ALTO DO RODRIGUES RN-Como fazer manutenção de tratores agrícolas? Veja aqui


Curso de Reparos de Módulos Diesel

Fazer a manutenção de tratores agrícolas é muito importante. Afinal, eles precisam operar corretamente para garantir a qualidade das plantações e a produtividade no dia a dia.

Além disso, o produtor que cuida do seu veículo tem como benefício dispor de um trator com vida útil mais longa, evitando novos investimentos em máquinas sem necessidade.

A seguir, você poderá ler dicas e compartilhá-las com seus clientes que são donos de tratores. Relembre os principais tipos de manutenção, como cuidar dos veículos e a importância de armazenar peças de reposição. Boa leitura!

Tipos de manutenção de tratores

Manutenção preventiva

O impacto de uma manutenção bem-feita é sentido no bolso: a expectativa é de que seja possível obter 50% de economia no custo total da produção. Para isso, a recomendação é de que seja feita uma manutenção preventiva dos tratores. Ou seja, antes mesmo que uma falha surja, os veículos devem ser revisados com certa periodicidade por um profissional capacitado.

Manutenção corretiva

Naturalmente, também é possível fazer a manutenção corretiva — ou seja, o conserto do trator quando ele apresenta alguma falha. Porém, um alerta é necessário: depender desse tipo de procedimento geralmente causa mais prejuízos, já que é preciso interromper o trabalho de forma inesperada.

Dessa forma, além do impacto na produtividade, a vida útil das máquinas também se torna menor quando se espera um defeito aparecer para corrigir. Deixe isso claro para seus clientes.

Manutenção preditiva

Esse tipo de manutenção também é altamente recomendado, pois é realizado com base no desempenho da máquina aliado a informações do fabricante, como dados históricos a respeito de tratores da marca.

Um programa de realização de vistorias deve ser estabelecido para garantir que nenhuma falha ocorra de forma inesperada em componentes que historicamente apresentem queda de desempenho após um determinado tempo de uso.

Como fazer a manutenção de tratores agrícolas

Já falamos a respeito da manutenção preventiva, preditiva e corretiva de tratores, deixando claro que, quando se espera o defeito aparecer para corrigir, o prejuízo é maior em todos os sentidos. Confira os itens que devem ser checados periodicamente e quando fazer isso.

Pneus

Para manter os pneus operando de maneira correta e garantir uma vida útil mais longa, calibrá-los frequentemente é obrigatório. Esse processo garante a maior aderência dos pneus ao solo, o que traz outros dois benefícios diretos: a qualidade do serviço realizado e a segurança de quem está operando a máquina.

As garras dos pneus de tração se desgastam com o tempo e, quando atingem uma altura mínima, devem ser substituídos. Avise seus clientes ser preciso consultar o manual para obter a informação específica do seu trator.

Sistema de combustível

Dica importante: o pré-filtro e o filtro de combustível devem ser drenados diariamente. Como muitas impurezas se acumulam no local, esse processo se torna obrigatório — a não realização da drenagem pode causar problemas sérios, como aquecimento do sistema de combustível e danificação do trator.

Além disso, ao final da jornada de trabalho de cada dia, o tanque de combustível deve ser reabastecido. Isso é importante porque evita a condensação de vapor no tanque, que pode ocorrer no período noturno. Esse procedimento evita problemas mais adiante.

Filtro de ar

A função deste filtro é purificar o ar dentro do motor da máquina. Ele deve ser limpo periodicamente para garantir que não há poeira, água ou outras impurezas acumuladas, prejudicando o funcionamento do trator. É comum que os veículos contem com indicadores que mostram quando a limpeza deve ser feita — a cor vermelha geralmente revela a necessidade de higienização.

Se o filtro for do tipo seco, um jato de ar comprimido ajuda a eliminar toda a sujeira. Nos filtros banhados a óleo, o processo é um pouco mais complicado: é necessário verificar o depósito de óleo e observar se há impurezas a serem retiradas.

Radiador

Como você sabe, o radiador tem como função evitar o superaquecimento do motor. Isso é essencial para o bom funcionamento e longa vida útil do trator. Por isso, verificar o nível de água do radiador todos os dias é obrigatório.

Mas os cuidados vão além: a limpeza do lado externo do componente também deve ser feita sempre que necessário — impurezas acumuladas sobre a tela do radiador influenciam a temperatura do motor, pois impedem a passagem adequada de ar.

Sistema de direção e transmissão

Os principais cuidados cotidianos com os sistemas de direção e transmissão estão relacionados a vazamentos. É importante ficar de olho em vazamentos de óleo nos cubos e mangas-dos-eixos.

As caixas do diferencial e de marcha também devem ser checadas. Além de limpar a sujeira causada pelos vazamentos e bloquear os pontos em que eles estão ocorrendo, é necessário completar o nível do óleo após finalizar o serviço.

Nível de óleo

Falando nisso, é importante verificar o nível de óleo lubrificante no cárter do motor. Veja como ensinar seus clientes a realizar esse procedimento de forma simples:

  • utilize a vareta que indica os níveis mínimo e máximo de óleo no cárter;
  • posicione o trator em um terreno plano (não em rampas ou elevações de qualquer tipo);
  • desligue o motor 10 minutos antes de fazer a verificação;
  • insira a vareta no cárter do motor;
  • verifique se o óleo ficou entre as marcações de nível máximo e mínimo — se está entre elas, tudo OK. Caso contrário, é necessário completar o nível de óleo.

Armazenamento de peças

Embora a manutenção preventiva e preditiva seja essencial e garanta a vida útil dos componentes e do trator como um todo, não tem jeito: em alguns momentos, será necessário trocar peças para que o veículo volte a ser utilizado em sua plena capacidade produtiva.

Para garantir que isso ocorra com a máxima agilidade, sem trazer impactos negativos à produtividade, é fundamental armazenar peças. Trata-se, nada mais, nada menos, do que manter um estoque com alguns dos componentes básicos, como correias, filtros e fusíveis.

Mas não basta comprar as peças e deixá-las guardadas em qualquer lugar: parte importante do trabalho de manutenção de tratores agrícolas é armazenar os itens em ambientes ventilados e sem umidade, organizados adequadamente.

Gostou do nosso artigo? Tem algo a contribuir? Então, deixe um comentário com elogios, críticas, dúvidas, sugestões ou dicas que você tenha a compartilhar com a nossa comunidade.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.