A PALAVRA DO DIA-O que realmente significa “vinde a mim os que estais cansados e sobrecarregados”?


Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões Imprimir Imprimir
Nós temos feito aqui muitos estudos bíblicos diários e torço de coração para que você esteja gostando. Mas você sabia que pode agora mesmo estudar a Bíblia de capa a capa (Gênesis a Apocalipse) em vídeo-aulas diretamente comigo, ai de seu celular, tablet ou computador no horário que você quiser? E ainda tirar dúvidas diretamente comigo sobre tudo que tiver dificuldades de entender? Pois é, quero te convidar a ver mais detalhes sobre isso… Clique para saber mais…Uma das palavras mais lindas e poderosas de Jesus está registrada em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Mas quando lemos esse texto geralmente nos enganamos na interpretação do que ele realmente quer dizer, do que realmente Jesus estava dizendo de fato ali. Hoje vamos aprender o real significa dessas lindas e poderosas palavras ditas pelo Senhor Jesus para nos abençoar.

O que significa “vinde a mim os que estais cansados e sobrecarregados”?

Vinde a mim

(1) A primeira coisa clara nesse texto é a clareza de Jesus, demonstrando que as pessoas deveriam ir até Ele (Vinde a mim). Essa indicação de Jesus sobre esse caminho que esse grupo de pessoas para o qual Ele está falando deveria seguir, demonstra aquilo que Jesus disse e que está registrado em João 14:6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Jesus sabe exatamente quem Ele é e o tipo de mudanças que Ele tem poder de realizar na vida das pessoas. É por isso que Ele começa sua faça chamando as pessoas para ir até Ele. Esse é o primeiro passo.

Todos que estais cansados e sobrecarregados

(2) Certamente Jesus não está falando aqui do cansaço físico que todos experimentamos depois de nossas tarefas diárias. O cansaço do qual Jesus está se referindo é espiritual. À luz daquilo que estudaremos mais abaixo podemos claramente concluir que Jesus está se referindo ao peso que os religiosos colocavam sobre aquelas pessoas (e que muitos continuam colocando hoje em dia). A terrível opressão em que viviam, debaixo de proibições sem sentido, de rituais vazios, de exigências que não os levavam à leveza de Deus, mas ao peso das doutrinas de homens. Essas eram pessoas que estavam cansadas e sobrecarregadas pelos fardos que tinham de carregar que, de forma alguma, aliviavam seus espíritos e as aproximavam de Deus. Jesus também disse sobre a atuação daqueles religiosos: “Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los” (Mateus 23:4).

Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim

(3) Geralmente muitos interpretam a palavra “jugo” usada aqui como “peso” com um sentido positivo usado por Jesus. O jugo era uma peça usada para unir dois animais quando puxavam uma carroça. Ele era colocado no pescoço e representava um peso para o animal. Porém, o mais provável é que Jesus estivesse citando aqui uma metáfora judaica, onde esse “jugo” era quando a pessoa se colocava debaixo da “disciplina e discipulado de alguém, de um mestre”. Nesse sentido, aqueles líderes que estavam sobre aquelas pessoas apenas pesavam a vida delas, trazendo sofrimento ao invés de bênçãos (Mateus 23:4). Nesse sentido, Jesus demonstra que Ele poderia oferecer a verdadeira instrução, aquela que conectava as pessoas a Deus, que aliviava seus corações através do perdão, que era leve, tirando a culpa e trazendo a pessoa a uma nova vida. Esse era o precioso aprendizado que Jesus queria passar para as pessoas. Esse era o jugo de Cristo, bem diferente do jugo dos religiosos e líderes de sua época.

Leia também: 5 Atitudes importantes a tomarmos nos momentos de crise

E achareis descanso para você alma

(4) Esse trecho em Mateus 11:29 mostra fortemente o que falamos anteriormente. Jesus não está falando do cansaço físico, mas do cansaço espiritual trazido na vida das pessoas pelo pecado e pelas opressões dos religiosos e líderes da época de Cristo (e de muitas outras épocas). Somente debaixo do jugo de Cristo, ou seja, de Suas orientações e na Sua presença poderemos realmente andar no caminho melhor, de paz e de contentamento.

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve

(5) Jesus não está falando aqui que a vida cristã é fácil. O que Ele está demonstrando é que todas as obrigações e disciplinas exigidas por Deus são boas e abençoadoras para nós e que esse jugo, ou seja, esse caminho cristão que cada um de nós deve seguir (o vinde a mim de Jesus), vem junto com toda a força de Deus para enfrentarmos os desafios e vencê-los, sem qualquer peso que não possamos suportar. Bem diferentes das opressões desse mundo, que nos levam a um sofrimento terrível e a total distância de Deus.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivoCOMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.