A PALAVRA DO DIA-Significado de Apocalipse 1


Apocalipse 1
Apocalipse 1 serve como uma introdução para todo o livro. É uma visão dada a João na ilha de Patmos, na qual ele tem uma série de visões e recebe mensagens de Jesus Cristo.

O capítulo começa com uma introdução na qual João se identifica como o autor e explica que recebeu a visão de Deus. Ele então saúda as sete igrejas na Ásia e lhes oferece a graça e a paz de Deus.

João então descreve a visão que teve. Ele vê uma figura semelhante ao Filho do Homem, vestido com um longo manto e com uma faixa dourada em volta do peito. A figura tem cabelos como lã branca e olhos como chamas de fogo, e seus pés são como bronze que foi refinado em uma fornalha. Ele está segurando sete estrelas em sua mão direita e uma espada afiada de dois gumes em sua boca.

A figura se apresenta como Jesus Cristo e diz a João para escrever tudo o que vê. Ele então instrui John a enviar mensagens às sete igrejas na Ásia, oferecendo-lhes encorajamento e advertências.

O capítulo termina com João caindo aos pés de Jesus em reverência e recebendo uma mensagem de conforto e segurança. Jesus diz para ele não ter medo e garante que ele é o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, que estava morto, mas agora está vivo para todo o sempre.

No geral, Apocalipse 1 é uma introdução ao Livro do Apocalipse que enfatiza a soberania e o poder de Jesus Cristo. Ele dá o tom para o resto do livro, que está cheio de visões e mensagens sobre o fim dos tempos e o triunfo final do reino de Deus.
Comentário de Apocalipse 1
Apocalipse 1.1 A palavra Revelação (que significa algo desvelado, descoberto) indica que esse texto é um tipo de literatura conhecido como apocalíptica. A Revelação de Jesus Cristo pode significar que vem dele e é sobre Ele, porque Cristo é o assunto do livro inteiro. Os servos de Cristo são os crentes. A frase que brevemente devem acontecer é uma alusão a Daniel 2.28, 29, 45, visto que parece indicar que as coisas que devem acontecer nos últimos dias acontecerão em rápida sucessão. João é o escritor humano do Apocalipse, enquanto Jesus é o Autor divino.
Apocalipse 1:1
Objetivo do livro

O livro do Apocalipse provavelmente foi escrito por volta do ano 90 pelo evangelista e apóstolo João. Este livro é dirigido a sete igrejas na Ásia (Ap 1:11) em primeiro lugar, mas também se destina a toda a igreja cristã.

A revelação ocupa um lugar próprio e único entre as vinte e sete escrituras que o Novo Testamento contém. Após os cinco livros históricos e as vinte e uma cartas nas quais também aparecem porções proféticas, o Apocalipse é no total um livro profético (Ap 1:3). Este último livro da Bíblia revela nosso futuro e, dessa forma, é uma boa contrapartida do primeiro livro da Bíblia que declara nossa origem.

Em Apocalipse é sobre o futuro do Senhor Jesus. E Seu futuro determina o futuro do mundo, de Israel, da igreja e do diabo e seus capangas. Neste livro da Bíblia, o Senhor Jesus está no centro. É sobre Sua Pessoa, sobre Sua obra de redenção, Sua ressurreição, Sua glorificação e Seu retorno.

Este livro é o grande terminal onde todos os trens que começaram a circular no Antigo Testamento, chegam ao seu destino final. Alguém encontrou pelo menos duzentos e setenta e oito versos, cujo cálculo não verifiquei, entre os quatrocentos e quatro versos que este livro conta, que devem ser conectados de uma forma ou de outra com um verso ou uma parte do Antigo Testamento. Claro que isso não é estranho quando você considera que Cristo também é o assunto da profecia do Antigo Testamento. No Antigo Testamento, estamos sendo apontados para Ele como Aquele que está vindo. No livro do Apocalipse Ele veio e como o Cristo revelado Ele é o Centro de todos os eventos.

É o livro dos contrastes. Você descobrirá como os poderes morais como a luz e as trevas e o bem e o mal se opõem. Da mesma forma, Deus e Cristo estão de um lado e satanás do outro, um contra o outro. Outros contrastes são pessoas que são salvas e pessoas que não são salvas, e também anjos santos e profanos. Todas essas pessoas são atores que estão atuando no cenário mundial. Você verá como o palco muda e se transforma do tempo para a eternidade e vice-versa. A decoração da exposição é moldada pelo céu e pela terra, pelo abismo e pelo lago de fogo.

Tudo é apoiado por música e canções e outras expressões de sentimentos. O canto da vitória e o grito de ‘ai’ dos derrotados causam felicidade e também tristeza. Mas o resultado é que Deus triunfa e que as glórias do Senhor Jesus, tanto no reino milenar de paz quanto na eternidade, brilham em beleza e esplendor imortais e imortais.

Existem várias possibilidades para subdividir este livro. O mais simples e claro é fornecido no próprio livro e pode ser encontrado em Apocalipse 1 (Ap 1:19). É uma subdivisão em três partes:

1. o que você viu (Apocalipse 1:1-20),
2. o que é (Apocalipse 2:1-3:22) e
3. o que acontecerá a seguir (Apocalipse 4:1-22:21).

Apocalipse 1:1 A primeira palavra do livro, “revelação”, indica que algo está prestes a ser revelado. Há algo a ser divulgado que antes estava oculto. É, portanto, notável que muitos cristãos achem este livro incompreensível e misterioso. Certamente não afirmo que tudo é facilmente explicado, mas digo que os eventos deste livro não são obscuros, mas, ao contrário, são esclarecidos. O véu sobre o futuro é retirado. Você realmente terá que fazer esforços para descobrir de que maneira o futuro está sendo esclarecido aqui. Muitos símbolos, por exemplo, estão sendo usados. Mas suas tentativas de entender esta porção da Palavra de Deus também serão verdadeiramente recompensadas quando você se lembrar continuamente de que Deus achou esta a melhor maneira de informá-lo sobre Seus pensamentos a respeito do futuro.

Se você apenas ler este primeiro versículo cuidadosamente por um momento e permitir que ele penetre, você verá que ele está cheio de instruções para entender o conteúdo deste livro. Diz que é a revelação “de Jesus Cristo”. Isso significa que Jesus Cristo é Aquele que revela ou dá a conhecer (cf. Gl 1,12). Ele age. Ao mesmo tempo, é claro que também é verdade que a revelação se refere a Ele, o que significa que Ele é Aquele que está sendo revelado. Ele é o Centro e o Executor dos conselhos de Deus.

Então você lê que “Deus deu a Ele” essa revelação. Isso significa que o Senhor Jesus é visto aqui como Homem, que assumiu um lugar de dependência. Ele recebe tudo das mãos de Deus. Ele é tão verdadeiramente Homem, que está escrito Dele que Ele, como Homem, não sabe quando o cumprimento das coisas acontecerá (Mar 13:32). Aqui você está diante de um mistério inconcebível de Deus e do Homem em uma Pessoa.

Então João escreve sobre o propósito da revelação e isso é “mostrar a seus servos as coisas que em breve devem acontecer”. Os servos aqui são em primeiro lugar os profetas (Ap 10:7; Ap 11:18), mas também representam os crentes em um sentido geral (Ap 7:3; Ap 19:5; Ap 22:3; Rm 6:19-22). Para poder ver as coisas que estão por vir e recebê-las, você precisa ter a mente de um servo. Ao contrário, se você souber o que está por vir, fará de você um servo melhor. Você estará servindo com discernimento de acordo com os grandes planos de Deus, tendo em vista a igreja, o cristianismo, Israel e o mundo.

A palavra “mostrar” realmente desempenha um papel importante no Apocalipse. Agora Deus continuamente ‘mostra’ coisas a João e João, por sua vez, transmite o que foi ‘mostrado’ a ele. O objetivo deste livro é mostrar que o julgamento está chegando. Acontecerá “em breve” ou ‘com pressa’, o que é rápido, rápido.

Você pode dizer que não é tão ruim, pois faz quase dois mil anos que isso foi escrito e ainda não aconteceu. Mas não se engane. Esta palavra continua em vigor, pois o tempo não conta para Deus e para a fé (Sl 90:4; 2Pe 3:8). E isso “deve” acontecer. Você pode dizer que há menção aqui de uma obrigação divina. Deus não é apenas o Deus onisciente que diz o que vai acontecer, Ele também é o Deus onipotente que faz as coisas acontecerem do jeito que Ele quer.

Para revelar Seus planos com o mundo e, acima de tudo, para revelar Seu Filho, Ele usou anjos. Na verdade, os anjos têm sido usados com mais frequência por Deus como mediadores (Atos 7:38; Gálatas 3:19). O fato de Deus usar anjos indica que há uma distância entre Ele e João, a quem Ele dá Suas mensagens. Isso vale ainda mais para aqueles a quem João, por sua vez, deve transmitir essas mensagens.

Antigamente João recebia mensagens do Senhor enquanto estava deitado em Seu seio (Jo 13:23-26). Isso indica confidencialidade. No entanto, João não é o apóstolo aqui, mas o profeta. Os profetas falam ao povo de Deus quando ocorre a decadência. Eles alertam para correr o risco de julgamento. João é o último na cadeia de cinco elos através dos quais a revelação de Deus chega aos Seus servos:

1. a revelação vem de Deus;
2. é de Jesus Cristo;
3. por Seu anjo;
4. para João;
5. para Seus servos.

