A PALAVRA DO DIA-João 14 Estudo: As Moradas Celestiais


Neste capítulo de João 14 estudo, veremos que após a ceia, Jesus ensinará aos apóstolos o que fazer para voltar ao Pai Celestial e para demonstrar seu amor ao Salvador. Então, prometeu-lhes que lhes enviaria outro Consolador, o Espírito Santo.

João 14 estudo: Contexto histórico
Após cear na Páscoa, Jesus demonstra toda sua humildade lavando os pés dos discípulos e note que o faz antes de revelar que Judas Iscariotes é o traidor.

Apesar disso, Ele o amou, ensinou, e passará a centralizar seus ensinamentos na obediência, no servir e no amor, virtudes que marcaram o seu ministério e que seriam a vida de seus discípulos por toda a vida! Ele é o mestre dos mestres.

(João 14:1) Não se turbe o vosso coração!
v. 1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

As palavras de Jesus refletem admoestações semelhantes no antigo testamento (Dt 1:21 – Js 1:9 – cp. Jo 11:33 – Jo 13:21).

Credes denota uma confiança pessoal e relacional que acompanha o uso das Escrituras hebraicas (Is 28:16).

Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender bem a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖

(João 14:2-3) Moradas celestiais
v. 2 Na casa de meu Pai há muitas mansões; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Eu vou preparar-vos um lugar.

v. 3 E quando eu for e vos preparar um lugar, eu voltarei novamente, e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, ali possais estar vós também.

v. 4 E para onde eu vou vós sabeis, e o caminho vós conheceis.

Em outra parte, Jesus disse que os Seus seguidores seriam recebidos “nas habitações eternas” (Lc 16:9). O regresso dos discípulos será comparável ao retorno de um filho à casa de seu pai (Lc 15:11-32).

As palavras voltarei novamente, e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, ali possais estar vós também reflete a terminologia em Ct 8:2.

Jesus, o noivo messiânico (Jo 3:29), diz que vai preparar um lugar para Seus seguidores na casa de seu Pai e, em seguida, voltará para levá-los para o lar a fim de que estejam com Ele.

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)

(João 14:5-6) Eu sou o caminho, a verdade e a vida!
v. 5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais, e como nós podemos conhecer o caminho?

v. 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Jesus é o caminho, a verdade, e a vida (ver nota em Jo 6:35) e ninguém vem ao Pai, a não ser por Ele. Só Jesus é capaz de prover acesso a Deus, porque só Ele pagou a pena pelos nossos pecados (Is 53:5 – Hb 1:3).

Jesus é a verdade (Jo 1:14 – Jo 18:37), e todas as reivindicações contrárias são falsas. Só Cristo é a vida e tem vida em Si mesmo (Jo 5:26).

Portanto, Ele pode dar vida eterna a todos que creem nele. Jesus é a verdade, a vida, e o caminho exclusivo e único da salvação.

(João 14:7) Se me conhecem, conhecem ao Pai
v. 7 Se vós me conhecêsseis, também conheceríeis a meu Pai; e desde agora o conheceis, e o tendes visto.

⚠️ E-Book Grátis para Pregadores ⚠️:

Guia Prático para Elaborar Sermões Impactantes de Forma Simples e Eficaz! (CLIQUE AQUI e Baixe GRATUITAMENTE!)
A ênfase em conhecer realmente Jesus e Deus, o Pai, remonta à linguagem pactual do antigo testamento (Jr 24:7 – Jr 31:34 – Os 13:4).

(João 14:8) Se veem a mim, veem o Pai
v. 8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos é suficiente.
v. 9 Disse-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Filipe? Quem tem visto a mim, tem visto o Pai, e como então tu dizes: Mostra-nos o Pai?

v. 10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as obras.

Filipe aparentemente desejava algum tipo de revelação de Deus. No antigo testamento, Moisés pediu e recebeu uma vi são limitada da glória do Senhor (Êx 33:18; cp. Êx 24:10); o profeta Isaías recebeu uma visão semelhante (Is 6:1).

Contudo, de acordo com o ensino do antigo testamento, Jesus negou a possibilidade de uma visão direta de Deus.

