Blog do Levany Júnior

A PALAVRA DO DIA-SALMO 4 – ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DA PALAVRA DE DAVI

SALMO 4 – ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DA PALAVRA DE DAVI


Salmo 4 é um dos Salmos de Davi, escrito ao regente do coro para instrumentos de cordas. Nestas palavras sagradas, o salmista confia na intervenção divina e chama à razão os pecadores, que insultam, vivem de falsidades e só se lembram de Deus para fazer pedidos.

SALMO 4 – PODEROSO SALMO DE DAVI

Leia essas palavras com fé e intenção:

“Ó Deus, defensor dos meus direitos,

responde-me quando eu te chamar!

Eu estava em dificuldade,

mas tu me ajudaste.

Tem misericórdia de mim

e ouve a minha oração!

Homens poderosos, até quando

vocês vão me insultar?

Até quando amarão o que não tem valor

e andarão atrás de falsidades?

Lembrem que o Senhor Deus

trata com cuidado especial

aqueles que são fiéis a ele;

o Senhor me ouve quando eu o chamo.

Tremam de medo e parem de pecar.

Sozinhos e quietos nos seus quartos,

examinem a sua própria consciência.

Ofereçam sacrifícios

como o Senhor exige

e ponham a sua confiança nele.

Há muitas pessoas que oram assim:

“Dá-nos mais bênçãos, ó Senhor Deus,

e olha para nós com bondade!”

Mas a felicidade que pões

no meu coração é muito maior

do que a daqueles que têm comida

com fartura.

Quando me deito, durmo em paz,

pois só tu, ó Senhor,

me fazes viver em segurança.”


Leia também: Oração Davi Miranda – a oração da fé do Missionário


INTERPRETAÇÃO DO SALMO 4

Neste Salmo 4, é possível perceber que o salmista busca alertar os próximos sobre as bênçãos divinas que ele alcançou ao seguir os ensinamentos de Cristo e obedecer a Deus. Mesmo em meio a angústias e dificuldades, Davi sente o cuidado do Senhor e sabe que ele nunca o abandonou. É possível perceber também a indignação dele com os pecadores, que mentem, que insultam e que seguem a vida sem fé. Ele nos mostra como nós, criaturas e servos de Deus, devemos convidar aqueles que pecam e erram a se arrependerem e seguirem o caminho divino. É muito fácil ver os outros no caminho do pecado e apontar-lhes o dedo. Mas temos o dever de evangelizar, convidar à mudança de pensamento. Devemos nos manter fiéis ao cuidado do Senhor, pois ele tudo vê e percebe nossos atos de bondade e também de pecado.


DEVEMOS SER UM TESTEMUNHO VIVO DA AÇÃO DO SENHOR

No versículo 7, Davi mostra o que é ser feliz em Cristo: “Mas a felicidade que pões no meu coração é muito maior do que a daqueles que têm comida com fartura.” Isso mostra que Jesus está com ele, e por isso, não há motivos para sofrer, sim para sorrir. Deus não só traz alegrias mas também traz segurança: “Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança.” Só quem vive a paz do Senhor sabe o que é deitar a cabeça no descansada no travesseiro, sem ser perturbado por maus pensamentos ou energias. Deus nos dá toda a segurança que mesmo as maiores tempestades irão passar. É claro que nós como seres humanos não queremos enfrentar as dificuldades, mas com Deus ao nosso lado se torna mais fácil, nada poderá tirar o nosso sono.

 

A mensagem essencial deste Salmo é: conte com Deus e não haverá tristeza, dificuldades ou amarguras que poderão te derrubar. A paz que o Senhor nos traz guia a nossa vida, por isso, crê nele, confia e evangeliza, e ele continuará abençoando a sua vida.


Saiba mais :



AUTOR

WEMYSTIC BRASIL

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

Rate this post
Sair da versão mobile