A PALAVRA DO DIA-Significado de Salmos 77
Salmos 77
O Salmo 77 é um lamento do salmista no qual ele clama a Deus por ajuda e alívio de seus problemas. O salmista começa declarando que está clamando a Deus e implora a Deus que ouça seu clamor. Ele confessa que está angustiado e que não consegue encontrar a paz, e se pergunta se Deus o abandonou. Apesar de seus sentimentos de abandono, o salmista declara sua fé em Deus e se lembra das maneiras pelas quais Deus o ajudou no passado.
O salmista então reflete sobre seus problemas e seus sentimentos de desespero, e faz uma série de perguntas a Deus. Ele se pergunta se Deus se esqueceu de ser misericordioso e se suas promessas falharam. Ele se lembra das vezes em que Deus ajudou seu povo no passado e se pergunta se Deus o ajudará novamente. Apesar de suas perguntas e dúvidas, o salmista conclui afirmando sua fé em Deus e sua confiança de que Deus o conduzirá através de seus problemas.
No geral, o Salmo 77 é um salmo de lamento no qual o salmista clama a Deus por ajuda e alívio de seus problemas. O salmista expressa seus sentimentos de angústia e desespero e se pergunta se Deus o abandonou. Apesar de suas dúvidas e perguntas, no entanto, o salmista se lembra das maneiras pelas quais Deus ajudou seu povo no passado e afirma sua fé de que Deus acabará por ajudá-lo também. O salmo nos lembra da importância de nos voltarmos para Deus em tempos de dificuldade e de nos lembrarmos de sua fidelidade e bondade do passado, mesmo quando estamos lutando com dúvidas e perguntas.
Introdução ao Salmos 77
O Salmo 77 é o salmo de um crente aflito. E marcado pela sensação de angústia e reflexão interior. Os principais termos do salmo são as flexões dos verbos lembrar e meditar. A estrutura do salmo é a seguinte. (1) clamor a Deus (v. 1-3); (2) dúvidas (v. 4-6); (3) a pergunta se Deus se esqueceu (v. 7 -9); (4) enfoque na benignidade de Deus (v. 10-12); (5) rememoração da incomparabilidade de Deus (v. 13-15); (6) reafirmação de que Deus é o Senhor dos mares (v. 16-20).
77:1, 2 Se estendeu. O salmista estava tão necessitado de Deus que estendeu sua mão ao Senhor durante a noite (Sl 63.4; 134.1, 2). Ao mesmo tempo, gemia e se queixava ao se lembrar de Deus. O que ele sabia sobre Deus contrastava com aquilo por que passava. Quanto mais o salmista pensava nessas coisas, mais perturbado ficava.
Salmos 77:1-3
Clamar Alto no Desespero
Este salmo é uma visão retrospectiva do passado, da luta do remanescente fiel (Sl 77:5). As pessoas foram redimidas e estão no processo (Sl 77:4-10) de colocar os eventos em ordem (Sl 77:11-13) com o resultado de que estão engrandecendo a Deus com grande admiração (Sl 77:14-20).
Para “para o regente do coro” (Salmos 77:1), veja Salmos 4:1.
O nome “Jedutum” também é encontrado no cabeçalho do Salmo 39 e do Salmo 62 (Salmos 39:1; Salmos 62:1). Veja mais no Salmo 39:1 e no Salmo 62:1.
Para “um Salmo de Asafe”, veja Salmo 50:1.
Asafe, e nele o remanescente fiel, começa este salmo elevando sua voz a Deus (Sl 77:1). Ele clama em voz alta para Ele. Deixa-se ouvir na certeza de que Deus o ouvirá. O fato de ele dizer isso duas vezes indica a seriedade e a profundidade de sua necessidade. Ao mesmo tempo expressa a certeza de que Deus o ouvirá. Ele confia que sua oração será ouvida por Deus.
Clamar alto a Deus com a voz é mais do que apenas desejar algo Dele. É a expressão da fraqueza e dependência Dele e do desejo de recorrer a Ele. Quem faz isso prova que tem um coração reto. Não é uma necessidade que ele possa guardar para si, mas uma necessidade profunda à qual ele deve dar expressão audível a todos.