Manual Bíblico que Todo Estudante da Bíblia, Pastor, Presbítero, Diácono, Líder de Igreja deveria Conhecer! Mais de 250 perguntas difíceis e polêmicas da Bíblia respondidas..
(Clique Aqui e Assista)

(João 14:11-12) Creiam em mim, creiam no Pai e obras maiores farão
v. 11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; ou senão, crede-me por causa das obras em si.
v. 12 Na verdade, na verdade eu vos digo: Aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e fará maiores obras do que estas, porque eu vou para meu Pai.

As obras dos maiores discípulos são possíveis porque Jesus está indo para o Pai logo após Sua obra na estão baseadas na totalidade daquelas que Jesus realizou e igualmente produzirão frutos permanentes (Mt 11:11 – Jo 15:8,16).

(João 14:13) Em nome de Jesus
v. 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai possa ser glorificado no Filho.

Orar em nome de Jesus expressa o desejo do cristão em alinhar sua vontade e propósitos à vontade de Deus (1Jo 5:14-15).

Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)

(João 14:14-15) Guardem meus mandamentos
v. 14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
v. 15 Se vós me amais, guardai os meus mandamentos.

As palavras de Jesus refletem as exigências do pacto deuteronômico (Dt 5:10 – Dt 6:5-6 – Dt 7:9 – Dt 10:12-13 – Dt 11:13,22).

(João 14:16-17) O consolador
v. 16 E eu orarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que ele possa habitar convosco para sempre,

v. 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.

O outro Consolador (“outro Paracleto”) ou o Espírito da verdade é o Espírito Santo (v. 26), que guia os discípulos a toda verdade (Jo 16:13).

O Espírito substitui a presença física de Jesus, vindo habitar permanentemente em Seus seguidores. A presença divina para os seguidores de Jesus inclui o Espírito, Jesus (v. 18-21) e o Pai (v. 22-24).

A Chave para Interpretar todos os Gêneros e Contextos da Bíblia de modo Simples, porém com muita Profundidade…
(Clique Aqui e Acesse)

(João 14:18) Eu voltarei!
v. 18 Eu não vos deixarei sem consolo, eu voltarei para vós.
v. 19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis também.
v. 20 Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

A habitação do Espírito nos discípulos equivale essencialmente à própria presença de Jesus, porque o Espírito testifica a respeito de Jesus e ajuda os discípulos a entender o significado daquilo que o Mestre fez (Jo 16:14).

A promessa de Jesus, não vos deixarei sem consolo, repercute as palavra de Moisés ao se despedir de Israel (Dt 31:6 – cp. Js 1:5). Ao dizer isso, Jesus provavelmente tinha em mente Sua ressurreição e a vinda do Espírito no Pentecoste.

(João 14:21) Me manifestarei a ele
v. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

As referências aquele que tem os meus mandamentos e os guarda e à expressão me manifestarei a ele nos remetem à entrega da Lei no monte Sinai e a outras aparições de Deus (Êx 33:13).

(João 14:22) O outro Judas
v. 22 Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Senhor, como é isto que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?

Esse Judas, não o Iscariotes é, provavelmente, “Judas, filho de Tiago”, mencionado em Lc 6:16 e At 1:13. Não se tratava de Judas, o meio-irmão de Jesus (Mt 13:55 – Mc 6:3).

(João 14:23) Faremos morada nele
v. 23 Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, ele guardará as minhas palavras; e meu Pai o amará, e iremos a ele, e faremos nossa morada nele.

v. 24 Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou.
v. 25 Essas coisas vos tenho dito, estando ainda convosco.

Faremos nossa morada nele faz lembrar a habitação de Deus com o povo do pacto no tabernáculo (Êx 25:8 – Êx 29:45 – Lv 26:11-12) e no templo (1Rs 8:10-11 cp. At 7:46-47). Também aponta adiante para o tempo da vinda do Espírito no Pentecoste (Atos 2).

(João 14:26) O consolador ensinará todas as coisas
v. 26 Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas, e vos trará à lembrança todas as coisas, tudo quanto eu vos tenho dito.

O Espírito Santo (Jo 20:22) é mencionado raras vezes no antigo testamento (Sl 51:11 – Is 63:9-10). Jesus focaliza aqui o futuro ministério de ensino do Espírito (1Jo 2:20).