A revelação “foi comunicada” ou “foi significada” (NKJV) a João. Esta expressão é típica deste livro. É derivado da palavra ‘sinal’. Muitas vezes João recebe as mensagens sobre o que está por vir por meio de sinais ou símbolos, através dos quais consegue ver o que deve acontecer. Algo assim vemos em Mateus 13 onde o Senhor faz uso de parábolas. Ele os usa para ensinar. Ele diz a Seus discípulos por que Ele faz isso e diz que através de Sua explicação eles serão capazes de entender o significado mais profundo dessas parábolas, enquanto permanecerá oculto para a massa de pessoas (Mateus 13:10-17; Mateus 13:34- 35).

Neste livro você verá que os símbolos que são usados especialmente são emprestados da natureza: os corpos celestes (o sol, a lua, as estrelas), os fenômenos naturais (por exemplo, o vento, o raio), o mundo das plantas (por exemplo, as árvores, grama), o mundo dos animais (por exemplo, o cordeiro, o gafanhoto), o mundo dos homens (por exemplo, a mãe e a criança, a prostituta e a noiva), o mundo da cultura (instrumentos musicais, ferramentas agrícolas). Também os muitos números que aparecem no Apocalipse são muitas vezes simbólicos (dois, três, três e meio, quatro, cinco, seis, sete, oito, dez, doze, vinte e quatro, quarenta e dois, cento e quarenta e quatro, seis cento e sessenta e seis, mil, duzentos e sessenta, mil e seiscentos).

A explicação disso não o deixa à sua imaginação. Os símbolos são explicados

1. pelo próprio livro,
2. pelo contexto do livro e
3. pelo uso dele no Antigo Testamento.

Isso não significa que sempre haja uma explicação inequívoca para cada símbolo. Também acontece que certos assuntos ou eventos não são símbolos, mas devem ser tomados literalmente.

Em suma, ao abrir este livro para lê-lo, estamos no início de uma emocionante jornada de descoberta. Façamos isso com a mente humilde de quem sabe que o Deus onipotente quer compartilhar seus planos conosco. Oremos ao mesmo tempo para que o que Ele nos revela tenha o efeito de colocarmos nossa vida à Sua disposição.

Agora leia Apocalipse 1:1 novamente.

Reflexão: Agradeça ao Senhor que Ele quer que você esteja envolvido com Seus planos futuros e peça a Ele que o ajude a viver de acordo com isso.

Apocalipse 1.2 A palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo são as razões pelas quais João foi exilado na ilha de Patmos (v. 9) e, também, o motivo por que os crentes são perseguidos hoje em dia. A expressão de tudo o que tem visto refere-se às visões relatadas em Apocalipse.

Apocalipse 1.3 Bem-aventurado, significando espiritualmente feliz, de acordo com a perspectiva de Deus ler e reter essa revelação é a primeira das sete bem-aventuranças citadas em Apocalipse (14.13; 16.15; 19.9; 20.6; 27.7,14). Esse é o primeiro de muitos grupos de sete encontrados em todo o livro, número este que significa completude, perfeição.

Bem-aventuranças, ou macarismos, são expressões estereotipadas iniciadas com a palavra makarios (bem-aventurados). Eles existem em duas formas: sabedoria (por exemplo, Sl 1: “Felizes/Bem-aventurados os que não seguem o conselho dos ímpios, não seguem o caminho dos pecadores ou se sentam na roda dos escarnecedores”) e apocalípticos (por exemplo, , Dan 12:12-13: “Felizes os que perseveram e alcançam os mil trezentos e trinta e cinco dias. Mas tu, segue o teu caminho e descansa; ressuscitarás para o teu galardão no fim dos dias”). Que a forma de bem-aventurança é importante para João fica claro pelo fato de que ele tem exatamente sete delas (1:3; 14:13; 16:15; 19:9; 20:6; 22:7, 14). Operando a partir de uma sensibilidade do Antigo Testamento, onde representa inteireza e conclusão, o número “sete” é tão teológico para João quanto numérico. Sermão da Montanha.

Na verdade, as quarenta e quatro bem-aventuranças do Novo Testamento são encontradas com mais frequência no modo apocalíptico. Ambos os modos (sabedoria e apocalíptico) reconhecem que a pessoa que busca fazer a vontade de Deus é bem-aventurada. Nesse sentido, eles têm potencial indicativo e imperativo. Como uma declaração indicativa, o macarismo descreve o participante que está em relacionamento correto com Deus. Há também indicações claras, no entanto, de que as formulações dos makarios têm um sentido imperativo. Como demonstra a passagem de Dan 12:12-13, a pessoa que realiza uma determinada atividade é considerada abençoada e posteriormente recompensada. Ao vislumbrar uma recompensa proléptica, o macarismo estimula o que é considerado um comportamento positivo, “salvífico”.

Por natureza, as bem-aventuranças são comparativas. No modo indicativo, as bênçãos seculares são relegadas a uma posição inferior às alegrias associadas ao reino de Deus. No imperativo, enquanto alguns comportamentos são considerados makarios, outros não. O que é um comportamento abençoado em 1:1-3? A pessoa bem-aventurada é aquela que testemunha o que o próprio Jesus testemunhou. A pessoa que lê este testemunho em voz alta para que outros possam ouvi-lo e as pessoas que ouvem este testemunho e o guardam são também aquelas que João considera bem-aventuradas. A ética implícita é tão importante que, antes de encerrar, pronunciará novamente a recomendação no epílogo de 22,7: “Eis que venho em breve! Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro” (cf. . Lucas 11:28). João encoraja seus ouvintes e leitores a perceberem a importância dessa “observação” (ver comentários sobre 3:3, 10; 12:17; cf. 3:8; 14:12; 16:15; 22:9); ele promete vitória escatológica àqueles que o fizerem (2:26-29; 3:10). (Sobre a conexão entre “ouvir” e “guardar” como uma combinação ética em Apocalipse, veja o comentário em 22:17.)

Quando João descreve sua própria obra como uma palavra de profecia (veja o comentário em 22:6), ele tem um ponto específico em mente. Um profeta é um servo que testemunha o senhorio de Deus e de Cristo, mesmo em circunstâncias imperiais em que representantes do governo procuram cooptar ou aniquilar esse testemunho. O objetivo primário da profecia, então, não é predizer o futuro, mas modelar e assim incitar o comportamento presente de testemunho que resiste às tentativas imperiais de sequestrar o senhorio que pertence exclusivamente a Deus e a Cristo. É sua exortação profética a esse tipo de testemunho que João deseja que seu povo ouça e guarde.

João exorta os crentes a testemunhar porque o tempo (do movimento de Deus para julgamento e salvação) está próximo. No epílogo, em 22:10, João ouve um anjo fazer a mesma afirmação. João estava errado? Dado que o século XXI amanheceu sem o início do novo céu e da nova terra de Deus, alguém teria que dizer que sim. Concentrar-se no erro de tempo, porém, seria perder o ponto teológico primário de João. Para seu crédito, ele nunca oferece um cronograma. Em vez disso, ele usa a expectativa iminente para criar um senso de urgência que espera fomentar o testemunho apaixonado do senhorio exclusivo de Deus, mesmo em um contexto em que os crentes em Cristo certamente seriam perseguidos por fazerem uma afirmação tão ultrajante (veja o comentário em 22:7).

Veja: Estudo sobre Apocalipse

Apocalipse 1.4 João endereçou Apocalipse às sete igrejas na província romana da Asia, área que atualmente corresponde ao sudoeste da Turquia. As igrejas localizavam-se em uma região de uns 80km, e seus nomes estão dispostos em ordem, no sentido dos ponteiros do relógio, partindo do sudoeste. Graça é a versão cristã para uma saudação comum no grego, e paz [hb. shalom] é uma típica saudação hebraica. Aquele que é, e que era, e que há de vir designa Deus, que não só existe agora, mas sempre existiu e existirá eternamente (Hb 13.8). A expressão os sete espíritos pode referir-se aos anjos das sete igrejas (cap. 2 e 3), a sete outros anjos (Ap 8.2), ou à plenitude do Espírito Santo (Is 11.2).
SETE EM APOCALIPSE
O número sete é importante estrutural e simbolicamente no livro do Apocalipse. Estruturalmente, João organizou sua escrita em torno do número sete. Exemplos óbvios disso são as mensagens às sete igrejas (caps. 2–3), os sete selos (caps. 6–8), as sete trombetas (caps. 8–11) e as sete taças (caps. 15– 16). Outros usos explícitos do número sete incluem os sete espíritos (1:4; 5:6), os sete anjos das igrejas (1:20), as sete estrelas (1:16, 20; 2:1), os sete candelabros (1:12, 20; 2:1), as sete tochas (4:5), os sete trovões (10:3-4), o Cordeiro com sete chifres e sete olhos (5:6), os sete dragão com cabeças (12:3), e a besta de sete cabeças (13:1). No mundo antigo, o número sete às vezes era considerado um número sagrado. Rituais ou objetos associados ao divino geralmente ocorriam em grupos de sete. No judaísmo, o sete tinha um significado especial porque o sétimo dia era o sábado, o dia de descanso e o santo dia de Deus. Sete também era visto como um número que denotava completude ou perfeição, talvez derivado da observação de sete planetas no céu. No Apocalipse, o número sete frequentemente parece carregar esse significado simbólico. Assim, por exemplo, os “sete espíritos que estão diante de seu trono” (1:4) provavelmente representam a totalidade do espírito de Deus. Para mais informações sobre o antigo significado do número sete, ver M. H. Pope, “Seven, Seventh, Seventy,” Interpreter’s Dictionary of the Bible, ed. George Arthur Buttrick, 4 vols. (Nashville: Abingdon, 1962), 4:294-95; e Jöran Friberg, “Numbers and Counting”, The Anchor Bible Dictionary, ed. David Noel Freedman, 6 vols. (Nova York: Doubleday & Co., 1992), 4:1139-45. Por outro lado, Adela Yarbro Collins (“Numerical Symbolism in Jewish and Early Christian Apocalyptic Literature,” Aufstieg und Niedergang der römischen Welt, ed. Hildegard Temporini e Wolfgang Haase [Berlim: Walter de Gruyter, 1984], II.21.2:1221 -87) argumentou que há pouca evidência para apoiar a crença de que sete era um símbolo de completude.
Apocalipse 1.5 Jesus Cristo, o primogênito dos mortos, garantiu a ressurreição futura do cristão por meio de Sua própria ressurreição (1 Co 15.20,23). Embora Ele seja o legítimo príncipe, até a Sua segunda vinda, não exercerá Sua autoridade (Mt 28.18) de maneira completa sobre os reis da terra (Ap 19.17-21). Mas, quando votar, Ele estabelecerá Seu Reino de forma plena na terra (Ap 1.6) e nomeará corregentes preparados, os quais compartilharão de Sua autoridade para governar nações em submissão a Ele (Ap 2.26,27; 3.21; 5.10; 20.4; 21.24).