Após sua expressão de confiança (Sl 77:1), segue o caminho que o salmista percorreu para chegar a essa confiança. Ele começa dizendo que buscou “o Senhor”, Adonai, “no dia da minha angústia” (Sl 77:2). Isso corresponde à situação do Salmo 74. Profeticamente, é o tempo da grande tribulação causada pelo anticristo e seguida pela vara disciplinadora de Deus, a Assíria, que destruiu Israel e o templo.
Ele tem estado em apuros. O fato de ele ter buscado o Senhor é uma coisa boa. A única questão é com que mente de seu coração ele buscou. A sequência mostra que ele tinha profundas dúvidas sobre o envolvimento de Deus em sua situação, e que isso resultou em uma profunda crise em sua vida de fé. Fala de um tempo em que a fé do remanescente é purificada (cf. Mal 3,2-3).
Não só durante o dia ele estendeu a mão a Deus em sinal de impotência pedindo Sua ajuda. Ele continuou com isso durante a noite. Não ocorreu nenhum afrouxamento. Ele continuou a gritar por socorro. E não veio. Portanto, sua “alma recusou ser consolada”. Isso significa que ele não foi capaz de aceitar a situação.
A palavra hebraica para conforto significa suspirar profundamente, neste caso de alívio. Era impossível para ele sentir alívio. Ele continuou a lutar dia e noite em oração. Uma pessoa que recusa consolo fica profundamente desanimada e severamente desapontada com Deus. Ele não vê saída. A vida tornou-se escura e sem sentido. Todas as palavras de conforto são rejeitadas por um coração que se sente rejeitado por Deus.
Ele pensou em Deus, mas em vez de pensar em Deus o confortando, ele ficou perturbado (Sl 77:3). Isso só fez seu sofrimento piorar. Deus, em sua experiência, não é um Auxiliar, mas Alguém que nada faz a respeito de sua miséria, Alguém que o abandona à própria sorte. O salmista fala pelo remanescente quando se lembra do tempo em que lutou por causa da grande tribulação. Ele havia se esquecido do que Deus havia feito no passado.
Ele ponderou sobre isso, mas não conseguiu entender. Pelo contrário, ele havia caído em um círculo vicioso, que fez seu espírito desmaiar. Ele havia caído em uma depressão total. As pessoas podem falar o quanto quiserem sobre Deus e Sua bondade. Mas quando Deus está em silêncio, toda a fala das pessoas e todos os seus próprios pensamentos só aumentam a dor interior.
Oprimido pelas dificuldades e problemas, desapontado pelo fato de que Deus ainda não havia respondido, sua alma se cansou e começou a reclamar. O espírito também se exauriu com as dificuldades. Talvez a memória de falhas passadas tenha vindo à mente e surgiu a pergunta: Deus ainda julga transgressões passadas, mas confessadas (Sl 77:9)? Os pensamentos giravam em círculo. Foi uma espiral descendente. Ficou cada vez mais escuro e a perspectiva de uma solução desapareceu.
77:3-6 Sustentaste os meus olhos vigilantes. Asafe, o salmista, não conseguia dormir (Sl 63.6). Passou a noite toda pensando a respeito de sua situação e seu passado (v. 4-6); mas o mais importante de tudo foi ter-se voltado para Deus. Primeiramente, clama ao Senhor em sua angústia (v. 7-9). Depois, muda de foco. lembra-se do poder de Deus e de todas as coisas miraculosas que Ele fez (v. 10-20).
77:7-9 Imaginando se Deus queria ou não saber mais dele, o poeta pergunta se o Senhor voltaria a ser misericordioso para com ele algum dia. Todo versículo apresenta perguntas angustiadas; talvez nenhuma tão difícil como a do versículo 9. Esqueceu-se Deus de ter misericórdia! Asafe encontrava-se em profundo desespero.
Salmos 77:4-9
Deus se esqueceu de ser misericordioso?
A angústia do temente a Deus tem sido tão grande que ele não consegue dormir (Sl 77:4). ‘Você fez isso’, ele disse a Deus. Não é uma expressão de resignação, mas mais de uma acusação. Foi também uma luta com a pergunta: como Deus poderia redimir antes, enquanto agora nos rejeita? Portanto, havia inquietação e falta de confiança. Por causa de sua confiança abalada em Deus, seu desapontamento com Ele, sua insônia foi mais uma prova de que Deus não se importava com ele.