(João 14:27) Deixo-vos a minha paz!
v. 27 Eu deixo-vos a paz, a minha paz eu vos dou; não a dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem fiquem com medo.

v. 28 Ouvistes o que eu vos disse: Eu vou e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis por eu ter dito: Eu vou para o Pai, porque meu Pai é maior do que eu.

v. 29 E agora eu vos digo antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós possais crer.

A expressão paz (Heb. sholom) podia servir como uma saudação ou anúncio de bênção sobre aqueles que possuíam um relacionamento correto com Deus (Nm 6:24-26; cp. Sl 29:11; Ag 2:9).

O antigo testamento profetizou um tempo de paz que acompanharia a vinda do Messias, pois Ele é o “Príncipe da Paz” (Is 9:6), que “proclamará paz às nações” (Zc 9:10; cp. Jo 9:9).

Haverá boas-novas de paz e salvação (Is 52:7; cp. Jo 54:13 – Jo 57:19), e Deus estabelecerá um “pacto de paz” com o Seu povo (Ez 37:26).

O encorajamento de Jesus ao se despedir de Seus discípulos para que não se perturbassem nem tivessem medo reflete o mesmo conselho de Moisés em sua despedida (Dt 31:6,8).

(João 14:30) Príncipe deste mundo
v. 30 Daqui em diante eu não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim.

Sobre o príncipe deste mundo, ver nota em Jo 12:31. Satanás não possui nenhuma reivindicação legal, muito menos qualquer influência sobre Jesus.

(João 14:31) Vamos-nos daqui!
v. 31 Mas para que o mundo possa saber que eu amo o Pai, e como o Pai me ordenou, desta forma eu o faço. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

Alguns estudiosos veem a transição de v. 31 para Jo 15:1 como uma costura literária. De acordo com esses intérpretes, o Evangelho de João teria sido formado a partir de fontes diferentes que mais tarde foram juntadas (uma terminando em v. 31; outra começando em Jo 15:1).

Todavia, é provável que João está apenas descrevendo a transição de Jesus (Levantai-vos, vamos-nos daqui) do cenáculo para o jardim do Getsêmani, onde Ele chegou em Jo 18:1.

Conclusão
Mais um capítulo, mais ensinamentos de Jesus. Ele acalma seus discípulos, dizendo que o Pai os conhecem porque eles o conhecem, Ele o Pai são um, e que o Pai está preparando moradas celestiais para aqueles que o obedecem seus mandamentos e os guardam no coração.

Mas diz que antes disso será enviado a eles o Consolador, o Espírito da verdade que o mundo não pode receber.

Hoje ele está aí, ao seu lado, inspirando você a ler esses estudos, ministrando ao seu coração, constrangendo e convencendo-o do seu pecado, de suas falhas, atraindo você para um relacionamento de amor e transparência com Deus e Jesus, então creia somente, sinta somente, ele flui como um rio de águas vivas de dentro de você!

Jesus está assentado a direita de Deus Pai, mas agindo através do Espírito Santo que enviou, mas também vimos que é chegada a hora de seu sofrimento, o motivo, o propósito de seu nascimento, a redenção do mundo, que começara no Getsêmani. Hosana!

João 14 estudo.
ANTERIOR
João 13 Estudo: A Última Ceia e o Lava-pés
PRÓXIMO
João 15 Estudo: A Videira e os Ramos
Artigos Relacionados

Marcos 10 Estudo: O Divórcio, as Crianças e o Jovem Rico
Marcos 10 Estudo: O Divórcio, as Crianças e o Jovem Rico
Continue Lendo
2 Coríntios 3 Estudo: A Glória de Deus em Nós
2 Coríntios 3 Estudo: A Glória de Deus em Nós
Continue Lendo
1 Coríntios 8 Estudo: O Que é Impuro?
1 Coríntios 8 Estudo: O Que é Impuro?
Continue Lendo
Gênesis 13 Estudo: A Volta para Canaã
Gênesis 13 Estudo: A Volta para Canaã
Continue Lendo
Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

0 Comentários

Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *

Nome *

E-mail *

Site

Ao usar este formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

PESQUISE AQUI
Digite sua busca …
Sobre nós
Contato
Política de Privacidade
SITEMAP
© Estudo Bíblico Online. Feito comWolf WP.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiênc

Rate this post

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading