Os vereadores realizaram na manhã da última quarta, 16, no plenário João Fernandes de Medeiros, da quarta sessão ordinária do ano. Na pauta, apenas o Projeto de Lei nº 544/2016, do Executivo, que dá reajuste salarial para os conselheiros tutelares do município. Depois de lido pelo primeiro-secretário Pedro Eugênio (DEM) e o vereador Renan Melo (PSD) pediu que o presidente colocasse em votação a dispensa da análise das Comissões Temáticas ao Projeto de Lei e o presidente, colocou o pedido em votação, sendo aprovado por todos os vereadores na Casa. Na Ordem do Dia já dispensado dos pareceres das Comissões o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade. O PL seguirá para sanção (aprovação) do prefeito Abelardo Rodrigues (DEM).
Estavam presente na sessão, os seguintes vereadores: Nixon Baracho (DEM), Pedro Eugênio (DEM), Zé de Zeca (PMDB), Zé Pedro (DEM), Magnus Medeiros (PP), Maria de Anália (PSD), Antonio Leão, Lobão (sem partido) e Renan Melo (PSD). A vereadora Ina Mulatinho (PMDB), não participou desta sessão.
Pronunciamentos: Na sessão, fizeram uso da palavra, os vereadores Renan Melo (PSD), Antonio Leão (sem partido), Zé Pedro (DEM), Magnus Medeiros (PP) e o presidente da Casa, Nixon Baracho (DEM). Os vereadores Renan Melo e Zé Pedro também fizeram discursos acalorados trocando denúncias e crítica. Renan cobrava da atual gestão e Zé Pedro falava da gestão passada.
Renan Melo (PSD)
O vereador iniciou seu discurso falando de política partidária, disse que já está filiado ao PSD juntamente com a vereadora Maria de Anália. Renan também se pronunciou fazendo diversas cobranças ao governo municipal. Pediu ao presidente que encaminhe ofício à empresa CONPASFAL para que possa retirar a máquina que está há vários dias, próximo ao posto de combustível, interrompendo o trânsito do local. Ainda falando sobre o assunto, o vereador Magnus Medeiros, pediu um aparte para reforçar o pedido do vereador e disse que existe outra máquina da mesma empresa, estacionada na rua ao lado do hospital.
Antonio Leão – Lobão (Sem partido)
O vereador iniciou seu discurso falando de sua saída do partido Democratas e que ainda está procurando uma sigla para se filiar. Lobão, como é mais conhecido pediu que o prefeito determinasse ao coordenador de esporte, a não cobrança dos ingressos para que o público possa assistir aos jogos da Copa Alto Folia que acontecem no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva.
José Itamar dos Santos – Zé Pedro (DEM)
O vereador líder da bancada do governo utilizou seu espaço para falar sobre a política partidária do município.
Magnus Medeiros (PP)
O edil Magnus Medeiros também se pronunciou falando sobre política partidária e também fez cobranças ao atual governo.
Nixon Baracho – DEM
“Eu pensei que já havia superado as divergências da eleição passada, mas sinto que voltou à tona, mas peço a todos que tenham cautela, ter paciência”, essas foram as palavras iniciais do presidente da Câmara que fez um breve pronunciamento. Nixon Baracho disse que é salutar as discussões propositivas, mas é preciso ponderar para não sair da racionalidade. De acordo com o presidente, na base do grito e da briga, ninguém vai chegar em lugar nenhum e, sim, com a oposição fazendo seu trabalho e o situação fazendo o dela, todos conseguirão êxito. Para Nixon, oposição e governo podem defender seus pontos de vistas, mas, segundo Nixon Baracho, jamais utilizar o desrespeito aos colegas. Quanto a solicitação do vereador Renan Melo em pedir a retirada de máquinas da CONPASFAL que obstruem o transito da nossa cidade, o presidente se comprometeu em fazer o ofício e solicitar um posicionamento da secretaria de obras do município. Nixon também prometeu falar com o coordenador de esporte, Edenilson Melo para ver a possibilidade de cancelar a cobrança de ingressos para os jogos da Copa Alto Folia de futsal.
Nas explicações finais, o presidente Nixon Baracho abriu espaço para os pronunciamentos dos vereadores Renan Melo e Zé Pedro e ao término dos discursos, encerrou a sessão.
Postado por Altonoticias alto do rodrigue