A PALAVRA DO DIA-Provérbios 1 – As muitas faces da sabedoria


1:1-4 O ensino e a sabedoria

“Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens.

O livro de Provérbios começa analisando o que é sabedoria e apresentando seus sinônimos: correção, entendimento, sábio proceder, prudência, conhecimento. A ênfase principal é colocada sobre a sabedoria moral, destacando a importância de uma conduta honesta. Dessa forma os provérbios têm uma mensagem de moralidade para os ímpios, não sendo apenas um livro de bons conselhos, é um livro que carrega princípios cristãos.

 

1:5-6 Ouvidos atentos

“Se o sábio der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios.

 

O segredo de uma vida repleta de virtudes é ter ouvidos inclinados para as verdades divinas. Diariamente pessoas são destruídas por darem ouvidos à voz dos pecadores. O prudente almeja adquirir cada dia mais habilidade para entender as palavras de quem é sábio. Na caminhada rumo a maturidade cristã, é preciso ter os ouvidos afinados para escutar e entender a verdade divina. 1:7 O princípio da sabedoria

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

O princípio do saber é o temor do Senhor, o primeiro passo para uma vida moral é o nosso relacionamento com Deus. A Palavra “louco/insensato” aparece por diversas vezes em Provérbios, no contexto do livro ela tem o significado de “pecador”. 1:8-9 A voz da instrução e obediência

“Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.”

 

A obediência aos pais é um princípio constante na Bíblia Sagrada. Os filhos que honram e obedecem a seus pais têm a promessa de uma vida longa e bem-sucedida. A disposição de obedecer livra os filhos de muitos perigos e adorna a vida deles com honra.

1:11-19 A voz da tentação

“Se disserem: “Venha conosco; fiquemos de tocaia para matar alguém, vamos divertir-nos armando emboscada contra quem de nada suspeita! Vamos engoli-los vivos, como a sepultura engole os mortos; vamos destruí-los inteiros, como são destruídos os que descem à cova; acharemos todo tipo de objetos valiosos e encheremos as nossas casas com o que roubarmos; junte-se ao nosso bando; dividiremos em partes iguais tudo o que conseguirmos!” Meu filho, não vá pela vereda dessa gente! Afaste os pés do caminho que eles seguem, pois os pés deles correm para fazer o mal, estão sempre prontos para derramar sangue. Assim como é inútil estender a rede se as aves o observam, também esses homens não percebem que fazem tocaia contra a própria vida; armam emboscadas contra eles mesmos! Tal é o caminho de todos os gananciosos; quem assim procede se destrói.”

 

Qualquer pessoa que facilite a desobediência a Deus certamente não é um amigo. Independente do quão empolgante uma oferta possa parecer, se ela for contra a Palavra de Deus o resultado será inevitavelmente desgraça. Deus é capaz de oferecer discernimento e prudência para os filhos que se afastem dessas vozes. Quem planeja o mau, o faz contra a sua própria vida. As pessoas que trilham esse caminho não percebem isso e muitas vezes são cegadas por sua própria ganância, mas quem assim procede a si mesmo se destrói. 1:20-33 – A voz da salvação “A sabedoria clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas; nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso:Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento? Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos. Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão! Visto que desprezaram totalmente o meu conselho e não quiseram aceitar a minha repreensão, eu, de minha parte, vou rir-me da sua desgraça; zombarei quando o que temem se abater sobre vocês, quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem.Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão. Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor, não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência, comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações. Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá; mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranqüilo, sem temer nenhum mal”.

A sabedoria se comunica com uma voz alta e clara que pode ser ouvida por todos. A verdade de Deus é destinada a todos, não somente a uma pequena parcela da sociedade. A sabedoria se dirige a três tipos de pecadores: os néscios, os escarnecedores e aos loucos.

A sabedoria apresenta acusações contra quem está vivendo uma vida longe do conhecimento de Deus. Essas pessoas constantemente recusam-se a obedecer a voz da sabedoria, porém ela convida aos homens para deixarem seus caminhos de trevas e viverem em sabedoria.

Os pecadores recusam-se a obedecer a voz da sabedoria. Aqueles que rejeitam dar ouvidos à voz de Deus armam uma tempestade sobre a própria cabeça, isso é atraem desgraça para a própria vida. Em paralelo ao julgamento prometido aos incrédulos a sabedoria promete segurança e paz àqueles que lhe derem ouvidos.

Referências:

BRUCE, E. Comentário Bíblico NVI: Antigo e Novo Testamento. São Paulo: Editora Vida, 2008.

LOPES, Hernandes Dias. Provérbios: manual de sabedoria para a vida. São Paulo: Hagnos, 2016.

PFEIFFER, Charles. Comentário Bíblico Moody: Volume 1. São Paulo: Editora Batista Regular,2019.

KIDNER, Derek. Provérbios: introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1980. WIERSBE, Warren. Comentário Bíblico Expositivo: Antigo Testamento: Volume III, Poéticos. São Paulo: Geográfica editora, 2006.

Rate this post

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading