Blog do Levany Júnior

A PALAVRA DO DIA-Raiz de amargura: como limpar o seu coração (Estudo Hebreus 12:15)

ão é à toa que a Bíblia fala de raiz de amargura, pois ele nasce e vai crescendo até destruir a nós mesmos e aos outros também.

Veja abaixo o principal versículo bíblico sobre raiz de amargura.

Examinando diligentemente para que nenhum homem fracasse da graça de Deus; para que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos sejam contaminados. (Hebreus 12:15 KJF)

Neste estudo bíblico vamos aprender o que é uma pessoa amargurada, as consequências da raiz de amargura no coração, e como podemos eliminá-la.

amargura na Bíblia tem o significado de gosto ruim/amargo, como fel, como aplicação prática isto nos leva a entender que amargura é algo difícil de conviver, insuportável.

Uma raiz amarga só pode produzir um fruto amargo, sendo assim quando uma pessoa tem uma amargura no coração, geralmente suas atitudes e palavras serão amargas também, e isto obviamente fará mau aos outros que convivem com ela.

A amargura pode vir quando sofremos alguma derrota, a perda de um ente querido, quando uma expectativa não é atingida, etc.; também pode ser algo mal resolvido dentro do coração que uma pessoa fica ressentindo e trazendo dissabor à sua vida com isso.

Leia agora Efésios 4:31 e responda qual é a primeira coisa que precisamos nos livrar.

Toda amargura, e ira, e cólera, e tumulto, e blasfêmias, e toda a malícia seja tirada de entre vós. (KJF)

Ela é chamada de raiz de amargura porque, quando alimentada, traz consigo outros males muito graves, os quais vemos neste mesmo versículo acima, e outros que veremos mais abaixo neste estudo, continue lendo.

Ao alimentar a amargura em seu coração, Caim mata seu irmão Abel!

Um exemplo clássico de uma pessoa que permitiu que a raiz de amargura crescesse em seu coração, até dar um fruto mau, é Caim.

A situação dele e de seu irmão Abel você já conhece: Abel deu uma oferta com capricho a Deus, mas Caim não teve o mesmo cuidado e ofertou uma coisa qualquer ao Criador.

Quando Caim viu que Deus aceitou Abel e sua oferta, mas rejeitou- a ele e sua oferta também, então ficou irado, e começou a permitir que a raiz de amargura crescesse em seu coração (Gn 4:3-5).

Caim teve algum tempo para tratar da raiz de amargura em seu coração antes de cometer o homicídio, repare isto no aviso que Deus dá a ele:

O SENHOR disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito?
Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.” (Gênesis 4:6-7 NVI)

Então pergunto: será que se Caim tivesse dado ouvidos ao que DEUS disse, e eliminasse a raiz de amargura do coração o quanto antes, teria matado a seu irmão?

Portanto, o que se deve fazer com a raiz de amargura é arrancá-la do coração, rejeitando-a e cuidando-se, e não alimentá-la desviando-se para o mal e permitindo que ela contamine todo o seu coração e aos outros (Hb 10:39)

Se continuarmos estudando os capítulos seguintes de Gênesis, veremos que os descendentes de Caim acabaram herdando a inclinação para o mal de seu coração, proveniente da amargura que ele permitiu ser alimentada.

Nabal morre depois de sentir uma amargura muito forte em seu coração também.

A morte de Nabal está registrada em 1 Samuel 25: 36-38, mas para compreender como ele sentiu tal amargura que o levou à morte, é necessário ler todo capítulo 25; vou resumi-lo aqui.

Junto com Davi estavam alguns pastores de Nabal que receberam dele todo cuidado de que necessitavam (1 Sm 25:4-7,14-16).

Quando Davi precisou de ajuda com mantimentos enviou mensageiros até Nabal para que lhe pedissem, mas este respondeu a Davi de forma grosseira e negou ajudá-lo (1 Sm 25:10-11).

Davi ficou furioso com isto e determinou ir até Nabal matar não só a ele, mas a toda a sua família (v. 12,13).

Todavia, quando a mulher de Nabal, Abigail, soube de toda situação, enviou alguns servos com presentes a Davi e foi até ele logo em seguida.

Abigail rogou que Davi não fizesse mal a ele, pois era um homem grosso e insensato, e lhe pediu perdão (v. 21-31).

Davi ouviu a súplica de Abigail e voltou atrás com o que iria fazer (diferente de Caim, por exemplo, Davi não alimentou a raiz de amargura no coração quando ouviu a súplica e os conselhos daquela mulher).

Então veja o que aconteceu depois que Abigail voltou para falar com Nabal sobre o ocorrido.