Apocalipse 1.6 Reis e sacerdotes lembram o desígnio de Israel em Êxodo 19.6, o qual também é aplicado à Igreja pelo uso da expressão sacerdócio real em 1 Pedro 2.9. Cristo, ao sacrificar a si mesmo (Ap 1.5), salvou e separou para si um povo especial, os cristãos, sacerdotes reais, para oferecerem sacrifícios espirituais a Deus (Rm 8.17; Hb 3.1,14; 13.15,16).
Apocalipse 1:2-6
Destinatários, Bênção e Louvor

Apocalipse 1:2. A revelação da qual João é testemunha e na qual ele envolve você não é invenção dele mesmo. Vem a você com toda a autoridade da Palavra falada por Deus. O que João deu testemunho sobre os eventos vindouros vem da boca de Deus. Como ênfase extra, acrescenta-se que o que Deus disse está completamente coberto pelo “testemunho de Jesus Cristo”. O Senhor Jesus testifica do que Deus falou.

“Tudo o que ele viu” é o conteúdo de todo este livro. Tudo o que João viu e escreveu neste livro é, portanto, a Palavra de Deus, enquanto o testemunho de Jesus Cristo indica sua natureza profética. Afinal, trata-se da revelação, do processo dEle se tornar visível no mundo.

Apocalipse 1:3. Há uma bênção especial ligada à leitura e à leitura para outros deste livro e à audição de seu conteúdo: você é considerado “bem-aventurado”. Ninguém pode ‘lê-lo’ e ‘ouvi-lo’ sem ser abençoado. O que você lê e ouve são mensagens sobre eventos futuros que são inspiradas palavra por palavra.

Além de ler e ouvir, também é importante “atender às coisas que estão escritas nele”. “Observar” significa que você guarda essas coisas em seu coração, para que influenciem também na prática de sua vida. Afinal, sua vida está sendo guiada pelo seu coração (Pv 4:23). A chamada para guardar retorna mais uma vez no final do livro (Ap 22:7). O que está escrito neste livro está, portanto, preso entre essas duas chamadas.

Na verdade, o fato de estar “escrito” significa que é de valor duradouro. Sempre é possível ser lido para ver o que ainda deve acontecer e também pode ser lido para verificar o que está acontecendo ao seu redor. Portanto, você tem um manual perfeito do futuro em suas mãos. Gostaria de aconselhá-lo a consultá-lo com frequência porque “o tempo” que tudo será levado a uma decisão “está próximo”. O Senhor Jesus está prestes a aparecer e julgar.
Apocalipse 1:4. João é o único a escrever este livro. O Senhor Jesus disse a respeito dele que ele permaneceria em seu ministério, até que Ele venha (João 21:22). Isso significa que João também tem um ministério em relação ao futuro. Em certo sentido, ele já alcança esse ministério quando fala em sua primeira carta sobre o anticristo e a volta de Cristo e a decadência que já estava aparecendo. Mas a plena realização disso encontramos neste livro bíblico Revelação.

Ele escreve o livro “para as sete igrejas que estão na Ásia”. A menção do número “sete” não é insignificante. O número sete representa a perfeição. As sete igrejas representam toda a igreja. Ainda existem sete igrejas diferentes. Você verá melhor quando estudarmos os capítulos 2 e 3. Isso significa que toda a igreja se manifestou de diferentes maneiras na terra.

Você deve ter notado nas cartas que Paulo escreveu para várias igrejas que as igrejas locais são diferentes umas das outras. Essa variedade não é vista apenas nas diferentes igrejas locais, mas também nos vários períodos da existência da igreja na terra. Você reconhece isso diretamente quando pensa apenas em como a igreja era no começo e como a igreja é hoje. Dessa forma, há mais diferenças no desenvolvimento da igreja.

Todas essas diferentes igrejas podem aprender muito umas com as outras e nós também podemos aprender muito com isso. É por isso que é tão maravilhoso que na Palavra de Deus temos este escrito de João para eles.

Também é bonito ver que a bênção da “graça” e da “paz”, que você pode lembrar das cartas de Paulo, também é desejada por João aqui às sete igrejas. “Graça” é a fonte de toda bênção, é o favor imerecido de Deus, que você recebe apenas com base em Quem Ele é. Se você perceber que Deus lida com você em graça, o resultado será que você seguirá seu caminho com “paz” em seu coração, sejam quais forem as circunstâncias.

Ainda difere das cartas de Paulo quando se trata da questão de quem você recebe a bênção. Nessas cartas, a bênção vem de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. Aqui é “daquele que é, que era e que há de vir, e dos sete Espíritos que estão diante de seu trono”. Isso está totalmente de acordo com este livro da Bíblia. Aqui você encontra Deus como Ele é apresentado no Antigo Testamento: como Jahweh, o Deus da aliança, o Deus da fidelidade à Sua aliança. Então o que é dito a seguir não é primeiramente ‘Quem foi’, mas ‘Quem é’. Isso significa que Ele é visto como o “EU SOU QUEM EU SOU” (Êxodo 3:14). Mas Ele é também Aquele “que era”. Esse é o Deus do passado, que sempre cuidou de Seu povo e de toda a terra. Ele é também Aquele “que há de vir”, pois Ele também é o Deus do futuro.

Então, na bênção, “os sete Espíritos” são mencionados. Este é o Espírito Santo, mas como o Espírito de poder por meio de quem Deus executará os julgamentos de Seu trono. O número sete refere-se à variedade e à perfeição com que o Senhor Jesus executará os julgamentos no poder deste Espírito em Seu retorno (cf. Is 11:2). Portanto, a atenção é atraída para o “trono” de Deus, que enfatiza que se trata de reinar e exercer o poder.

Apocalipse 1:5. Por fim, a graça e a paz são desejadas “da parte de Jesus Cristo”. Assim como com os sete Espíritos, aos quais se acrescenta “que estão diante do seu trono”, também algo se acrescenta ao nome de Jesus Cristo. Você pode realmente dizer que três títulos Dele são mencionados, todos relacionados com a terra.
Ele Era
A “fiel testemunha” de Deus no passado na terra (1 Timóteo 6:13), desde o ventre até a cruz (João 18:37). Ele sempre foi fiel. A igreja também era para ser assim, mas ela falhou e ainda falha em fazê-lo.
Ele é também
“o primogênito dos mortos”. Ele é isso no tempo presente, desde Sua morte e ressurreição (Atos 26:23; Colossenses 1:18). ‘Primogênito’ significa que Ele é o mais alto na ordem de classificação no reino da ressurreição.
Ele é
“o governante dos reis da terra”. Ele também o é agora, mas o será abertamente no futuro; é assim que Ele será revelado (Sl 89:27).

Quando Ele é apresentado assim, a igreja responde espontaneamente a isso. Essa será a sua resposta também. O coração de cada um que O ama concorda que Ele “nos ama”. Ele nos amou e ainda nos ama. Não é maravilhoso que Ele, que é enfaticamente apresentado como o Juiz neste livro, seja Aquele que ama você? Seu amor foi especialmente expresso na maneira como Ele “nos libertou de nossos pecados com Seu sangue”. Isso significava para Ele que Ele tinha que entrar na morte, pois somente Seu sangue poderia redimir você de seus pecados. Para você, significa que todos os julgamentos futuros passarão por você completamente, pois Ele o redimiu de uma vez por todas. Isso não é motivo para louvá-lo?

Apocalipse 1:6. Mas Ele fez mais do que tudo o que fez no passado, o que foi necessário para nos libertar do julgamento. Ele levou nossos pecados para nos tornar algo. Ele, a saber, “nos constituiu [para ser] um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai”. O que você se tornou é o que Ele fez de você para ser. Não há absolutamente nenhuma conquista da sua parte. Você deve tudo a Ele. Não é nada mais do que uma grande graça que você possa participar de Seu governo. Como pessoa redimida, você recebe, juntamente com todos os crentes, uma dignidade real junto com Cristo, “o príncipe dos reis da terra”, de modo que você também é exaltado acima dos reis da terra (1Pe 2:9; Ex 19:6).

Assim, você também é feito sacerdote diante de Seu Deus e Pai. Tudo o que o Senhor Jesus fez, Ele o fez visando a honra de Seu Deus e Pai. Você é feito uma pessoa que tem permissão para louvar e adorar na presença de Deus (Ap 4:10; Ap 5:9; Hb 13:15; 1Pe 2:5). Você já pode fazer isso agora. Quando o Senhor Jesus assumir Sua majestade real, você poderá ser um meio de bênção para aqueles que estão enfrentando dificuldades na terra e que vão a Deus com seu sofrimento. Você então pode trazer ‘orações dos santos’ diante de Deus (Ap 5:8).

