Josué 16 Estudo: A Herança dos Filhos de José
Em Josué 16 vemos que as promessas de Deus feitas aos filhos de José em Gênesis 48. Efraim e Manassés receberam sua porção na terra prometida e abrem um novo tempo de Deus em suas vidas.
Muitas vezes o Senhor Deus fala conosco e suas palavras parecem distantes, sombrias, impossíveis.
O fator tempo é algo que nos afeta muito, e na maioria das vezes a espera parece ser negativa, quando na verdade deveria ser encarada como tempo de preparação.
Pela fé, podemos enxergar as promessas de Deus e usar o cumprimento delas como combustível para os dias maus.
Hoje, graças a Deus vivo apenas para trabalhar para o Senhor. Mas durante quase duas décadas eu vivi a expectativa da promessa em trabalhos que eu sabia, não refletiam o grande propósito de Deus para minha vida.
Quando estava severamente desanimado, eu procurava enxergar pela fé, dias como este, em que eu lhe escrevo contando o meu testemunho, lhe encorajando, enfim. A expectativa de viver a promessa, alimentava e fortalecia minha alma.
Eu lhe encorajo a perseverar e não desistir de crer e servir ao Senhor. Ele é bom e enquanto a promessa não se cumpre, ele quer treinar você.
Esboço de Josué 16:
16.1 – 4: A sorte de José
16.5 – 10: A herança dos filhos de José
Josué 16.1 – 4: A sorte de José
1 As terras distribuídas aos descendentes de José iam desde o Jordão, perto de Jericó, a leste das águas de Jericó, e daí subiam pelo deserto até a serra que vai de Jericó a Betel.
2 De Betel, que é Luz, iam para o território dos arquitas, em Atarote,
3 desciam para o oeste, até o território dos jafletitas, chegando à região de Bete-Horom Baixa, e prosseguiam até Gezer, terminando no mar.
4 Assim os descendentes de Manassés e Efraim, filhos de José, receberam a sua herança.
Josué 16.5 – 10: A herança dos filhos de José
5 Este era o território de Efraim, clã por clã: A fronteira da sua herança ia de Atarote-Adar, a leste, até Bete-Horom Alta,
6 e prosseguia até o mar. De Micmetá, ao norte, fazia uma curva para o leste, até Taanate-Siló, e, passando por ela, ia até Janoa, a leste.
7 Depois descia de Janoa para Atarote e Naarate, encostava em Jericó e terminava no Jordão.
8 De Tapua a fronteira seguia rumo oeste até o ribeiro de Caná e terminava no mar. Essa foi a herança da tribo dos efraimitas, clã por clã,
9 que incluía todas as cidades com os seus povoados, separadas para os efraimitas na herança dos manassitas.
10 Os cananeus de Gezer não foram expulsos, e até hoje vivem no meio do povo de Efraim, mas são sujeitos a trabalhos forçados.