Mais adiante ele chegará a declarações ainda mais fortes que indicam o quanto sua confiança em Deus foi abalada. Ele manteve a boca fechada sobre isso. O que ele deveria dizer sobre seu profundo problema e para quem? Afinal, não havia ninguém que o entendesse.
Ao refletir sobre suas circunstâncias, ele voltou em sua mente aos “tempos antigos, aos anos remotos” (Sl 77:5). Isso não era para lembrar como Deus havia ajudado naquela época. Então sua confiança em Deus teria sido restaurada e o louvor teria subido a Ele. Não foi o caso aqui. Ele não viera a Deus como Seu refúgio na necessidade. Parece que ele estava pensando no passado com nostalgia porque viveu em prosperidade e felicidade.
Ele pensou em sua “canção à noite” (Sl 77:6). Ele se lembrou dos momentos em que louvou a Deus com alegria. Mas o que o pensamento de alegrias passadas ajudou na busca de uma solução para problemas presentes se você não acabar com Deus? Se continuarmos cavando no passado para lidar com os problemas do presente, afundaremos cada vez mais na depressão. Devemos aprender a olhar para cima e para a frente. Então veremos que Deus, que estava ontem, também está hoje e estará amanhã.
Durante a noite meditava com o coração nas questões vexatórias que o haviam levado ao estado de desilusão. Ele meditou sobre essas questões com seu “coração”. Cada pedra deveria ser revirada, por assim dizer, para encontrar as respostas para suas questões profundas da vida.
Estas não são questões teológicas, mas questões experimentais. Trata-se da experiência da presença de Deus na vida do crente, enquanto este duvida muito disso por causa da miséria incompreensível em que se encontra. É a luta do profeta Habacuque, que teve que aprender a não olhar para as circunstâncias, mas confiar em Deus apesar de todas as adversidades.
Ele fez seis perguntas sobre Deus. Essas perguntas podem ser respondidas de maneira teologicamente correta. Mas aí não levamos a sério a necessidade, e demonstramos incapacidade de sofrer com o sofrimento. Poderíamos até dizer que um crente que sabe quem é Deus não deveria fazer tais perguntas. Então estamos culpando o crente, enquanto Deus não. Em ambos os casos mostramos nossa falta de autoconhecimento. Também não há nenhuma percepção de que apenas a graça de Deus nos guardou de tais circunstâncias e questões até agora.
As seis perguntas são:
1. “O Senhor rejeitará para sempre?” (Sl 77:7).
2. “E Ele nunca mais será favorável?” (Sl 77:7).
3. “Porventura cessou a sua benignidade para sempre?” (Sl 77:8).
4. “Terá [Sua] promessa chegado ao fim para sempre?” (Sl 77:8).
5. “Deus se esqueceu de ser misericordioso”? (Sl 77:9).
6. “Ou ele com raiva retirou sua compaixão?” (Sl 77:9).
A primeira questão da mente perturbada é se “o Senhor rejeita para sempre” (Sl 77:7). Esta pergunta corresponde a duas perguntas semelhantes no Salmo 74 (Sl 74:1; Sl 74:10). A questão não é tanto a rejeição em si, mas a questão é se Deus rejeitou definitivamente. Acabou e acabou? Ou ainda há esperança? A benignidade de Deus – literalmente chesed, Sua fidelidade à aliança (Sl 77:8) – cessou agora?
Esta pergunta expressa a profunda falta da proximidade de Deus. Também indica que ele não viu solução. Podemos saber que Deus nunca rejeitará alguém que tenha se refugiado Nele. Podemos lembrar um crente desesperado desta vez e novamente, sem acusá-lo de incredulidade. É sobre um crente que, por qualquer motivo, se sente rejeitado por Deus. Ele está buscando desesperadamente a Deus, mas se sente rejeitado por Ele.
A segunda questão, se o Senhor “nunca mais seria favorável” (Sl 77:7), está diretamente relacionada à primeira. Quem tem a sensação de ser ‘rejeitado para sempre’, não experimenta mais o favor de Deus. Isso é principalmente sobre o Ser interior de Deus, o que está em Seu coração. Quem pensa que Deus não está mais interessado nele, perdeu de vista o que está no coração de Deus.
