A PALAVRA DO DIA-Reflexão para jovens sobre Oséias 4:6


Ao ler o capítulo quatro, de Oséias, percebemos que o profeta está trazendo uma advertência ao povo, e a falta de conhecimento é o que levou o povo a perecer. Em Oséias 4:6, fica claro que o que estava causando a destruição do povo, naquele momento, era a falta de seriedade, não apenas com as coisas de Deus, mas também, com todo tipo de comportamento. Neta reflexão sobre Oséias 4:6 vamos ver como é importante conhecermos as Escrituras, seus autores, a história da igreja cristã e ser um verdadeiro discípulo de Cristo. Andar na luz como ele anda. Para os jovens, a sede pelo conhecimento é fundamental para que o hábito do estudo seja cultivado. 

Vamos, portanto, começar lendo o trecho mencionado. 

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4:6 

A primeira parte do versículo diz que o povo foi destruído por falta de conhecimento. Por isso, optei pela versão Almeida Corrigida Fiel, pois traz bem a situação que ficamos quando não temos o conhecimento; destruídos. Algumas versões trazem “meu povo perece”. Perecer é estragar, ficar destruído e arruinado. Assim ficamos quando não há conhecimento em nós, por isso, precisamos ter sede por tudo o que nos edifica. 

Estudar o que edifica 

Quero começar falando sobre o conhecimento geral. Ao ler a história de Salomão, lemos que ele era perito na vida dos animais e de muitos outros aspectos da natureza. No Salmo 19 o autor diz que o céu proclama a glória de Deus. Ou seja, toda a criação resplandece a glória de Deus. Mais tarde, Paulo também deixa claro que a própria criação é uma demonstração do poder de Deus. 

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveisRomanos 1:20 

Ou seja, conhecer a natureza é conhecer o poder de Deus. Por isso, acredito que o cristão tem o dever de conhecer um pouco das áreas das ciências, como biologia, paleontologia, geologia, química, física, astronomia e até matemática, que é o que “amarra” tudo. Não precisamos ser doutores nisso, mas devemos ter um conhecimento científico um pouco acima dos outros.  

É incrível como as pessoas que querem criticar a fé falam de evolução e ciências, mas elas não sabem do que estão falando. Então se você demonstrar um pouco mais de conhecimento, já será o suficiente para não ficar acuado. Além disso, o próprio conhecimento vai fortalecer sua fé, pois os questionamentos não vão abalar sua fé.  

Aproveito e recomendo alguns livros que podem te ajudar: 

Ocupe sua mente com o que edifica. Os canais no Youtube, os sites e programas que você assiste devem te edificar. Seja para sua vida financeira, seja sobre história, geografia, educação financeira, psicologia, antropologia ou qualquer outro estudo edificante. Não perca seu tempo com séries, futebol, vídeo games e outras bobagens que lhe roubam o tempo e o conhecimento. 

Isso não significa que você não vai ver nenhum seriado, ou esportes – eu amo esportes (desde futebol e fórmula 1 ao hóquei no gelo e futebol americano), mas precisamos definir prioridades. Em primeiro lugar, ocupe seu tempo com o que edifica, pois, com o tempo, estes estudos também se tornarão um prazer para você.  

Em Oséias 4:6 o profeta não separa conhecimento geral do bíblico, mas é certo que devemos investir em ambos. Basta uma leitura de Salmos ou Provérbios para vermos como a Bíblia nos estimula a estudar de tudo. 

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Filipenses 4:8 

Os jovens precisam buscar assuntos que lhe interessam e que sejam edificantes. Este conhecimento, certamente, vai nos proporcionar informações úteis para atuar nas mais diversas áreas do cristianismo. Conhecer história e geografia podem te dar informações extras sobre o contexto das histórias bíblicas. Conhecer psicologia ou pedagogia pode te ajudar a dar aulas no departamento infantil. Tudo isso sem falar de nossa vida prática.  

Para não delongar no texto, vamos falar agora sobre o conhecimento da Palavra. 

Estudar a Bíblia 

Certamente, o profeta faz um alerta sobre o abandono das escrituras. Em Oséias 4:6, na parte final, ele menciona que o povo esqueceu as leis do Senhor. Com o tempo, achamos que, por já ter lido a Bíblia duas ou três vezes, não precisamos mais lê-la. Pelo contrário, cada vez que lemos, temos um enfoque diferente. Até mesmo porque aprendemos mais, nosso entendimento de mundo já mudou e começamos a perceber detalhes que antes não percebíamos. A Palavra se renova a cada manhã, por isso, a leitura bíblica é um compromisso que devemos ter para crescimento espiritual. 

Além disso, recomendo busca por livros cristãos, que falem sobre oração, fé, relacionamento, história da igreja, história do evangelho, louvor, adoração etc. Pesquise sobre o autor, veja quem está escrevendo o livro, para ver se condiz com sua forma de entender a sã doutrina cristã e edifique sua vida também com livros cristãos. 

Eu faço um rodízio de leituras. Não gosto de ler dois ou três livros ao mesmo tempo, como algumas pessoas fazem, por que isso confunde as ideias, me faz esquecer algumas coisas que tinha lido previamente e eu me perco na organização do meu tempo. Prefiro ler um livro por vez. Então eu faço uma espécie de rodízio que me ajuda a conciliar conhecimentos gerais e espirituais. Uma hora leio um livro geral, seja ciência, história, finanças ou qualquer outra área do conhecimento, depois leio um livro cristão, seja sobre a história da igreja, sobre louvor ou sobre casamento, e depois, busco algo dentro da minha área de formação, que é comunicação. O jovem também precisa ler livros de sua formação, para manter-se atualizado e um bom profissional. 

Voltando ao estudo bíblico, vemos como Oséias alerta sobre a destruição pela falta do conhecimento. A falta de nossa intimidade com Deus nos conduz à destruição de nossa alma, de nossos sentimentos. Portanto, seja qual for sua rotina, priorize, em primeiro lugar, seu estudo bíblico, sua busca pelo senhor e por suas leis, seus princípios. 

Para iniciar a leitura de livros cristãos, recomento;

Para complementar sua reflexão Sobre Oséias 4:6, recomendo também os seguintes textos: 

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.