Quando Abigail retornou a Nabal, ele estava dando um banquete em casa, como um banquete de rei.
Ele estava alegre e bastante bêbado, e ela nada lhe falou até o amanhecer.
De manhã, quando Nabal estava sóbrio, sua mulher lhe contou tudo; ele sofreu um ataque e ficou paralisado como pedra.
Cerca de dez dias depois, o SENHOR feriu Nabal, e ele morreu.”

Repare que Nabal só morreu 10 dias depois de ter conversado com Abigail, um tempo em que ele permitiu à raiz de amargura crescer em seu coração a ponto de matá-lo, ou do contrário poderia ter se arrependido e, mesmo humilhando-se, ir até Davi desculpar-se. Isto lhe permitira continuar vivo.

O que aconteceria se Nabal não alimentasse a raiz de amargura em seu coração após a notícia de Abigail, reconhecesse seu erro e fosse até Davi pedir-lhe perdão?

Nabal era insensato, grosso e orgulhoso. Quando ele sabe o perigo que corria e que foi salvo pela vida de sua mulher, isto lhe foi como uma grande humilhação.

É importante notar que a raiz de amargura nunca anda sozinha, ela sempre traz consigo diversos outros sintomas que contaminam quem está a nossa volta também.

Veja o que diz Hebreus 12: 15 novamente.

Examinando diligentemente para que nenhum homem fracasse da graça de Deus; para que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos sejam contaminados.

Quem se afasta de Deus tem inclinação a alimentar um coração amargurado!

Veja de onde vem a amargura segundo a Bíblia nos revela em Deuteronômio 29:18.

Cuidem que não haja entre vocês nenhum homem ou mulher, clã ou tribo cujo coração se afaste do Senhor, o nosso Deus, para adorar os deuses daquelas nações e para que não haja no meio de vocês nenhuma raiz que produza esse veneno amargo. (NVI)

A raiz de amargura nasce e cresce no coração quando se tira Deus do centro dele e se valoriza a dor pessoal!

Um coração egoísta é como um baú que guarda muitas amarguras.

Veja, mais uma vez, em Efésios 4: 31 o que acompanha a amargura do coração.

Toda amargura, e ira, e cólera, e tumulto, e blasfêmias, e toda a malícia seja tirada de entre vós. (KJF)

Todos os sentimentos marcados no versículo acima são frutos de uma raiz de amargura que já está grande no coração.

Tenha seu foco em Cristo Jesus, aprenda com o amor dele, e assim poderá limpar o coração de toda raiz de amargura.

Felizmente, Jesus deu-nos o exemplo e venceu toda amargura que poderia ter sentido em seu coração contra muitos, pois tinha seu coração voltado para DEUS, nosso Pai.

Pedro o negou (Jo 18:27), Judas o traiu (Mt 27:3), seus discípulos o decepcionaram (Mt 17:15-17) e o abandonaram (Mt 26:56).

Dentre muitas outras coisas, Ele também foi capaz de perdoar seus malfeitores que o crucificaram e zombaram (Lc 23:34).

Por isso, para que vençamos certas situações que poderiam nos levar a alimentar a raiz de amargura no coração, somente buscando forças em Cristo e amando com o amor que Ele amou.

Portanto, visto que nós também estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos de lado todo o peso, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a corrida que está proposta diante de nós.

Olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe foi proposto, suportou a cruz, desprezando a desonra, e está assentado à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:1-2 KJF)

Somente o amor e o perdão tem a força suficiente para limpar do coração toda raiz de amargura e, felizmente, a Palavra de Deus nos dá a orientação correta, veja:

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” (Efésios 4: 32; 5:1-2 NVI)

É necessário arrependimento, confissão de nossos pecados a Deus e a quem for preciso. É preciso pedir perdão e liberar perdão também.

Já dissemos que Nabal não teria morrido de tanta amargura caso tivesse reconhecido seu erro e pedido perdão a Davi.

O amargurado continuará rejeitando a Deus em sua vida enquanto não for curado pelo perdão e tiver um coração sincero.

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que possais ser curados. A oração eficaz e fervorosa de um homem justo vale muito. (Tiago 5:16 KJF)

Quer continuar aprendendo como vencer toda raiz de amargura e ser curado(a)?

Considere também a leitura de outras obras sobre este assunto, como estas:

Este estudo bíblico sobre raiz de amargura foi edificante para você?
Então compartilhe-o com sua igreja para mantermos juntos o corpo de Cristo saudável, eliminando dentre nós toda raiz de amargura e os sentimentos maus que lhe acompanham.

Você conhece outros meios de se vencer a amargura? Role a página mais para baixo e compartilhe nos comentários. Deus abençoe sua vida!

PUBLICADO POR

Rate this post
Sair da versão mobile