A Ele seja a glória por tudo o que Ele fez por você. Tudo o que você se tornou reflete a glória Dele. Enquanto o homem sempre fez todas as coisas para sua própria glória e em sua própria força, o Senhor Jesus fez tudo para a glória de Deus, de quem Ele extraiu todo o poder como Homem. Como Homem Ele viveu de todas as palavras que saíram da boca de Deus (Mateus 4:4). O que O caracterizou como Homem e o que Ele conquistou será visto e regozijado para sempre. Não resta mais nada a você do que concordar de todo o coração com o “amém” com o qual termina este louvor.

Agora leia Apocalipse 1:2-6 novamente.

Reflexão: O que você aprende aqui sobre a Palavra de Deus e sobre o Senhor Jesus?

Apocalipse 1.7 A frase vem com as nuvens lembra a visão que Daniel teve acerca do Filho do Homem (Dn 7.13; Mt 24.30). Jesus associa a visão de Daniel à Sua gloriosa segunda vinda (Mt 24-30; At 1.11). A expressão todo olho indica que Cristo será visível universalmente na Sua segunda vinda, ao contrário do que ocorreu em Sua primeira vinda. A frase até mesmo os que o traspassaram alude à crucificação de Cristo (Jo 19.34), por influência dos líderes judeus, e aponta para a profecia de Zacarias que diz que Israel se lamentará por ter rejeitado o Messias (Zc 12.10; Jo 19.34,37). De fato, não apenas Israel, mas também todas as tribos da terra se lamentarão por terem rejeitado Cristo e se arrependerão por sua incredulidade.

O versículo 7 contém um pronunciamento profético que combina elementos de Daniel 7:13 e Zacarias 12:10. A combinação desses dois textos da Bíblia Hebraica provavelmente não é criação do próprio João, mas parte da tradição cristã primitiva porque a mesma combinação, embora na ordem inversa, ocorre também em Mateus 24:30. A primeira parte do pronunciamento atribui a Jesus a descrição de Daniel de uma figura humana (“como um filho do homem”) que desce do céu com as nuvens e recebe “domínio, glória e realeza” (Dn 7: 14). Em Daniel, essa figura misteriosa é provavelmente uma referência ao arcanjo Miguel, que em certo sentido representa o fiel povo de Deus. Para João, como para outros pensadores cristãos primitivos, Jesus é quem cumprirá esse papel. João se baseia nesta mesma imagem de Daniel em outra parte do Apocalipse (1:13; 14:14). João imaginou que essa aparição de Jesus seria de tal magnitude que “todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram”. Linguagem como essa não deve ser tomada literalmente. Isso é linguagem poética. É a maneira de João dizer que o governo de Deus sobre o mundo, efetuado por meio de Jesus, não será um evento local menor, mas um evento de significado universal.
ATRASO NA VIDA DE CRISTO
A igreja primitiva acreditava que Jesus ressuscitado voltaria muito em breve para completar a vinda do reino de Deus, cuja inauguração ele anunciou durante seu ministério. Paulo aparentemente esperava o retorno de Jesus em breve. Com o passar dos anos e o evento previsto não ocorrendo, os primeiros cristãos lidaram com esse retorno tardio de várias maneiras. Alguns reagiram com medo e preocupação com os cristãos que já haviam morrido (1 Tessalonicenses 4:13-18); alguns alegaram que o dia da volta de Cristo já havia ocorrido ou estava ocorrendo (2 Tessalonicenses 2:1-2); alguns reinterpretaram o significado de “em breve”, afirmando que “para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos são como um dia” (2 Pedro 3:8). Para João, a gravidade de sua situação atual o levou a concluir que certamente o fim deve estar próximo. Deus não permitiria que o mundo continuasse por muito mais tempo. Ele interpretou os acontecimentos de sua época como sinais de que Cristo voltaria em breve para estabelecer a justiça e a retidão de Deus.
A aparição do outrora crucificado Jesus afeta até mesmo os responsáveis por sua morte. Todas as pessoas se juntam ao luto. O texto não especifica se o remorso do povo é baseado em sua contrição e arrependimento (como no texto de Zacarias) ou se é uma reação de culpa e medo. Em outra parte do Apocalipse, João insinua que todo o mundo acabará sendo atraído pela influência e poder da misericórdia de Deus (veja 15:3-4; 21:24; 22:2). Talvez João tenha pretendido isso aqui também. O tema da reversão é proeminente em todo o livro do Apocalipse. O Cordeiro imolado é o Cordeiro vitorioso; aqueles que foram oprimidos e perseguidos são justificados; os poderosos se tornam impotentes. Aqui, aqueles que provocaram a morte de Jesus agora lamentam suas ações. O foco nesta cena não está nos enlutados, no entanto. A figura central é aquele que vem nas nuvens, o Jesus triunfante. Esta é uma cena de vindicação. João lembra a seus leitores que o drama do trato de Deus com o mundo não terminou com a crucificação da fiel testemunha de Deus, pois o último ato ainda está para ser realizado. Quando a cortina final cair, aqueles que se opuseram a Deus ficarão surpresos com o final. Mesmo aqueles que foram responsáveis pela morte de Jesus lamentarão seu ato. As visões do Apocalipse são a tentativa de João de retratar em linguagem simbólica a espantosa verdade de que todo mal e toda injustiça acabarão se curvando diante do poder indomável de Deus. O último capítulo do Apocalipse termina com João ansiando pela ocorrência desse evento, clamando: “Vem, Senhor Jesus!” (22:20). João ressalta a importância desse pronunciamento acrescentando uma dupla confirmação: “Assim é para ser [literalmente, “sim”]. Amém.”

Apocalipse 1.8 A autodescrição de Deus como o Alfa e o Omega (a primeira e a última letra do alfabeto grego), princípio e o fim, indica que Ele é o Todo-poderoso e eterno, já existindo que tudo fosse por Ele criado. Esse conhecimento pode ser um grande conforto para quem está sofrendo (v. 9). O Senhor está guiando a história de maneira soberana em direção à sua consumação, à vitória de Cristo sobre tudo e todos (1 Co 15.24-28).

Apocalipse 1.9 João se identifica fortemente com seus leitores como um irmão e companheiro na aflição, uma tribulação que alguns já estavam sofrendo (Ap 2.9,10). Paulo disse que haveria muitas tribulações (At 14.22) para os cristãos antes da vinda do reino (Ap 11.15). Tais provações servem para desenvolver paciência e maturidade cristã (Tg 1.2-4); afinal, suportá-las é um pré-requisito para reinar com Jesus (Rm 8.17; 2 Tm 2.12). O sofrimento imediato de João estava relacionado ao seu exílio na pequena ilha de Patmos, no mar Egeu. Embora o apóstolo tivesse sido exilado como uma tentativa de silenciar a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo (a palavra grega traduzida como testemunho significa literalmente testemunha, e está associada à palavra mártir), João, continuou escrevendo o Apocalipse (1,2) como testemunha de Cristo.

Ninguém além de João se dirige a seus leitores. Ele não se apresenta como um apóstolo, mas como um “irmão” entre os irmãos (no seu evangelho ele se autodenomina “discípulo”, Jo 21:24, e em suas cartas um “presbítero”, 2 Jo 1:1; 3 Jo 1:1). Ele também se autodenomina “companheiro na tribulação”, de onde derivamos que ele compartilha o mesmo destino de seus companheiros crentes que também tiveram que suportar o sofrimento sob o imperador de Roma. A tribulação anda junto com a fé. É o caminho que você deve percorrer para entrar no reino de Deus (Atos 14:22).

A hora de reinar ainda não chegou. Você ainda tem que perseverar, através de todos os tipos de tribulações e testes, até que chegue o momento de reinar. Quando o Senhor Jesus voltar, será o momento. Ao considerar isso, você também pode ter em mente que o Senhor Jesus também está esperando pelo estabelecimento do reino.

João fala sobre “Jesus” aqui, que é o Nome de Sua humilhação e um lembrete de Sua permanência na terra. Quando Ele estava na terra, Ele também mostrou essa perseverança. Seu testemunho para Pilatos, quando ele pergunta se Ele é o Rei dos Judeus, soa assim: “Mas, como é, o meu reino não é deste reino” (João 18:36). Preste atenção às palavras “mas como é”. Isso mostra que durante Sua presença na terra Ele não estabeleceu Seu reino. Isso foi e ainda é agora também, por vir.

João testificou da Palavra de Deus desse reino. O governante romano viu isso como uma ameaça para seu próprio reino e posição e não aprovou isso (cf. Atos 17:7) e, portanto, o expulsou para “a ilha chamada Patmos”. João não falava o que os homens gostavam de ouvir, caso contrário, ele não estaria no cativeiro agora. Ele era ‘analfabeto’ (Atos 4:13), mas falava a Palavra de Deus com poder e autoridade. Em sua pregação, ele testificou de Jesus, que é o centro de todos os pensamentos e planos de Deus.

