacto nas cidades foram revisados no Projeto Educação desta segunda-feira (28).

A professor explicou que muitas cidades enfrentam problemas como enchentes e alagamentos, que causam prejuízos aos cidadãos e podem resultar em tragédias em alguns casos (veja vídeo abaixo).

00:00/01:47

Projeto Educação: entenda como o processo de urbanização interfere nas cidades

Projeto Educação: entenda como o processo de urbanização interfere nas cidades

Segundo a professora, algumas cidades que sofreram com grandes enchentes e alagamentos no passado conseguiram resolver os problemas. Pequim (China), por exemplo, desenvolveu um projeto chamado “cidade-esponja”, que utiliza superfícies permeáveis que sugam a água das ruas em dias de muita chuva.

A capacidade de criar políticas de gestão da água urbana é o que faz uma cidade ser “esponja”. A professora diz que, com o aquecimento global, aumenta também o índice de chuva em áreas urbanas.

Assuntos como esses precisam estar integrados aos planejamentos da gestão para que a cidade cumpra sua função social de contemplar todos os moradores de maneira igualitária. Para revisar a questão da urbanização, a Carla Gonçalves propôs a seguinte questão:

00:00/04:02

Projeto Educação: veja questão resolvida de geografia sobre cidades inteligentes

Projeto Educação: veja questão resolvida de geografia sobre cidades inteligentes

(ENEM 2016) O conceito de função social da cidade incorpora a organização do espaço físico como fruto da regulação social, isto é, a cidade deve contemplar todos os seus moradores e não somente aqueles que estão no mercado formal da produção capitalista da cidade. A tradição dos códigos de edificação, uso e ocupação do solo no Brasil sempre partiram do pressuposto de que a cidade não tem divisões entre os incluídos e os excluídos socialmente. QUINTO JR., L. P. Nova legislação urbana e os velhos fantasmas. Estudos Avançados (USP), n. 47, 2003 (adaptado).

Uma política governamental que contribui para viabilizar a função social da cidade, nos moldes indicados no texto, é a:

a) qualificação dos serviços públicos em bairros periféricos.

b) implantação de centros comerciais em eixos rodoviários.

c) proibição de construções residenciais em regiões íngremes.

d) disseminação de equipamentos culturais em locais turísticos.

e) desregulamentação do setor imobiliário em áreas favelizadas.

Geografia faz parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que será realizada neste domingo (3). São 45 questões objetivas, ao todo. Além de Geografia, a prova tem conteúdo de História Geral, História do Brasil, Filosofia e Sociologia.

PROJETO EDUCAÇÃO 2019

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.