A causa disso é flutuar sobre os sentimentos miseráveis que ele tem e as experiências decepcionantes que teve com Deus. Então um crente pensa que Deus não é favorável a ele quando as coisas não estão indo bem para ele. O importante é continuarmos confiando em Deus, mesmo quando tudo em nossas vidas está indo contra nós. Se pensamos que Deus só é bom para nós quando as coisas vão bem, pode surgir rapidamente o pensamento de que Deus não é mais bom para nós quando as coisas vão mal. O mesmo se aplica à benignidade, graça e misericórdia de Deus, sobre as quais o salmista também tem suas perguntas.
Da dúvida sobre o favor de Deus para com o crente segue-se naturalmente a questão se “a sua benignidade cessou para sempre” (Sl 77:8). Que Deus tem boa mente para com o crente é evidenciado por Sua benignidade. A benignidade é uma característica do amor (1Co 13:4). Nos Salmos costuma-se dizer que Sua benignidade é para sempre (Sl 136:1-26), o que se refere ao reino da paz.
Quando tudo está escuro para o crente, ele não pensa mais nisso, mas se pergunta se a benignidade de Deus – chesed, isto é, a fidelidade à aliança – cessou para sempre. Isso é exatamente o oposto do que é a aliança. Esta aliança é a base da existência do povo. Se houvesse um fim para a aliança, isso significaria o fim da existência do povo.
A questão que se conecta a isso é se a “promessa” de Deus “chegou ao fim para sempre” (Sl 77:8). O salmista lutou com a promessa das declarações de Deus. Aqueles que fazem de seus sentimentos o padrão de seu relacionamento com Deus também duvidam das promessas de Deus. Não há confiança na Palavra de Deus, que é imutável por todas as gerações. Se não encontrarmos mais apoio nela, nos tornamos um joguete de nossos sentimentos.
Em sua quinta pergunta, o crente desesperado sugere que talvez Deus tenha “esquecido de ser misericordioso” (Sl 77:9). Esta pergunta indica quão longe o crente está de uma visão correta de Deus. Como Deus poderia esquecer de ser gracioso? O fato de o crente experimentar isso indica a profundidade de sua depressão. Se não houver um Deus gracioso, o crente está condenado a morrer na escuridão e na desesperança.
Sua pergunta final é se Deus “com raiva retirou sua compaixão” (Sl 77:9). Aqui Ele vê Deus como um Deus irado. Mas Deus é compassivo. Compaixão significa ser movido pelo sofrimento do outro. No entanto, Deus não pode mostrar isso porque Sua ira é predominante.
Aqui o crente atingiu o ponto mais baixo de sua depressão. Ele imagina que Deus está zangado com ele e, portanto, não pode mostrar-lhe compaixão. Parece lógico, mas é a lógica humana. Não podemos ter dois sentimentos opostos ao mesmo tempo, mas Deus pode ser irado e compassivo ao mesmo tempo (cf. Hab 3,2).
77:10-13 Lembrar-me-ei, pois, das obras do Senhor. O salmista tomou conscientemente a decisão de se afastar de sua dor e concentrar seus pensamentos na pessoa, nas obras e milagres de Deus. Que deus é tão grande como o nosso Deus? Com esta pergunta, ele se lembra de que o Deus vivo não pode ser comparado a qualquer outro deus ou poder. Este Deus maravilhoso já demonstrou Seu poder de diversas formas, mas, principalmente, ao libertar Israel do Egito.
Salmos 77:10-13
O Caminho de Deus Está no Santuário
Em Sl 77:10 vem o ponto de virada. O temente a Deus tem estado tão preocupado com suas aflições e problemas que perdeu a fé na bondade e na graça de Deus. Isso mudou no momento em que ele viu qual era o verdadeiro problema: que ele só tinha olho para si mesmo e para suas circunstâncias. Veja quantas vezes o salmista usa as palavras ‘eu’ e ‘mim’ neste salmo. Ao fazer isso, ele havia perdido Deus de vista.
Quando ele se deu conta disso, sua visão da situação mudou completamente. Então ele descobre a causa, qual é a sua “dor”, isto é o que o fere interiormente, ou seja, o pensamento “de que a mão direita do Altíssimo mudou”. Que Ele é o Altíssimo significa que Ele está acima de tudo e de todos.
Asafe reconhece assim que o problema não está em Deus, mas nele mesmo, em sua compreensão das ações de Deus. A mão direita de Deus fala de Suas ações poderosas pelas quais Seu poder se torna visível. Deus fez isso no passado para redimir Seu povo. Aparentemente, assim ele pensou então, Deus não faz mais isso.
Asafe pensou que Deus é um Deus mutável. De fato, Deus nem sempre age da mesma maneira. Suas ações conosco nem sempre podem ser rastreadas e compreendidas por nós. Porém, Ele sempre age com o mesmo objetivo: quer nos ter mais perto Dele, nos conectar cada vez mais com Ele, ou seja, que experimentemos cada vez mais essa proximidade.
Uma vez que Asafe descobriu que o problema é consigo mesmo, acabou de pensar em si mesmo. De agora em diante ele “se lembrará das obras do Senhor” (Sl 77:11). Ele fala aqui sobre “o SENHOR”, o Deus da aliança e das promessas, com quem ele tem um relacionamento e em quem pode confiar. A luz irrompe na escuridão de seus pensamentos e sentimentos.
No meio de sua luta de fé, o salmista decide voltar seus pensamentos para o que Deus revelou no passado. Para nós, é focar nossos pensamentos no que Deus fez no passado, que Ele “não poupou Seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós” (Rm 8:32). Isso nos ajuda a lembrar em meio à nossa luta de fé “que Deus faz com que todas as coisas contribuam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28).
Deus é confiável. Todos os Seus atos provam isso. Ele quer pensar sobre essas ações. Com isso ele pode se referir aos atos de criação de Deus, mas pensará especialmente em Seus atos para redimir Seu povo. Ele quer pensar em Suas “maravilhas do passado”, como a redenção de Seu povo da escravidão no Egito.
Quando o crente aflito se eleva acima de sua aflição e se concentra em Deus novamente, ele é capaz de “meditar em toda a tua obra” e “refletir sobre as tuas obras” (Sl 77:12). Seus pensamentos não giram mais em torno de si mesmo, mas vão para Deus. E pensar em Deus é pensar em Suas obras. Deus se revela em Suas obras, que aqui se referem especialmente a Suas obras na redenção dos Seus.
Deus cuida de Sua criação. Assim, o valor do Seu próprio excede em muito o valor da criação (Mateus 6:26; Mateus 10:31; Mateus 12:12). O crente pode falar dos atos de cuidado de Deus por ele desde seu nascimento até sua conversão e enquanto ele viver depois disso. Ele ganhou um olho para o verdadeiro caráter da vida, que Deus governa tudo. Como Ele faz isso, ele nem sempre entende, mas ele confia em Deus, que Ele governará tudo de uma forma que leva à admiração e adoração. Ele testifica disso para os outros.
Asafe está no ponto em que pode dizer a Deus: “O teu caminho, ó Deus, é santo” (Sl 77:13). Esse caminho de Deus é um caminho santo, um caminho que opera a santificação do Seu Nome. Literalmente é: “O teu caminho está no santuário” (cf. Salmo 73:17). Isso significa que os caminhos e ações de Deus são mais elevados do que os nossos caminhos.
Seus caminhos são marcados por sabedoria, poder e majestade. Portanto, isso é seguido por uma exclamação de admiração: “Que deus é grande como o nosso Deus?” (Salmos 77:13) Esta seção é sobre o caminho de Deus quando Ele libertou Israel do Egito (Salmos 77:13-20). O mesmo grito de admiração é proferido no cântico de Moisés (Êxodo 15:11).
É a maneira de Deus. Essa é a melhor forma. Podemos pensar de maneira diferente sobre isso, se isso às vezes nos leva a dificuldades. Quando chegarmos ao ponto de concordar com o caminho de Deus como o melhor caminho para nós, haverá paz em nossos corações.
Então, com espanto, fazemos a pergunta: “Que deus é tão grande como o nosso Deus?” Ele governa tudo em Seu santo santuário. Ninguém pode ser comparado a Ele, nem em Seu poder e nem em Seu governo. Qualquer tentativa de comparação com qualquer coisa ou alguém é de fato uma tolice. Não há outro Deus vivo. Deus é infinitamente superior aos ídolos mortos de quem os homens esperam sua ajuda e que são adorados por eles.
77:14-18 Agora, volta o salmista os seus pensamentos para a soberania de Deus sobre os poderes do mar e Seu controle sobre as águas e os abismos (Sl 74.12-15; 93.1-5). Além disso, o Todo-poderoso domina os céus, porque uma tempestade como a que foi descrita nestes versículos é mera manifestação de Sua força. As tuas flechas é uma descrição poética dos relâmpagos.
77:19 Este versículo contém imagens de Deus como o Senhor da tempestade (v. 16-18) e do mar, caminhando sobre as águas. O termo grandes águas pode ser reformulado como várias águas (Sl 18.16; 32.6; 144.7). Em outras palavras, as águas não constituem ameaça para Deus; são, simplesmente, mais um caminho pelo qual Ele pode andar.
Salmos 77:14-20
O caminho de Deus era no mar
Deus é “o Deus que opera maravilhas” (Sl 77:14). Isso se refere às maravilhas que são conhecidas entre as nações, neste caso as maravilhas pelas quais Israel foi libertado do Egito (Sl 77:15-19). Também encontramos isso no cântico de Moisés (Êxodo 15:14-16).
Deus faz coisas que produzem espanto. São coisas que o homem não pode fazer e não pode entender. Suas maravilhas mostram do que Ele é capaz. Isso só pode ser visto em retrospecto, quando Ele fez uma maravilha. Vemos isso na criação, em Seu governo do mundo e especialmente na redenção dos Seus. Ele mantém todas as coisas vivas, Ele, “que é o Salvador [ie Mantenedor] de todos os homens, especialmente dos crentes” (1 Timóteo 4:10).
Bem, na libertação de Seu povo, Deus deu a conhecer Sua “força entre os povos”. Os povos o ouviram (Js 2:9-10). Deus tornará Sua força conhecida novamente no futuro, quando Cristo libertará Seu povo do poder de seus inimigos ao julgá-los.
Asafe fala com Deus sobre a redenção de Seu povo (Sl 77:15). Ele agora olha para o passado como Deus quer que o crente olhe para trás. Então ele se lembra novamente que Deus redimiu Seu povo por Seu braço forte – que é Cristo (Êxodo 6:5; Êxodo 15:16). O crente, e nós também, podemos dizer isso a Ele com um coração agradecido. É também um encorajamento para a situação desesperadora em que podemos nos encontrar.
O povo de Deus é aqui chamado “os filhos de Jacó e José”. Esta é a única vez na Bíblia que o povo de Deus é assim chamado. A razão é que aqui é enfatizado profeticamente que em seu cumprimento no futuro, não apenas Judá, mas também as dez tribos serão redimidas (Ezequiel 37:15-22). Jacó é o patriarca de quem se originaram as doze tribos. José é mencionado porque ele é o mais excelente entre os doze irmãos. Ele também é o homem por meio de quem Deus sustentou Seu povo e que reinou no Egito.
Em Salmos 77:16-18, Asafe descreve de forma impressionante e poética como Deus preparou o caminho de Seu povo para a libertação. Ele fala das “águas” como pessoas hostis que queriam bloquear o caminho do povo de Deus para a libertação. Mas então eles viram seu Criador e “ficaram angustiados” (Sl 77:16; cf. Hab 3:10). “Também os abismos” responderam ao poder do seu Criador: eles “também tremeram”. Asafe diz duas vezes que as águas viram Deus.
As ‘águas’ também são uma figura das nações (Is 17:12-13). Com ‘águas profundas’ podemos pensar em poderes demoníacos que agitam as nações em seu ódio ao povo de Deus. Dos demônios lemos, como das águas profundas aqui, que eles ‘estremecem’ diante de Deus (Tg 2:19). Satanás e seus demônios só podem dispor dos elementos da natureza na medida em que Deus permitir. Vemos isso em Jó (Jó 1:12; Jó 1:19). A autoridade suprema sempre está com Deus ou Cristo, que é Deus (Mar 4:39).