Apocalipse 1.10-11 A expressão em espírito alude ao estado de exultação espiritual no qual João se encontrava quando recebeu as visões do Apocalipse (Ap 4.1,2). Cada uma das sete igrejas na província da Ásia recebeu uma cópia completa de Apocalipse e uma mensagem individual da parte de Cristo (Ap 2.1—3.22). Aqui temos um vislumbre do estado profético/apocalíptico, como João nos diz que ele era ἐν πνεύματι (en pneumati, no Espírito), quando recebeu a primeira visão. Esta frase ocorre quatro vezes no Apocalipse (1:10; 4:2; 17:3; 21:10), e alguns (por exemplo, D. Turner 1992: 281) postularam que este é um marcador primário que designa os quatro principais divisões do livro. Poucos, no entanto, chamariam isso de marcador importante, embora seja usado como um recurso literário para apontar a natureza apocalíptica das visões. Além disso, embora isso possa se referir ao espírito humano (ou seja, o “estado espiritual” em que João recebeu a visão), quase certamente se refere ao Espírito Santo como a fonte. A frase aparece frequentemente no NT, às vezes por inspiração de autores do AT (por exemplo, Mateus 22:43) ou de expressão profética (por exemplo, Lucas 2:27; 1 Coríntios 12:3) ou de espiritual orientação (por exemplo, Atos 19:21). Jeske (1986: 455, 462-63) diz que se refere não à experiência extática, mas à “participação na comunidade do Espírito Santo”. Uma vez que a obra do Espírito Santo no livro está ligada à comunidade como um todo, esse também é o objetivo aqui. Nas experiências visionárias de Atos 11:5; 22:17; e possivelmente de 2 Cor. 12:2–4, no entanto, esta foi uma experiência extática na qual o Espírito Santo assumiu os sentidos. Mas ao contrário de Pedro em Atos 10:10 e Paulo em 16:9, João parece estar consciente ao receber esta mensagem e visão. O Espírito como fonte de inspiração profética é bastante comum no AT (por exemplo, Num. 24:2; 1 Reis 18:12; Joel 2:28; mas especialmente em Ezequiel 3:12, 14; 8:3; 11:1, 24; 37:1; 43:5, com sua característica “O Espírito do Senhor me levantou e me trouxe”). Assim como Ezequiel e em cumprimento da profecia de Joel sobre o fim dos tempos (2:28, “os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”), João aqui está indicando uma experiência visionária enviada pelo Espírito com a intenção de dizer a seus leitores que Deus está, de fato, no processo de encerrar a história (ver a excelente discussão em Bauckham 1993a: 150-59).

João teve esta visão ἐν τῇ κυριακῇ ἡμέρᾳ (en tē kyriakē hēmera, no Dia do Senhor), frase encontrada apenas aqui no NT. Três opções foram sugeridas para o seu significado: (1) Pode ser uma referência ao dia escatológico do Senhor, de modo que João é transportado para o tempo do eschaton (assim Bullinger 1909: 12; Walvoord 1966: 42); mas nem a linguagem aqui nem o conteúdo de 1:12-20 tornam isso provável, pois o NT comumente usa o genitivo κυρίου (kyriou, do Senhor) para designar o “dia do Senhor”, enquanto João aqui tem o adjetivo. (2) Pode se referir ao Domingo de Páscoa como o dia da parusia dentro dos limites da liturgia pascal (M. Shepherd 1960; Strand 1966–67); mas isso é altamente especulativo, e essa visão não surgiu até pelo menos um século depois. (3) Provavelmente esta frase se refere ao domingo, escolhido pela igreja primitiva com base na ressurreição como o dia de adoração (Stott 1965–66; Bauckham 1982: 221–50). Stott (73–74) argumenta que κυρι ακῇ foi originalmente associado à ressurreição e depois ao triunfo escatológico do Senhor dos senhores e, portanto, passou a ser usado para o “Dia do Senhor”. É provável que a igreja judaico-cristã adorasse nas sinagogas no sábado judaico e em suas próprias assembleias desde os primeiros tempos no domingo, celebrando a Eucaristia e adorando a Cristo juntos (cf. Atos 2:42). Embora esta seja a primeira aparição do “Dia do Senhor” como um termo técnico para a adoração dominical, tornou-se um termo comum para tal no segundo século. João estava adorando naquele dia e recebeu esta visão.

A experiência extática é auditiva antes de ser visionária. João ouve ϕωνὴν μεγάλην ὡς σάλπιγγος (phōnēn megalēn hōs salpingos, uma voz alta como uma trombeta). A “voz alta” é comum no Apocalipse para tais mensagens auditivas e, na maioria das vezes, é de um anjo (por exemplo, 5:2, 12; 7:2; 10:3; 14:15, 18; 19:17), e assim alguns postularam que isso também é um anjo. No entanto, a repetição da comissão de escrever em 1:19 é claramente a voz de Cristo, e em outras partes do livro o anjo é mencionado diretamente. Portanto, é mais provável que Cristo esteja aqui também. A metáfora da “trombeta” tem grande significado, pois em quase todas as ocorrências do NT ela tem significado escatológico como um prenúncio do dia do Senhor (Mateus 24:31; 1 Coríntios 15:52; 1 Tessalonicenses 4:16) ou uma teofania (Heb. 12:19). Ambos os harmônicos são destinados aqui. Três aspectos em seu uso no AT podem ser significativos para seu uso escatológico no Apocalipse: sinalizar guerra (Jz 3:27; 6:34; Ez 7:14); como arautos do rei, especialmente no sentido da coroação (2 Sam. 15:10; 1 Reis 1:34–35); e na adoração cultual durante procissões festivas (2 Sam. 6:15; Neh. 12:35–36) ou ofertas de sacrifício (2 Crônicas 29:27–28). Todos os três são pretendidos no livro; o primeiro torna-se proeminente mais tarde, mas aqui o segundo e o terceiro são mais centrais. A voz de Cristo é teofânica e prepara para o aparecimento e adoração daquele “como um filho do homem” em 1:12–20.

A comissão de “escrever” em 1:11 é o primeiro de doze desses mandamentos no livro. Além desta ocorrência no capítulo 1, há sete nas cartas (caps. 2 e 3) e mais quatro no restante do livro (1:19; 14:13; 19:9; 21:5), sempre com o imperativo aoristo γράψον (grapson, escreva). Como é o tempo normal para tal comando, tem sua força básica simples, “escreva isso”. Como observa Beale (1999: 203), isso carrega conotações do encargo de Yahweh aos profetas do OT (Êxodo 17:14; Isaías 30:8; Jer. 36:28; Tob. 12:20). O conteúdo da mensagem, Ὃ βλέπεις (ho blepeis, o que você vê), é colocado antes do imperativo para dar ênfase. A repetição da ordem de escrever em 1:19 e nos capítulos 2 e 3 poderia restringir isso à visão de 1:12-16. Nesse sentido, haveria uma inclusio no tempo presente “veja” aqui e o aoristo “o que você viu” em 1:19, enquadrando essa significativa primeira visão com a ordem de “escrever”. No entanto, o versículo 19 aponta além dos versículos 12–16 para o que é agora (caps. 2–3) e o que acontecerá depois (caps. 4–22). Portanto, esse comando provavelmente apresenta as visões de todo o livro e é expandido no versículo 19.

João então passa a enumerar os destinatários desta epístola apocalíptica, as sete igrejas da província da Ásia. Embora isso seja explicado com mais detalhes nos próximos dois capítulos, alguns comentários preliminares podem ser feitos. A ordem das cidades é significativa, pois elas formam a rota circular de um carteiro começando em Éfeso e movendo-se primeiro para o norte até Esmirna e Pérgamo, depois virando para o sudeste até Tiatira, para o sul até Sardes, para o leste até Filadélfia e finalmente para o sudeste até Laodicéia.. Além disso, devemos perguntar por que essas cidades em particular são escolhidas. Troas e Colossos eram centros críticos do NT, e Magnésia e Tralles eram cidades mais importantes do que Filadélfia ou Tiatira. A melhor solução ainda é provavelmente a de William Ramsay, conforme argumentado posteriormente por Hemer (1986: pp. 14-15). Estas sete cidades formavam um centro natural de comunicação para o resto da província, uma vez que se encontravam em ordem de sequência numa via circular interior através do território. Há boas razões para supor que desde os tempos paulinos eles se tornaram “centros de organização e distribuição” a partir dos quais as mensagens seriam difundidas para as outras igrejas da província. DeSilva (1990: 193) também aponta que essas cidades em particular foram escolhidas em parte por sua relação com o culto imperial. Todos, exceto Tiatira, tinham templos dedicados aos imperadores, e todos, exceto Filadélfia e Laodiceia, tinham sacerdotes e altares imperiais. Eu acrescentaria um outro ponto. Eles também representavam os problemas das outras igrejas da região (observe como cada carta inclui “Ouvi o que o Espírito diz às igrejas”). Como veremos, cada cidade tinha seu próprio conjunto de problemas, mas também serviu de exemplo para as outras igrejas.

Apocalipse 1.12 Os sete castiçais de ouro representam as sete igrejas nomeadas no versículo 11 (v.20). Quando João ouviu a voz e o que ela disse, ele se virou. Ele quer ver a voz que falou com ele. Claro que você não pode ver uma voz, mas a voz é de uma pessoa. Essa Pessoa é o Senhor Jesus. Ele é a Palavra. Quando João se vira, ele primeiro vê “sete candelabros de ouro” e somente então ele vê o Filho do Homem. Não é como acontece hoje, que vemos primeiro os crentes e depois, como se fosse por eles, o Senhor Jesus?

João percebe que os candelabros são de ouro. O ouro representa a glória de Deus. Um candelabro destina-se a espalhar a luz. Portanto, o fato de as igrejas serem comparadas com candelabros de ouro significa que é intenção das igrejas locais espalhar a luz divina.

