A PALAVRA DO DIA-Josué 13 Estudo: A Repartição de Canãa


Josué 13 Estudo: A Repartição de Canãa

Josué 13 Estudo: A Repartição de Canãa

No início de Josué 13 lemos que Josué já era velho e ainda havia muita terra para ser conquistada. É muito interessante notar, que no capítulo anterior somos informados de que ele venceu trinta e um reis, nos mais diferentes cenários.

Em qualquer liderança este é um feito notável, mas mesmo assim, ainda não foi o suficiente para viver tudo o que Deus tinha preparado para ele.

O que quero dizer, é o que o plano de Deus para nossa vida é mais que abundante. Muitas vezes sonhamos, e oramos com medo, pensando por baixo.

Na vida de muitos servos e servas de Deus, vejo que podemos ousar. Ousar acreditar que podemos ir para níveis superiores em Deus, da Sua glória, do Seu plano, de Sua majestade e para isso, tudo o que precisamos fazer é, nos render e seguir o fluxo do Espírito Santo.

O restante do capítulo, vemos que com justiça ele reparte as porções de cada tribo. Ele recompensa cada uma das famílias que lutaram ao seu lado para que tudo aquilo se tornasse realidade.

Josué é um homem de Deus excepcional, um verdadeiro modelo. Não se vê ganância ou avareza em sua liderança, mas justiça, retidão e um profundo amor a Deus.

Esboço de Josué 13:

13.1 – 6: A repartição de Canãa

13.7 – 33: A parte de cada tribo 

 

Josué 13.1 – 6: A repartição de Canãa

1 Sendo Josué já velho, de idade bastante avançada, o Senhor lhe disse: Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada.

2 Esta é a terra que resta: todas as regiões dos filisteus e dos gesuritas;

3 desde o rio Sior, próximo ao Egito, até o território de Ecrom, ao norte, todo esse território considerado cananeu. Abrange a região dos aveus, isto é, dos cinco chefes filisteus, governantes de Gaza, de Asdode, de Ascalom, de Gate e de Ecrom.

4 Resta ainda, desde o sul, toda a terra dos cananeus, desde Ara dos sidônios até Afeque, a região dos amorreus,

5 a dos gibleus e todo o Líbano, para o leste, desde Baal-Gade, ao pé do monte Hermom, até Lebo-Hamate.

6 Todos os habitantes das montanhas, desde o Líbano até Misrefote-Maim, isto é, todos os sidônios; eu mesmo os expulsarei da presença dos israelitas. Você, porém, distribuirá essa terra a Israel por herança, como lhe ordenei,

Josué 13.7 – 33: A parte de cada tribo

7 repartindo-a agora entre as nove tribos e a metade da tribo de Manassés.

8 Com a outra metade da tribo de Manassés, as tribos de Rúben e de Gade já haviam recebido a herança a leste do Jordão, conforme Moisés, servo do Senhor, lhes tinha designado.

9 Esse território se estendia de Aroer, na margem do ribeiro do Arnom, e da cidade situada no meio do vale desse ribeiro, incluindo todo o planalto de Medeba, até Dibom,

10 e todas as cidades de Seom, rei dos amorreus, que governava em Hesbom, e prosseguia até a fronteira dos amonitas.

11 Também incluía Gileade, o território dos gesuritas e maacatitas, toda a região do monte Hermom e toda a Basã, até Salcá,

12 isto é, todo o reino de Ogue, em Basã, que tinha reinado em Asterote e Edrei, um dos últimos refains sobreviventes. Moisés os tinha derrotado e tomado as suas terras.

13 Mas os israelitas não expulsaram os gesuritas e maacatitas, de modo que até hoje continuam a viver no meio deles.

14 Mas à tribo de Levi não deu herança alguma, visto que as ofertas preparadas no fogo ao Senhor, o Deus de Israel, são a herança deles, como já lhes dissera.

15 À tribo de Rúben, clã por clã, Moisés dera o seguinte território:

16 Desde Aroer, na margem do ribeiro do Arnom, e desde a cidade situada no meio do vale desse ribeiro, e todo o planalto depois de Medeba,

17 até Hesbom e todas as suas cidades no planalto, inclusive Dibom, Bamote-Baal, Bete-Baal-Meom,

18 Jaza, Quedemote, Mefaate,

19 Quiriataim, Sibma, Zerete-Saar, na encosta do vale,

20 Bete-Peor, as encostas do Pisga, e Bete-Jesimote:

21 todas as cidades do planalto e todo o domínio de Seom, rei dos amorreus, que governava em Hesbom. Moisés o tinha derrotado, bem como aos líderes midianitas Evi, Requém, Zur, Hur e Reba, aliados de Seom, que viviam naquela terra.

22 Além dos que foram mortos na guerra, os israelitas mataram à espada Balaão, filho de Beor, que praticava adivinhação.

23 A fronteira da tribo de Rúben era a margem do Jordão. Essas cidades e os seus povoados foram a herança de Rúben, clã por clã.

24 À tribo de Gade, clã por clã, Moisés dera o seguinte território:

25 O território de Jazar, todas as cidades de Gileade e metade do território amonita até Aroer, perto de Rabá.

26 Estendia-se desde Hesbom até Ramate-Mispá e Betonim, e desde Maanaim até o território de Debir.

27 No vale do Jordão incluía Bete-Arã, Bete-Ninra, Sucote e Zafom; o restante do domínio de Seom, rei de Hesbom. Abrangia a margem leste do Jordão até o mar de Quinerete.

28 Essa região com suas cidades e povoados foram a herança de Gade, clã por clã.

29 À metade da tribo de Manassés, isto é, à metade dos descendentes de Manassés, clã por clã, Moisés dera o seguinte território:

30 O seu território se estendia desde Maanaim e incluía toda a região de Basã, todo o domínio de Ogue, rei de Basã: todos os povoados de Jair em Basã, sessenta cidades;

31 metade de Gileade, e Asterote e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Basã. Esse foi o território destinado à metade dos descendentes de Maquir, filho de Manassés, clã por clã.

32 Essa foi a herança que Moisés lhes deu quando estava na planície de Moabe, do outro lado do Jordão, a leste de Jericó.

33 Mas à tribo de Levi Moisés não deu herança alguma; o Senhor, o Deus de Israel, é a herança deles, como já lhes dissera.

Canal do Jesus e a Bíblia

Mais de mil vídeos relacionados à Bíblia Sagrada para você estudar.
INSCREVA-SE

Instagram: diegonascimento316

ME SIGA e receba aviso sobre novas publicações e conteúdo exclusivo.
SEGUIR

3 COMMENTS

  1. Deus abencie a sua vida .com sua versao o livro de josue esta mas claro pra mim .
    Apesar de nao entender muito bem a ecplicacao e esclarecedora .muito obrigada

LEAVE A REPLY

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.