Deus e seu efeito nas águas são seguidos por Sua atuação (Sl 77:17-18). Ele governa as águas na terra e nas nuvens. As nuvens liberam a água ao Seu comando e a derramam sobre a terra. Isso é acompanhado por um barulho do céu, ou o som do trovão de Deus. Assim, as flechas de Deus, isto é, os raios, “brilham aqui e ali” e iluminam o mundo. Debaixo deles a terra treme e treme. Toda a criação, águas e terra, tremerão e tremerão quando Deus aparecer em majestade em nome de Seu povo. Isso acontece quando o Senhor Jesus aparece para redimir Seu povo.
Após a imponente atuação de Deus, Seu povo foi levado ao descanso. A grande angústia e as provações ficaram para trás. Agora eles podem olhar para trás e refletir sobre a maneira como Deus os libertou. Eles dizem a Ele: “O teu caminho foi no mar” (Sl 77:19). É “seu caminho”, é o caminho que Deus tem seguido. Ele não apenas traçou aquele caminho para eles, mas foi adiante deles através do Mar Vermelho. Seus caminhos também foram “nas águas poderosas”. Eles estiveram no meio de grandes águas de angústia e aflição. Lá, também, Ele esteve com eles (Is 43:2).
Não podemos conhecer de antemão o caminho e o caminho de Deus para o Seu povo, para nós. Mesmo quando estamos a caminho, não vemos Suas pegadas, elas não são conhecidas. Muitas vezes não entendemos o Seu caminho. Deus nem sempre nos explica por que entramos em dificuldades. Assim como não há pegadas no fundo do mar, não podemos ver o caminho que Deus está seguindo conosco. Podemos ir confiantes de que Ele conhece e vê o caminho e onde esse caminho termina: com Ele.
No caminho Ele nos pega pela mão e nos conduz. O salmista nos lembra disso no último versículo. O salmo termina com uma retrospectiva dos maravilhosos tratos de Deus com Israel desde o êxodo do Egito até o fim da jornada no deserto (Sl 77:20). Ele, que guiou o seu povo como rebanho “pela mão de Moisés e de Aarão” (cf. Gn 48, 15), voltará a fazê-lo no futuro.
É um daqueles fatos surpreendentes que Ele carregou e cuidou de um povo de milhões através do deserto por quarenta anos. Nunca faltou nada ao povo. Sempre houve água e comida, apesar de toda a incredulidade e fracasso do povo. Deus permaneceu fiel.
Tanto Moisés quanto Aarão são mencionados aqui pela primeira vez nos Salmos. Moisés é mencionado mais sete vezes e Aarão oito vezes depois disso. “Moisés e Arão” juntos são uma bela imagem do Senhor Jesus como o Apóstolo (Moisés) e Sumo Sacerdote (Arão) de nossa confissão (Hb 3:1). Moisés é uma figura do Senhor Jesus como o Mestre da justiça que falou a Palavra de Deus ao povo. Arão é uma figura do Senhor Jesus como o Sumo Sacerdote que se compadece das fraquezas de Seu povo (Hb 4:12-16).
“A mão” do Senhor Jesus indica que Ele pegou Seu povo pela mão com Sua mão. Assim Ele os guiou e conduziu com segurança pelo deserto. Isso é elaborado e explicado no próximo salmo, Salmo 78.
O salmista, e nele o remanescente, saiu do desespero que o dominava no início do salmo para a esperança. No salmo ele descreveu os sentimentos pelos quais passou para chegar a esse ponto. Da mesma forma, nós também podemos contar nossa angústia e desesperança e nossas perguntas a Deus. A quem podemos contá-los melhor do que a Ele? Então experimentaremos que Ele mesmo é a resposta para essas perguntas e iremos descansar em Sua fidelidade e amor (Rm 8:35-39).
Livro III: Salmos 73 Salmos 74 Salmos 75 Salmos 76 Salmos 77 Salmos 78 Salmos 79 Salmos 80 Salmos 81 Salmos 82 Salmos 83 Salmos 84 Salmos 85 Salmos 86 Salmos 87 Salmos 88 Salmos 89
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