Blog do Levany Júnior

A PALAVRA DO DIA-Romanos 8

Em Romanos 8 extraímos grandes conhecimentos sobre como ter uma nova vida debaixo da graça, vivendo segundo o espírito de santidade e adoção.

Romanos 8:1 —Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

O Apóstolo Paulo ensina que quando estamos fora da graça de Cristo, vivemos uma vida de miséria, derrota nos tornando assim escravos do pecado.

Uma vida em santidade, nos concede a libertação da condenação e a vitória sobre o pecado. Isso apenas se torna possível para o cristão que tem uma vida de comunhão com Deus.

Quando recebemos o Espírito Santo e nos deixamos ser dirigidos por ele, nos tornamos livres das correntes do pecado e prosseguimos para uma vida de glorificação em Cristo.

Romanos 8:2-4  Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.

Para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

A lei do espírito da vida que aqui em Romanos 8 é falada nada mais é que o poder e vida do Espírito Santo operado na vida dos filhos de Deus.

Quando o Espírito Santo, entra em nossas vidas, somos automaticamente libertos do poder do pecado.

A Lei do Espírito Santo só é operada com plenitude à medida que nos comprometemos em obedecer ao Espírito Santo. Quando nos comprometemos a obedecer, descobrimos um novo poder sendo operado em nós, este poder nos capacita para vencermos o pecado.

Jesus, nos livrou da condenação do pecado e da morte, mas ao permitirmos que o pecado nos domine, nos tornamos escravos do pecado e estamos novamente sob a lei do pecado. Então estamos propensos a morte física e espiritual, mas quando guiados pela “lei do Espírito Santo” somos conduzidos a vida eterna, e alcançamos liberdade.

Romanos 6:23  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Para que a lei se cumpra em nós, devemos andar não segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Quando o Espírito Santo tem a plena liberdade de habitar, operar e reger nossa vida, é gerado em nós a capacidade de vivenciar uma vida de temor e obediência a Deus cumprindo a sua lei. Revelando assim a presença da justiça e da Santidade divina.

Vivendo segundo a carne e segundo ao Espírito.

Romanos 8:5-14  Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.

Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser;

e os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne;

Porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

Viver segundo a carne: Significa desejar e satisfazer os desejos pecaminosos na natureza humana. Isso envolve ter prazer e ocupar-se com eles. Isso envolve, não somente, fornicação, adultério, ódio, ambição, egoísmo, raiva, ódio, mágoas, e coisas semelhantes. Mas também viciados em pornografia, drogas, prazer emocional e mental em cenas de sexo, ou coisas que se assemelhem a essas.

Gálatas 5:19-21  Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

Viver segundo o Espírito: É ter uma vida de obediência e submissão às vontades do Espírito Santo. Devemos concentrar nossa atenção na vontade de Deus, e a todo tempo lembrar que estamos 24 horas na sua presença e somos assistidos por Ele.

Posso obedecer à carne e ao Espírito?

A resposta é não! De maneira nenhuma é possível obedecer às vontades da carne e as vontades de Deus ao mesmo tempo.

Ao deixarmos de resistir ao desejo da carne, vivendo nossos desejos pecaminosos. Consequentemente nos tornamos inimigos de Deus, podendo assim chegar o ponto de gerar a morte eterna.

Quando aceitamos Jesus Cristo como Senhor e Salvador, automaticamente o Espírito Santo habita em nós.

Existe uma guerra contínua, e esta guerra é contra tudo que venha tentar limitar a obra de Deus em nossas vidas. O inimigo trabalha 24 horas, com o objetivo de nos arrastar novamente, para uma vida pecaminosa, e assim reconquistar seu controle sobre nós.

Nessa guerra espiritual contra satanás, devemos estar dispostos a vencer nossas paixões, desejos carnais, não cedendo às vontades conduzem ao pecado, mas sim seguimos as vontades de Deus.

Quando não paramos com a prática de pecados como a prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, discórdias, dissensões, invejas, bebedices, glutonarias, etc. Somos levados a uma morte espiritual, pois perdemos a intimidade com Deus.

Isaías 59:2  Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.

Quando nos recusamos a mortificar as obras do pecado, automaticamente passamos da vida espiritual para a morte espiritual, ou seja, perdemos o direito a vida eterna que ganhamos ao aceitar a Jesus.

Ser guiado pelo Espírito Santo é ter a certeza da nossa salvação, pois vivemos em uma vida de inteira santificação, separação, e mortificando os desejos pecaminosos do corpo.

E além de sermos guiados pelo Espírito Santo nos tornamos filhos de Deus. Quando permitimos receber o direcionamento do Espírito Santo, Ele habita em nós, nos fazendo pensar, agir e falar conforme os mandamentos da palavra de Deus.

Todos nossos impulsos são orientados pelo Espírito Santo, mortificando assim as obras pecaminosas, pois vivemos não segundo nossas vontades, mas sim segundo a vontade de Deus.

Ser guiado pelo Espírito Santo é receber a exortação e advertência, pois devemos perseverar na fé, vivendo em oposição a apostásia da fé em Cristo.

Só poderemos ouvir o Espírito Santo, à medida que estamos em total comunhão com a palavra de Deus.

Por este motivo, é de grande importância que cristão esteja orando e buscando a Deus incessantemente. Para haver fortalecimento espirital, o cristão deve estar buscando ensinamentos sadios, que estejam em conformidade com a palavra de Deus.

Devemos buscar exercitar as manifestações do Espírito Santo em nossas vidas, pois serão base e estrutura na corrida da fé.

Romanos 8:15-17  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!

O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;

e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Podemos entender que viver no Espírito Santo, não apenas um caminho de facilidade. Assim como o próprio Senhor Jesus Cristo, sofreu, também nós, como seus seguidores, estamos propensos a viver momentos de felicidades e de sofrimento.

Mateus 5:10- 1 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.

Sofremos na caminhada da fé, porque somos de Deus e fazemos a sua vontade e aborrecemos o mundo por sermos diferentes.

Rate this post
Sair da versão mobile