A PALAVRA DO DIA-Marcos 2 Estudo: O Filho do Homem tem Poder para Perdoar Pecados


Em Marcos 2 estudo, veremos que as necessidades daquele homem paralítico levaram seus amigos a tomarem a iniciativa de levá-lo ao Mestre Jesus.

Naquela época, as casas eram feitas de pedra. Tinham telhados planos, feitos de barro misturado com palha. Escadas, no exterior das residências, davam acesso ao telhado. Esta é a provável maneira que os amigos carregaram o paralítico até a presença de Jesus.

Que possamos reconhecer as necessidades do próximo. As pessoas tem necessidades tanto físicas quanto espirituais que nós podemos ajudar a suprir. As principais delas são as espirituais pois dizem respeito ao perdão dos pecados e à vida eterna.

Marcos 2 Estudo
Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo Bíblico, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Marcos 2:1-12 – Jesus Cura um Homem Paralítico
1 Outra vez entrou em Cafarnaum, depois de alguns dias (talvez depois de várias semanas), e soube-se que estava em casa (na casa de Pedro).

2 E logo (imediatamente) se ajuntaram-se tantos, que já não cabiam nem mesmo à porta; e lhes pregava a Palavra (a pregação e o ensino sempre vêm em primeiro lugar).

3 Então vieram ter com Ele, trazendo um paralítico (deficiente físico), que era trazido (carregado) por quatro.

4 E como não podiam chegar a Ele por causa da pressão (da grande multidão), descobriram o teto onde estava (naquela parte do mundo, as casas costumam ter o teto plano, geralmente com degraus na parte externa da casa conduzindo ao telhado), e fazendo uma abertura (havia, de modo geral, um ou mais alçapões no telhado, e foi por um desses que os homens entraram, provavelmente depois de aumentar a abertura), baixaram o leito em que jazia o paralítico.

5 E vendo Jesus a fé (a fé sem obras está morta), deles, disse ao paralítico: Filho, teus pecados estão perdoados (a deplorável condição física do homem doente fora causada por sua vida de pecado; portanto, Jesus, em primeiro lugar, abordou a causa real; sem condenação, apenas perdão e cura).

6 E estavam ali assentados alguns dos Escribas, e arrazoando em seus corações (eles representam um espírito hostil, que podia ser percebido por Cristo),

7 Dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? (Isso teria sido correto se Cristo fosse apenas um homem. Já que Ele era Deus manifestado em carne, eles estavam completamente enganados. Eles estão para ficar face a face com a Divindade de Cristo). Quem pode perdoar pecados, se não Deus? (Estão dizendo uma verdade; no entanto, Jesus era Deus).

A Divindade de Cristo
8 E Jesus, conhecendo logo em Seu espírito que arrazoavam si (o Espírito Santo revelou seus pensamentos a Ele), lhes disse: Por que arrazoais estas coisas em vossos corações? (Isso deve ter sido assustador para eles. Eles não haviam dito aquelas coisas em voz alta, mas epenas pensando em seus corações).

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)

9 O que é mais fácil? Dizer ao paralítico: Teus pecados te são perdoados, ou dizer-lhe: Levanta-te toma teu leito e anda? (Apenas Deis pode perdoar pecados e apenas Deus pode curar. Portanto, o ato de curar confere legitimidade ao poder para perdoar pecados. Como afirmado, eles estão para ficar face a face com Sua Divindade).

10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados, (disse ao paralítico): (Ele fez tudo isso diante de todos, até mesmo dos céticos, e especialmente diante dos céticos!)

11 A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa (todos ali sabiam, até mesmo os céticos, que aquele homem não podia pegar sua cama e carregá-la, a não ser que tivesse realmente sido curado; independentemente de admitir isso ou não, eles sabiam também que apenas o Poder de Deus poderia realizar essa transformação).

12 Então ele se levantou imediatamente (a Palavra de Cristo o havia curado), e tomando seu leito, saiu diante de todos (até mesmo dos céticos), de sorte que todos se admiraram (não havia qualquer dúvida a respeito da cura), e glorificavam a Deus, dizendo: Nunca tal vimos (se isso incluiu os céticos ou não, não nos é dito!).

⚠️ E-book Grátis para Pregadores:

Guia Prático para Elaborar Sermões IMPACTANTES de Forma Simples e EFICAZ! (CLIQUE AQUI e BAIXE GRATUITAMENTE!)
Marcos 2:13-14 – Jesus chama Mateus
13 E Ele tornou a sair para o mar (Mar da Galileia), e toda a multidão ia ter com Ele, e Ele os ensinava.

14 E passando, viu Levi (Mateus), filho de Alfeu sentado na alfândega (ele era um cobrador de impostos, uma abominação aos olhos de Israel), e disse-lhe: Seguem-me (não foi um pedido, mas uma Ordem). E levantando-se, O seguiu (ele o fez imediatamente, em resposta à Ordem do Mestre).

Marcos 2:15-17 – Jesus come com Pecadores
15 E aconteceu que estando Jesus à mesa em casa deste (na casa de Mateus), muitos Publicanos e pecadores estavam também à mesa junto com Jesus e Seus Discípulos (fala de uma reunião convocada por Mateus, claramente para celebrar o fato de ter sido Chamado por Cristo; ele estava deixando o cargo de coletor de impostos); porque eram muitos, e O tinham seguido (indicando que eles O aceitaram como Senhor e Mestre de suas vidas).