Cada igreja local deve mostrar em seu ambiente Quem é Deus. Ela só pode fazer isso levando em consideração a Sua Palavra. Ao ouvir a verdade da Palavra de Deus e obedecê-la, a luz se espalhará na escuridão. As trevas governam em todo o mundo e cobrem cada vez mais lugares no Cristianismo. Você verá como aconteceu que a luz do candelabro está ficando cada vez mais fraca e até mesmo pode surgir uma situação em que um candelabro é retirado.
Apocalipse 1:7-12
João em Patmos

Apocalipse 1:7. Com um “eis” João chama a atenção para Aquele que aparecerá pessoalmente. Este é um grande evento para o qual todo o livro trabalha. É contado de uma forma que não só daqui a pouco, mas agora já temos que estar ansiosos por isso. Você pode chamá-lo de ‘tempo presente profético’. Indica como os eventos são reais e próximos, não apenas para João naqueles dias, mas também para você hoje.

O Senhor Jesus aparecerá “com as nuvens do céu” (Dan 7:13) e também “nas nuvens do céu” (Mateus 24:30) que por assim dizer formará Seu trono. Portanto, não se trata de Sua vinda para assumir a igreja, que você pode chamar de Sua primeira vinda, pois isso acontecerá “nas nuvens do céu” e não será visível para todos (1 Tessalonicenses 4:17; cf. Atos 1:9; Lucas 21:27). Esse certamente será o caso em Sua segunda vinda. Todos serão levados face a face com Ele, sem exceção.

De todas essas pessoas, João menciona uma certa categoria, a saber, “aqueles que o traspassaram”. Isso se refere principalmente aos judeus (Zacarias 12:10), mas também se refere aos gentios, pois um soldado romano o traspassou (João 19:34). Aqueles que cometeram este ato de desprezo ficarão cheios de medo quando o virem. Causará um enorme luto entre os judeus (Zc 12,10-14), que será o início de sua conversão. É assim que deve acontecer, “assim é para ser. Amém”. ‘Assim é’ ou ‘sim’ é a confirmação grega e ‘amém’ a versão hebraica dela, através da qual tanto para gentios quanto para judeus é indicado que a Palavra de Deus é determinada.

Apocalipse 1:8. Então Aquele que há de vir se faz ouvir. Ele diz Quem Ele é: “Eu sou o Alfa e o Ômega”. O alfa e o ômega são a primeira e a última letra do alfabeto grego. Nessas duas letras todas as outras letras estão embutidas. Neste nome você também vê que Ele é ‘a Palavra de Deus’. O que Ele começou como o Alfa, Ele realizará como o Ômega. Aquele que virá e está falando aqui é o Senhor Jesus. Ele é ‘o primeiro e o último’ (Ap 1:17; Ap 2:8; Ap 22:13). Isso também é o que Jahweh, o nome de Deus no Antigo Testamento, diz de Si mesmo (Is 41:4; Is 44:6; Is 48:12), o que é novamente outra prova de que o Senhor Jesus é Jahweh.

Aquele que está falando é ‘Jahweh Elohim’ ou “o Senhor Deus”, que é o Senhor Jesus. Ele é Aquele “quem é”, o eterno Ser Um. Ele “foi” e sempre será. Ele é também Aquele “que há de vir”. Ele é o Todo-Poderoso que realizará todas as Suas promessas e planos. Aquele que foi traspassado, quando Ele, como o fraco de Deus, estava pendurado na cruz, é o próprio Jahweh, “o Todo-Poderoso” que tem todo o poder no universo e que está prestes a aceitar esse poder. Isso é um consolo para o Seu povo, porque Ele os carrega e sustenta com Sua onipotência. Ao mesmo tempo, é uma ameaça para Seus inimigos, porque Ele os julgará e retribuirá a cada um de acordo com suas obras.

Apocalipse 1:9. Ninguém além de João se dirige a seus leitores. Ele não se apresenta como um apóstolo, mas como um “irmão” entre os irmãos (no seu evangelho ele se autodenomina um “discípulo”, Jo 21:24, e nas suas cartas um “ancião”, 2Jo 1:1; 3Jo 1:1). Ele também se autodenomina “companheiro na tribulação”, de onde derivamos que ele compartilha o mesmo destino de seus companheiros crentes que também tiveram que suportar o sofrimento sob o imperador de Roma. A tribulação anda junto com a fé. É o caminho que você deve seguir para entrar no reino de Deus (Atos 14:22).

A hora de reinar ainda não chegou. Você ainda tem que perseverar, através de todos os tipos de tribulações e testes, até que chegue o momento de reinar. Quando o Senhor Jesus voltar, será o momento. Ao considerar isso, você também pode ter em mente que o Senhor Jesus também está esperando pelo estabelecimento do reino.

João fala sobre “Jesus” aqui, que é o Nome de Sua humilhação e um lembrete de Sua permanência na terra. Quando Ele estava na terra, Ele também mostrou essa perseverança. Seu testemunho perante Pilatos, quando Lhe pergunta se Ele é o Rei dos Judeus, soa assim: “Mas o meu reino não é deste reino” (João 18:36). Preste atenção às palavras ‘mas como é’. Isso mostra que durante Sua presença na terra Ele não estabeleceu Seu reino. Isso foi e ainda é agora também, por vir.

João testificou da Palavra de Deus daquele reino. O governante romano viu isso como uma ameaça para seu próprio reino e posição e não aprovou isso (cf. Atos 17:7) e, portanto, o expulsou para “a ilha chamada Patmos”. João não falava o que os homens gostavam de ouvir, caso contrário, ele não estaria no cativeiro agora. Ele era ‘analfabeto’ (Atos 4:13), mas falava a Palavra de Deus com poder e autoridade. Em sua pregação, ele testificou de Jesus, que é o centro de todos os pensamentos e planos de Deus.

Apocalipse 1:10. Lá, João estava sentado, isolado e solitário em uma ilha. Ele não está lá voluntariamente, para fazer uma pausa, mas como um cativo. Ele foi exilado para aquele lugar, sem qualquer perspectiva de libertação. Não parece que ele poderia esperar uma visita de vez em quando. Mas isso não significa que o Senhor não estava com ele e que o Espírito não poderia usá-lo. No dia do Senhor (literalmente: o dia pertencente ao Senhor, o domingo, cf. 1Co 11:20) ele foi arrebatado em uma visão pelo poder do Espírito Santo (cf. Atos 10:10; Ato 22 :17). O dia do Senhor é o primeiro dia da semana, o dia de Sua ressurreição (João 20:1; João 20:19, Atos 20:7; 1Co 16:2). Neste dia João recebe todas as informações e visões que estão escritas neste livro.

Mas antes que ele veja algo, ele ouve algo atrás dele. É como se ele estivesse de costas para as igrejas, enquanto olha para o reino na expectativa de que ele virá. Mas o Senhor ainda não terminou com Sua igreja na terra. Ele tem que lidar com isso primeiro. Ele chama João para olhar, para que ele se volte e preste atenção ao que o Senhor está prestando atenção.

O que ele ouve é “uma voz alta como [o som] de uma trombeta”. Não é a voz do bom pastor, que chama pelo nome as suas ovelhas. Ele ouviu aquela voz quando andou com o Senhor Jesus através de Israel (João 10:11; João 10:14). Mas agora ele ouve a voz de um Juiz ameaçador, de Alguém que fala e executa o julgamento.

Apocalipse 1:11. A voz do Juiz ordena a João que escreva em um livro tudo o que vê. Isso implica que ele deve observar e assimilar com atenção. Em seguida, ele deve registrar todas as suas observações por escrito, para que sejam preservadas para as próximas gerações. No entanto, o livro não é significativo apenas para as próximas gerações, mas também para as sete igrejas, mencionadas nominalmente na Ásia Menor, na parte ocidental da atual Turquia.

Ainda havia mais igrejas na Ásia Menor. Mas o Espírito Santo de Deus elegeu esses sete porque eles são, na verdade, um reflexo da igreja como um todo através dos tempos. É por isso que você lê “as” sete igrejas. São as sete igrejas certas para as quais este livro deve ser enviado. O fato de serem sete mostra que se trata de algo completo. É sobre a história completa da igreja na terra. Também a ordem não é aleatória, mas de certa importância. Você verá isso quando examinarmos mais de perto essas sete igrejas nos próximos dois capítulos (Ap 2-3). Ao mesmo tempo, cada igreja também é mencionada separadamente, o que você pode derivar da palavra “para” que fica antes do nome de cada igreja.

Apocalipse 1:12 Quando João ouviu a voz e o que ela disse, ele se virou. Ele quer ver a voz que falou com ele. Claro que você não pode ver uma voz, mas a voz é de uma pessoa. Essa Pessoa é o Senhor Jesus. Ele é a Palavra. Quando João se vira, ele primeiro vê “sete candelabros de ouro” e somente então ele vê o Filho do Homem. Não é como acontece hoje, que primeiro vemos os crentes e depois, como se fosse por meio deles, o Senhor Jesus?

João percebe que os candelabros são de ouro. O ouro representa a glória de Deus. Um candelabro destina-se a espalhar a luz. Portanto, o fato de as igrejas serem comparadas com candelabros de ouro significa que é intenção das igrejas locais espalhar a luz divina.

Cada igreja local deve mostrar em seu ambiente Quem é Deus. Ela só pode fazer isso levando em consideração a Sua Palavra. Ao ouvir a verdade da Palavra de Deus e obedecê-la, a luz se espalhará na escuridão. As trevas governam em todo o mundo e cobrem cada vez mais lugares no Cristianismo. Você verá como aconteceu que a luz do candelabro está ficando cada vez mais fraca e até mesmo pode surgir uma situação em que um candelabro é retirado.

Agora leia Apocalipse 1:7-12 novamente.

