A PALAVRA DO DIA -Jeremias 33: 6-8 . Eis que trarei saúde e cura –


Jeremias 33: 6 . Eis aqui, etc. – Eis que os trarei, etc. “Vou restaurá-los à sua prosperidade habitual; restabelecerei seus muros; repararei suas brechas”.

 

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 33: 6-8 . Eis que trarei saúde e cura – A última parte deste versículo expõe a primeira: pois, por saúde e cura, o profeta significa paz e verdade, ou estabilidade. Blaney processa, eu farei, a saber, a cidade ou o estado perfeitamente correto e íntegro. O estado perturbado e calamitoso da nação sendo comparado a ferimentos e doenças (ver Jeremias 8: 21-22 ; Jeremias 30:17 ,) a restauração dele para um estado pacífico e próspero é apropriadamente chamada de saúde e cura. E os edificará como no início – Quando eles, por arrependimento, fizerem suas primeiras obras, Deus, por sua restauração, manifestará para eles suas antigas misericórdias e benevolências. Ele não apenas fará com que o cativeiro retorne, como é expresso, em palavras claras, na cláusula anterior, mas os restabelecerá na posse de seus privilégios civis e religiosos, e por meio disso promoverá sua virtude e felicidade. E os purificarei de toda a sua iniqüidade – farei com que sejam piedosos e santos, assim como virtuosos e felizes; e perdoarei todas as suas iniqüidades . Não lhes imputarei mais os pecados do passado, como fiz, mas remiterei os outros castigos pelos quais eles eram responsáveis ??pelo pecado.

 

Comentário de Adam Clarke

Eis que eu lhe trarei saúde e, cura – ???? aruchah , um extenso tagarela; ou, como dizemos, uma pessoa do tamanho de uma ferida. Repararei as perdas das famílias por numerosos nascimentos e abençoarei a terra com fertilidade.

 

Comentário de John Calvin

 

Depois ele diz: Eis que trarei uma renovação e uma cura, e eu os curarei. Este é o ponto principal, como dizem, na passagem. Até então, ele mostrara que os judeus mereciam uma punição tão pesada, porque, por sua obstinação, não haviam deixado de provocar Deus contra si mesmos. Mas ele promete aqui ser propício a eles depois de corrigi-los moderadamente. Pois dissemos que o objetivo dessa profecia era sustentar os judeus, para que eles não se desesperassem, mas confiassem na promessa de favor, por mais amargo que seja o exílio. Então ele diz: trarei uma renovação, ou restauração, e uma cura (88)

E acrescenta-se, lhes abrirei abundância de paz e de verdade. Alguns traduzem a última palavra: ??? , amet, oração; pois o verbo ??? amém significa orar e multiplicar. Pode haver então um duplo significado; a primeira, que Deus lhes abriria um acesso à oração; pois as coisas eram tão sem esperança entre o povo que ninguém se atreveu a pronunciar uma palavra. Até o próprio Jeremias foi proibido de orar ( Jeremias 11:14 ) porque Deus havia decidido destruir aqueles homens miseráveis ??que respeitavam a quem não havia esperança de arrependimento. Alguns, portanto, entendem que aqui é prometido um acesso à oração, para que os fiéis e os servos de Deus possam orar pela prosperidade da cidade. Mas essa explicação me parece exagerada. Tomo, portanto, uma interpretação mais simples: que Deus lhes daria abundância de paz, ou melhor, o prolongamento ou continuidade da paz. Por paz entende-se, como é sabido, um estado feliz. Então, a Jerusalém, reduzida a misérias extremas, Deus promete coisas alegres, para que depois ela viva com prosperidade; e ele acrescenta a palavra verdade, que deve ser considerada aqui como estabilidade (89) , como, de fato, em toda parte nas Escrituras, como se ele tivesse dito, que o próspero estado da cidade não duraria um mês ou pouco tempo. , mas contínua e até perpétua, como ele declara no próximo verso.

 

Comentário de E.W. Bullinger

Ver. Figura do discurso Asterismos. App-6.

 

Comentário de John Wesley

Eis que trarei saúde e cura, e as curarei, e lhes revelarei a abundância de paz e verdade.

Eu curarei – O estado miserável e perturbado de uma nação sendo comparado a ferimentos e doenças, a restauração dela a um estado próspero e pacífico é apropriadamente chamada de saúde e cura. Vou levá-los novamente a um estado calmo e pacífico, no qual permanecerão muitos dias.

 

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.