16 E os Escribas e Fariseus, vendo que estava comendo com os Publicanos e pecadores, disseram a Seus Discípulos (muitos dos Escribas e Fariseus tinham ouvido falar que Mateus havia sido Chamado, o que resultou nessa reunião; eles tinha ido, mesmo sem terem sido convidados, verificar o que estava acontecendo): Porque Ele come e bebe com os Publicanos e pecadores? (revela que eles pensavam que Ele estava cometendo um grande pecado ao se associar com aquele tipo de gente. Essa era a hipocrisia deles em ação).

17 E ouvindo-os Jesus, disse-lhes: Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os que estão doentes (explica completamente a “razão” de Sua Presença). Não vim chamar os Justos, mas sim os pecadores ao arrependimento (Cristo era, e é, o Médico dos pecadores, não o companheiro deles).

Marcos 2:18-22 – O Jejum
18 E os Discípulos de João e os Fariseus jejuavam; e foram dizer-lhe (a Jesus): Por que os Discípulos de João (João Batista, que estava preso naquele momento) e os dos Fariseus jejuam, e Teus Discípulos não jejuam? (Qualquer regulamento ou ritual dado na Bíblia, como o jejum, nunca deve ser considerado como sagrado em si, mas sim em relação ao que representa).

Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)

19 E Jesus disse-lhes: Podem porventura jejuar os filhos das bodas, quando o esposo está com eles? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar (Jesus é o noivo).

20 Mas virão dias em que o esposo lhes será tirado (o que ocorreu com a Ascensão), e então naqueles dias jejuarão (conquanto o jejum ajude o Crente de várias maneiras, a maior delas é em relação ao que ele simboliza; em essência, o jejum afirma que as coisas não estão certas, e assim continuarão até que Jesus volte novamente; portanto, pelo menos em parte, o jejum é uma súplica para que Ele volte logo).

21 Ninguém põe um remendo de tecido novo em vestido velho; doutra sorte o mesmo remendo rompe o velho, e a ruptura se faz maior (o “novo tecido” simboliza a Nova Aliança que Cristo inauguraria; não faria parte da Antiga aliança que havia sido abolida, mas seria completamente nova; tentar misturá-las, como Ele afirma, não funcionaria; infelizmente, a maioria dos Cristãos atuais está tentando misturar as duas, estejam ou não conscientes disso).

22 Nem ninguém põe vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres, e o vindo se derrama, e os odres se perdem; o vinho novo deve ser posto em odres novos (é o mesmo princípio do “novo tecido”, dito de maneira diferente para enfatizar essa Verdade).

Marcos 2:23-28 – O Sábado
23 E aconteceu que, passando Ele pelas searas (deveria ter sido traduzido como “pelos campos de cevada” ou “de trigo”, pois, como sabemos hoje, naquele tempo não havia milho no Oriente Médio ou na Europa) num Dia de Sábado, Seus discípulos, caminhando, começaram a arrancar espigas (talos de cevada ou trigo).

24 Então os Fariseus lhe disseram (em Grego, isso significa que eles continuamente a aborrecê-lO quanto a essa questão): Ei” Por que fazem no Sábado o que não é lícito? (Eles argumentaram que os Discípulos estavam violando a Lei de Moisés ao arrancar e comer os grãos no Sábado; Deuteronômio 23.24-25 fala de modo diferente)

⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:

Participe da nossa Lista de Transmissão Vip no Whatsapp e receba Estudos Bíblicos diários GRATUITAMENTE! (Clique Aqui e Envie a Mensagem)
25 E Ele disse-lhes (Ele poderia ter citado Deuteronômio, mas, em vez disso, citou 1 Samuel 21;Ele os apanharia no próprio jogo deles): Nunca lestes o que fez Davi quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? (Ele estava mostrando a eles a futilidade da religião e das cerimônias quando não havia mudança no coração).

26 Como entrou na Casa de Deus, sendo Abiatar o Sumo Sacerdote, comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer a não ser aos Sacerdotes, e deu também aos que com ele estavam? (Davi não era um Sacerdote; portanto, segundo a Lei, não podia comer aqueles pães especiais no Templo; no entanto, ele sabiamente julgou que uma lei que proibia o leigo de comer aquele pão, como de fato proibia, deveria ceder lugar a uma Lei de necessidade e natureza, como de fato aconteceu!)

O sábado foi feito por causa do homem
27 E disse-lhes (a construção original contém a ideia de que Ele disse essas coisas várias vezes; foi preciso muita conversa para que eles entendessem a ideia, que havia sido distorcida por uma teologia distorcida): O Sábado foi feito por causa do homem; e não o homem por causa do Sábado (a força do argumento é esta; o Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado; o Sábado era um dia de descanso; ele foi criado para apontar para o “descanso espiritual” que viria em Cristo).

28 Assim, o Filho do Homem até do Sábado é Senhor (com essa declaração, Cristo estava dizendo: “Eu sou o Messias”, e aqueles líderes religiosos sabiam o que Ele estava dizendo!).

Conclusão do Estudo
As pessoas têm necessidades que nós podemos ajudá-las a suprirem. Podemos ajudar sozinhos ou com ajuda de outros com o mesmo propósito e que demonstrem preocupação.

Que possamos levar às vidas até Jesus. Ele tem poder para suprir todas as necessidades e poder para perdoar pecados. Só em Cristo, o mundo pode encontrar a paz que tanto busca.

As necessidades humanas paralítico comoveram os seus amigos; que deixemos que elas também nos levem a ter atos de compaixão. Estes são atos que trazem esperança aos que andam perdidos em suas dores.

Considere ler também:
Estudo de Marcos 7: Jesus Ensina Sobre Julgar o Próximo
De Cristo vem a Salvação – Estudo Bíblico

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.