Reflexão: Qual é a razão de João estar em Patmos?
Apocalipse 1:13-20
No meio dos candelabros

Ap 1:13. Depois de ter visto os candelabros de ouro, João vê que Alguém está de pé no meio deles. João O reconhece como ninguém mais que o “Filho do Homem”, isto é, o Senhor Jesus (cf. Dn 7,9-13). Ele está aqui – figurativamente – no meio das igrejas, para julgá-las. Isso deve ser derivado das características que estão sendo observadas por João. Você encontra essas características também em Daniel 7, mas então como visões do Ancião de dias, que é o próprio Deus. Isso prova mais uma vez que o Senhor Jesus é Deus. O homem cansado no poço em Sicar (João 4:6) e o Criador que “não se cansa nem se cansa” (Is 40:28) é a mesma pessoa.

A primeira característica do Filho do Homem é que Ele está “vestido com um manto que chega aos pés”. Ele não é o Servo aqui que depõe Suas vestes para servir Seus discípulos como um humilde servo (João 13:4; cf. Lucas 12:35). É a vestimenta do Juiz. O Senhor Jesus julga a igreja em relação à sua responsabilidade que ela tem como testemunho na terra (cf. 1Pe 4:17).

A segunda característica é que Ele está “cingido no peito com uma faixa de ouro”. Seu “peito” fala de amor. ‘Ouro’ fala da glória divina. A “faixa” fala de servir. Disto você pode derivar que Ele também como Juiz serve com amor.

Apocalipse 1.13 Semelhante ao Filho do Homem é uma referência a Daniel 7.13. Comparando-se essas duas passagens, além do uso da expressão Filho do Homem por Jesus (Mt 20.28) em relação a si mesmo, notamos que Cristo é o sujeito dos versículos de 12 a 18 de Apocalipse 1. Jesus tem uma natureza completamente humana e completamente divina. A veste comprida e o cinto de ouro indicam que o Cristo glorificado está vestido como um sumo sacerdote (Ex 28.4)

Apocalipse 1.14 A aparência branca da cabeça e dos cabelos é um paralelo à descrição do ancião de dias, em Daniel 7.9, e à aparência gloriosa do Cristo transfigurado no monte (Mt 17.2). As descrições demonstram a pureza e imortalidade, tanto de Deus-Pai como do Deus-Filho. Adicionalmente, o cristão vencedor será vestido de vestes brancas (Ap 3.5; 19.8), um símbolo de pureza, e estará na presença de Cristo. Os olhos de Cristo são como chama de fogo. Isso indica Sua justiça, assim como Seu juízo sobre todas as coisas impuras (Dn 10.6; 1 Co 3.13).

Ele realiza Seu serviço como Juiz com honra e sabedoria e de acordo com a pureza do céu. É a isso que a próxima característica se refere: “Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como alva lã” (Pv 16:31; Pv 20:29).

A seguinte característica, “Seus olhos eram como chama de fogo”, indica que Ele vê através de tudo e testa tudo o que não está de acordo com Sua santidade. Nada pode ficar escondido desta chama de fogo. É assim que Ele testa todo o Cristianismo do qual as sete igrejas são uma imagem.

Apocalipse 1.15 Seus pés, semelhantes a latão reluzente podem significar respeito ou poder, assim como domínio sobre todas as coisas, já que tudo está debaixo de Seus pés (1 Co 15.25).

Que “Seus pés [eram] como bronze polido” significa que o padrão de Seu julgamento é Seu próprio andar. O que Ele pode esperar da condição espiritual da igreja é que ela corresponda ao que Ele mostrou na terra em Sua caminhada e devoção a Deus. “Bronze” é uma imagem de uma justiça que pode suportar o fogo do julgamento de Deus (Nm 16:37-39), porque não há nada que deva ser consumido pelo fogo. Tudo está de acordo com Deus.

Enquanto Ele Se expõe assim “Sua voz [era] como o som de muitas águas” (Ez 43:2; Sl 93:4). Nela, o poder de Sua palavra está sendo revelado, com o qual Ele pronunciará o veredicto. O poder de Sua voz impedirá qualquer resposta possível. Ninguém ousará contestar Seu veredicto.

Apocalipse 1.16 As sete estrelas são os anjos das sete igrejas (v. 20). Esses anjos podem designar literalmente seres espirituais, guardiões daquelas igrejas. Uma aguda espada de dois fios era uma espada longa e afiada dos dois lados, a qual, saindo da boca de Cristo, simboliza o poder e o juízo que a Palavra de Deus promove ao penetrar no profundo do coração humano (Is 49.2; Hb 4.12).

O significado das sete estrelas é explicado em Ap 1:20. Eles são os sete anjos, o que significa os responsáveis em cada uma das sete igrejas. O Senhor Jesus os tem em Sua mão direita, que é a mão de Seu poder. Isso indica que Ele tem o controle sobre eles.

A “espada afiada de dois gumes” que saiu “da Sua boca” (Is 11:4; Ap 2:12; Ap 2:16; Ap 19:15; Ap 19:21), é uma imagem da Palavra de Deus (Hb 4:12; Ef 6:17). Cristo julga as igrejas com base nesta Palavra, que eles conheceram, mas ignoraram de muitas maneiras. A Palavra Divinamente revelada é o padrão segundo o qual todos serão julgados (João 12:48). Terá que ser reconhecido por todos.

A descrição de Sua Pessoa é concluída com uma descrição de “Seu rosto”. Isso é “como o sol brilhando em sua força” (Mateus 17:2; Atos 26:13; Mal 4:2). O sol coloca tudo na luz, nada fica escondido. Seu semblante é o mesmo semblante no qual as pessoas cuspiram (Mateus 26:67).

Apocalipse 1.17, 18 Quando Cristo fala de si mesmo como aquele que vive, foi morto e viverá para todo o sempre, Ele está referindo-se à Sua existência eterna, à Sua vinda como homem, à Sua morte na cruz e à Sua condição gloriosa de ressurreto. As chaves da morte e do inferno apontam para a autoridade de Cristo sobre aqueles que morreram fisicamente e sobre os seus lugares atuais de descanso, os quais serão esvaziados na época do juízo do grande trono branco (Ap 20.11-15).

Apocalipse 1:17. Quando João O viu em toda a Sua majestade, caiu “aos Seus pés como um morto”. A visão é tão horrível que ele quase morre. Quando o Senhor estava na terra, João conhecia a relação familiar com Ele e estava reclinado em Seu seio (João 13:23-25). Mas agora ele vê o Senhor como nunca o viu antes.

Então o Senhor “pôs a mão direita” sobre ele. Essa expressão não significa apenas que o Senhor o toca e assim o conforta e encoraja. O toque da mão tem poder de dar vida. Para João é uma lembrança de que este Juiz é Seu Redentor. Para você, isso implica o encorajamento de que você não tem nada a temer dEle, que julgará o Cristianismo, se você O conhecer e amar.

Isso também é dito pelo Senhor. As palavras “não temas” de Sua boca têm sido um grande conforto e encorajamento para os crentes de todas as épocas. Ele aponta para Si mesmo como “o primeiro e o último”. Como “o primeiro” Ele é antes de tudo e acima de tudo e a origem de todas as coisas; tudo vem Dele. Como “o último” Ele terá a última palavra. Por que você deveria temer? Ele é a rocha de força para os pés cansados e para os fardos mais pesados da vida.

Apocalipse 1:18. Ele também é “o vivo”. Esta é a grande distinção entre o Deus verdadeiro e todos os deuses falsos. Ele tem vida em Si mesmo. Ele é capaz de dar a outros também (João 5:21; João 5:24-26). Para poder fazer isso, Ele esteve na morte. Portanto João não precisava tornar-se como um morto. A morte não pôde segurá-Lo, pois em Sua morte Ele tirou tudo pelo qual a morte tinha poder.

A morte perdeu seu poder e direito e nunca será capaz de ter qualquer controle sobre Ele. Ele está “vivo para todo o sempre”. A vitória é completa e eterna. Por meio de Sua vitória, Ele também tem pleno poder sobre “a morte e … Hades”, o que é demonstrado na posse das “chaves”. O Senhor Jesus pode dispor da morte e do inferno como bem entender (Hb 2:14; Ap 20:14).

Ele não foi deixado na sepultura e Seu corpo não teve permissão para ver a corrupção (Atos 2:27-28). A glória do Pai O ressuscitou (Rm 6:4), porque o Pai foi glorificado por Cristo e Sua obra e assim todas as santas exigências de Deus foram cumpridas. Portanto, nessa base, a morte e o inferno não têm mais poder sobre todo aquele que crê (Mateus 16:18).

Apocalipse 1.19 A frase escreve as coisas que tens visto engrandece e esclarece a ordem anterior de Cristo: o que vês, escreve-o (v. 11). Aparentemente, a expressão as coisas que tens visto se refere à visão relatada nos versículos 10-18. A frase as que são, e as que depois destas hão de acontecer pode referir-se à condição das igrejas na Ásia (Ap 2—3), seguida das visões do futuro (Ap 4—22). O uso de depois em combinação com a visão de um semelhante ao Filho do Homem (v.13) é um empréstimo do texto em Daniel 2.29,45.

Após as palavras encorajadoras do Senhor, João recebe a ordem de escrever algumas coisas. É uma ordem em três partes. Nessas três partes você tem a divisão básica do livro ao mesmo tempo. Ele teve que escrever as coisas que viu e as coisas que são e as coisas que acontecerão depois dessas coisas.

1. “As coisas que viste”, já lestes nos versículos anteriores: o Senhor Jesus como Juiz no meio dos sete castiçais.

2. “As coisas que são”, refere-se aos capítulos 2 e 3. Ali é descrita a situação das sete igrejas na Ásia mencionadas em Ap 1:11. Esse foi o tempo presente para João. No sentido mais amplo, é todo o período de tempo da igreja que começou no dia de Pentecostes em Atos 2 e que terminará no arrebatamento da igreja.

3. “As coisas que acontecerão depois destas coisas”, começa com o capítulo 4 (Ap 4:1) e termina com o último versículo do livro. Esta terceira parte está totalmente no futuro. Essas são coisas que acontecerão depois das coisas que ainda vivenciamos na presente dispensação.

Apocalipse 1:20. Antes de o Senhor Jesus se dirigir às sete igrejas, Ele primeiro dá uma explicação sobre “as sete estrelas” e “os sete candelabros de ouro”. Isso é necessário, pois se refere a um “mistério”. Um ‘mistério’ é algo que é um segredo e está escondido até que seja revelado. O mistério agora é revelado pelo Senhor Jesus.

As estrelas estão em Sua mão direita aqui, como estão em Ap 1:16. Ele os apóia com Seu poder e os mostra como se estivessem em seu relacionamento aberto com Ele. As estrelas brilham na noite. Eles são um símbolo para os anjos das sete igrejas. A palavra ‘anjo’ significa literalmente ‘mensageiro’ ou ‘representante’. Você também pode usá-lo de uma forma mais ampla para representar as pessoas. Os anjos não são querubins ou outras criaturas espirituais aqui, mas pessoas que são representantes das igrejas.

Assim como as estrelas, os candelabros também servem para espalhar luz na escuridão. Os candelabros são um símbolo do todo de cada igreja local, enquanto as estrelas são mais um símbolo do indivíduo, do qual as igrejas existem. Você também vê que tanto o indivíduo quanto o todo são responsáveis por espalhar a luz. Nos dois capítulos seguintes você verá o julgamento desta tarefa pelo Senhor Jesus.

Agora leia Apocalipse 1:13-20 novamente.

Reflexão: Que impressão a descrição do Senhor Jesus causa em você?

Apocalipse 1.20 Os anjos das sete igrejas têm sido entendidos algumas vezes como mensageiros celestiais. O significado usual da palavra anjo no Novo Testamento e em Apocalipse é o de seres espirituais que ministram aos que herdarão a salvação (Hb 1.14). As sete igrejas têm o Filho do Homem glorificado em seu meio (v.12,13), lembrando a promessa de Cristo que diz: Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mt 18.20).

Lições para a Igreja
Situação: João escreveu o Apocalipse para encorajar os cristãos a resistir ao culto do imperador e a permanecer firmes durante a perseguição.

Observação: Jesus, o Poderoso, cuida de nós e está conosco. Não importa o que enfrentemos, ele nos dá seu amor e poder.

Inspiração: Enquanto o cristão com a Bíblia na mão examina o cenário mundial, ele está ciente de que não adoramos um Deus ausente. Ele sabe que Deus está nas sombras da história e que Ele tem um plano. O cristão não deve ser perturbado pelo caos, violência, conflito, derramamento de sangue e ameaça de guerra que enchem as páginas de nossos jornais diários. Sabemos que essas coisas são consequências do pecado e da ganância. Todos os dias vemos mil evidências do cumprimento da profecia bíblica. Todos os dias, ao ler meu jornal, digo: “A Bíblia é verdadeira.”

Não importa o quão agourento seja o futuro, o cristão conhece o final da história. Estamos caminhando para um clímax glorioso. Todo escritor do Novo Testamento acredita que “o melhor ainda está por vir”.

Como disse João Baillie: “A Bíblia indica que o futuro está nas mãos de Deus. Se estivesse em nossas mãos, faríamos uma bagunça. O futuro não está nas mãos do diabo, pois assim ele nos levaria à destruição. O futuro não está à mercê de nenhum determinismo histórico que nos leve adiante cegamente, pois então a vida não teria sentido. Mas o futuro está nas mãos daquele que está preparando algo melhor do que o olho viu, ou ouvido ouviu, ou entrou no coração do homem para conceber”. … (De Unto the Hills por Billy Graham)

Aplicação: Deus lhe disse que destruirá Satanás e suas obras que se opõem a você. Suas ações provam que você acredita nele?

Concordância: Soberania — Jó 37:23; Ezequiel 6:14; Daniel 4:25; Judas 4; Apocalipse 19:16.

Palavras Grega de Apocalipse 1
Existem muitas palavras gregas no texto grego original de Apocalipse 1, mas vou me concentrar em algumas das mais significativas:

Ἀποκάλυψις (Apokalypsis) – Esta é a palavra grega para “Revelação” ou “revelação”. Aparece logo no primeiro versículo do livro (Ap 1:1) e dá o tom para todo o livro. A palavra denota uma divulgação ou revelação de algo que estava anteriormente oculto ou desconhecido.

Δοῦλος (Doulos) – Esta é a palavra grega para “servo” ou “escravo”. Aparece em Apocalipse 1:1, onde João se identifica como um “servo” de Jesus Cristo. A palavra denota uma pessoa que é completamente devotada e dedicada a outra e, no contexto do Apocalipse, significa a completa submissão de João a Cristo.

Κυριακή (Kuriake) – Esta é a palavra grega para “Dia do Senhor”. Aparece em Apocalipse 1:10, onde João diz que estava “no Espírito” no “Dia do Senhor”. Isso provavelmente se refere ao domingo, que era conhecido como o dia em que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos.

Ἐν ὕψει (En Hupsei) – Esta é a frase grega para “no Espírito” ou “no reino celestial”. Aparece em Apocalipse 1:10, onde João diz que estava “no Espírito” no Dia do Senhor. A frase denota um estado de ser no qual a pessoa é espiritualmente elevada e receptiva às revelações divinas.

Χριστός (Christos) – Esta é a palavra grega para “Cristo”. Aparece várias vezes em Apocalipse 1, incluindo o versículo 1, onde o livro é chamado de “revelação de Jesus Cristo”. A palavra denota o ungido, o Messias, e no contexto do Apocalipse, refere-se a Jesus Cristo como a figura central do livro.

Estes são apenas alguns exemplos das muitas palavras gregas no texto original de Apocalipse 1. Cada palavra carrega um significado específico e contribui para a mensagem geral do capítulo.
Antigo Testamento e Apocalipse 1
O capítulo 1 de Apocalipse está relacionado ao Antigo Testamento de várias maneiras:

Uso de imagens do Antigo Testamento: As imagens usadas no capítulo 1 de Apocalipse são fortemente influenciadas pelo Antigo Testamento. Por exemplo, a descrição de Jesus em Apocalipse 1:12-16 baseia-se fortemente na visão do “Ancião de Dias” em Daniel 7:9-14. Além disso, a referência a “sete candelabros” em Apocalipse 1:12 ecoa a descrição do candelabro de sete braços no livro de Êxodo do Antigo Testamento (Êxodo 25:31-40).

Cumprimento da profecia: O capítulo 1 de Apocalipse, como grande parte do livro de Apocalipse, trata do cumprimento da profecia do Antigo Testamento. Por exemplo, em Apocalipse 1:7, lemos que “todo olho o verá” quando Jesus voltar, o que é uma referência à profecia de Zacarias 12:10. Desta forma, o livro do Apocalipse pode ser visto como a culminação e o cumprimento de muitas profecias do Antigo Testamento.

Conexão com figuras do Antigo Testamento: Apocalipse capítulo 1 também faz referência a várias figuras do Antigo Testamento, como Moisés e Elias. Em Apocalipse 1:5-6, Jesus é descrito como aquele que “nos ama e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados” e nos fez “um reino e sacerdotes para seu Deus e Pai”. Isso ecoa a linguagem usada para descrever Israel em Êxodo 19:5-6, onde Deus diz: “vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”.

Uso da linguagem e dos conceitos do Antigo Testamento: Ao longo do livro de Apocalipse, incluindo o capítulo 1, vemos o uso da linguagem e dos conceitos do Antigo Testamento, como o “Dia do Senhor” e a “grande tribulação”. Esses conceitos seriam familiares aos leitores judeus do Antigo Testamento, e seu uso no Apocalipse serve para conectar a mensagem do livro ao contexto mais amplo da profecia do Antigo Testamento.

No geral, o capítulo 1 de Apocalipse está relacionado ao Antigo Testamento de várias maneiras. Seu uso de imagens do Antigo Testamento, sua preocupação com o cumprimento da profecia do Antigo Testamento, sua conexão com figuras do Antigo Testamento e seu uso da linguagem e conceitos do Antigo Testamento servem para colocar o livro de Apocalipse dentro do contexto mais amplo da teologia do Antigo Testamento e profecia.

Bibliografia
Earl D. Radmacher, R. B. Allen e H. W. House, O Novo Comentário Bíblico AT, Central Gospel, Rio de Janeiro, 2010.
NLT Study Bible por Tyndale House Publishers, 2007.
Osborne, R. Grant. Revelation, Baker Exegetical Commentary on the New Testament, Baker Publishing Group, Grand Rapids, 2022.
Witherington, Ben III, Revelation, The New Cambridge Bible Commentary (NCBC), Cambridge University Press, 2003
Cecil P. Staton, The Smith & Helwys Bible Commentary Series, EUA, 2001
Índice: Apocalipse 1 Apocalipse 2 Apocalipse 3 Apocalipse 4 Apocalipse 5 Apocalipse 6 Apocalipse 7 Apocalipse 8 Apocalipse 9 Apocalipse 10 Apocalipse 11 Apocalipse 12 Apocalipse 13 Apocalipse 14 Apocalipse 15 Apocalipse 16 Apocalipse 17 Apocalipse 18 Apocalipse 19 Apocalipse 20 Apocalipse 21 Apocalipse 22
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