A PALAVRA DO DIA–Gogue e Magogue: Quem são e o que Eles têm a ver com os Últimos dias?


Quem são Gogue e Magogue em Ezequiel 38-39 nos últimos dias

Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele. (Ezequiel 38:2).

Quem são Gogue e Magogue em Ezequiel 38-39 e o que eles têm a ver com os últimos dias?

Antes de dar alguns pensamentos sobre Gogue e Magogue. Deixe-me começar por soletrar várias advertências.

Primeiro: Deus não escolheu nos dar todos os detalhes sobre o fim dos tempos .

Segundo: ao lermos sobre Gogue Magogue em Ezequiel 38-39 , descobrimos que entender o material bíblico é bastante difícil. Vou fazer o meu melhor para sintetizar esses ensinamentos bíblicos da forma mais simples possível.

Terceiro: usei nomes modernos para os territórios envolvidos. Quando falamos de “Gogue Magogue”, estamos falando de um líder na terra da Rússia. Note que daqui a 500 anos, se Cristo demorar, “Gogue Magogue” do Norte (Rússia) terá outro nome que cabe em outro tempo.

Quarto: a principal razão pela qual Deus nos encoraja a estudar profecia é estabelecer um fundamento para uma vida santa. Precisamos ter nossas vidas limpas e prontas quando a trombeta soar.

Quinto: “Viva como se Cristo estivesse voltando nos próximos 10 minutos. Planeje como se ele não viesse por mais mil anos.”

Muitos se perguntam se a Rússia terá algum papel a desempenhar nos últimos dias? A resposta é um sim retumbante.” Encontramos a resposta em Ezequiel 38-39 .

Identificando Deus, Magogue e os Reis do Norte e do Sul

Ezequiel 38:1-2 : A palavra do Senhor veio a mim: “Filho do homem, vire o rosto contra Gogue, da terra de Magogue, príncipe-chefe de Meseque e Tubal;

Magogue, Meseque e Tubal eram todos filhos de Jafé, que era um dos três filhos de Noé. Jefé e sua família migraram para a área da Rússia moderna (Gênesis 10:2-3).

Significados dos nomes

Gogue é uma pessoa que governa a terra de Magogue (Rússia).

Magogue significa o “Príncipe de Rosh”.

(Gogue) Rosh é a antiga palavra raiz para a terra da Rússia.

Deus informa Gogue Magogue em Ezequiel 38:15:

“Você virá do seu lugar no extremo norte” (a palavra hebraica significa “a parte mais distante do norte”.

O que fica ao norte de Jerusalém? Moscou.

O que é o norte da Rússia? Nada Meseque é o antigo nome da capital da Rússia Ocidental, hoje conhecida como Moscou, Tubal é identificada como uma cidade da Sibéria.

Gogue (Rússia) é o Rei do Norte. O Rei do Sul é uma coalizão árabe-africana.

Ezequiel 38:5-6 identifica o resto das nações que são arrastadas para a batalha entre Gogue Magogue, contra os Reis do Sul:

“Persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.”

A Pérsia é uma referência ao Irã moderno.

Etíopes descreve a atual Etiópia e as nações negras da África Central.

Pute e Líbia estão localizados no norte da África.

Gômer é o povo que se estabeleceu na Alemanha.

Beth Togarma é Ásia Menor e Turquia.

Essas nações basicamente se alinharão com a Rússia nas batalhas contra o Rei do Sul e mais tarde contra o Anticristo.

Algum tempo antes do início da tribulação de sete anos, o Rei do Sul (uma coalizão afro-árabe descrita em Daniel 11) se move para invadir Israel. A coalizão afro-árabe inicialmente tem a vantagem, mas acaba sendo derrotada pelo Rei do Norte (Rússia).

Após um curto período de paz, vendo uma oportunidade de aumentar sua dominação, Gogue e Magogue (Rússia e seu Líder) prosseguem com sua própria invasão de Israel. No entanto, Deus não tem intenção de permitir que a Rússia tome posse da terra de Israel.

O Anticristo intercepta Gogue Magogue e os derrota. Observe que duas batalhas são descritas aqui, separadas por pelo menos 2.500 anos.

Gogue e Magogue na Bíblia

Ezequiel 38-39 é conhecido na hermenêutica bíblica (interpretação) como um duplo cumprimento.

A primeira batalha são as manobras das nações durante o tempo de Ezequiel. Os eventos da primeira batalha prenunciam a segunda batalha descrevendo os mesmos movimentos previstos por Ezequiel que ocorrerão nos últimos dias, pouco antes do início da tribulação de sete anos.

Falando com hipérbole (uma ferramenta literária que exagera para fazer um ponto) Deus descreve os eventos devastadores da batalha entre MagogueGogue e o Anticristo.

Veja os textos bíblicos

Ezequiel 38:1-4:

“Assim diz o Soberano Senhor: Estou contra você, Gogue, príncipe-chefe de Meseque e Tubal. Eu vou fazer você virar, colocar ganchos em suas mandíbulas e trazê-lo para fora com todo o seu exército…”

Ezequiel 38:17-22:

“Naquele tempo, isso é o que acontecerá naquele dia. Quando Gogue atacar a terra de Israel, minha ira ardente será despertada. Em meu zelo e ira ardente… Eu executarei julgamento sobre ele com praga e derramamento de sangue”.

Ezequiel 38:22-39 :11:

“Vou derramar torrentes de chuva, pedras de granizo e enxofre ardente sobre ele e suas tropas… Os peixes do mar, as aves do céu e o pedaço do campo, toda criatura e todos os povos da face da terra tremerão diante dele… Derramarei torrentes de chuva, pedras de granizo e enxofre ardente sobre ele e suas tropas… Naquele dia, eu darei a Gogue o sepulcro no Vale daqueles que viajam para o leste em direção ao mar; ele bloqueará o caminho dos viajantes, porque Gogue e todas as suas hordas serão enterrados lá. Por isso se chamará Vale de Haman Gogue”.

Vemos nesses versos o que parece descrever um holocausto nuclear. Fogo e enxofre caem do céu. A terra treme. Os rostos dos soldados invasores derretem como cera quente. Leva sete anos para Israel descontaminar a terra. O enterro de homens e mulheres contaminados pela radiação fere ainda mais .

Milhares de soldados invasores jazem insepultos. Deus envia as aves do céu para arrancar a carne de seus corpos (Ezequiel 38:14 e 39:1-7).

Isso soa exatamente como a terrível festa de Deus em Apocalipse 19 na Batalha do Armagedom.

Novamente, esta passagem é um duplo cumprimento.

Desde os dias de Ezequiel até a chegada dos romanos em 70 d.C Israel foi dizimado por nação após nação, cumprindo assim a profecia de Ezequiel sobre Israel. Então, reconhecemos que as passagens acima são paralelas ao livro do Apocalipse e aos horrores do Armagedom.

Agora entendemos que essas passagens não são mais hipérboles. Este é o segundo cumprimento da profecia de Ezequiel. As passagens mencionadas anteriormente são palavras literais que descrevem os horríveis eventos dos últimos dias.

Enquanto a Rússia é destruída pelo Anticristo pouco antes do início da tribulação de sete anos, Gogue Magogue vão se rearmar e participar da guerra do Armagedom.

Como resultado da guerra entre o Rei do Norte e o Anticristo, Israel está aberto a assinar um tratado de paz de sete anos com o Anticristo para protegê-los de outras invasões.

Depois de três anos e meio o Anticristo quebra o tratado de paz invadindo Israel e todos os horrores do livro do Apocalipse se espalham sobre a terra.

Durante os últimos dias, Deus reúne os exércitos do Anticristo, Rússia, Oriente Médio, coalizão árabe-africana e China no Vale de Megido para a Batalha do Armagedom.

Quando Jesus retorna, ele ri de seus inimigos (Salmo 2).

Na Segunda Vinda, Jesus entra na briga e destrói as forças do Anticristo, o Rei do Oriente e o rei do Norte, conforme registrado em Zacarias 14:12-13:

“Esta é a praga com a qual o Senhor ferirá todas as nações que lutaram contra Jerusalém: a carne deles apodrecerá enquanto eles ainda estiverem de pé, seus olhos apodrecerão nas órbitas e suas línguas apodrecerão em suas bocas. Nesse dia as pessoas serão atingidas pelo Senhor com grande pânico. Eles se agarrarão pela mão e atacarão uns aos outros”.

Por centenas de anos, os estudantes da profecia bíblica se perguntaram que tipo de praga poderia produzir uma devastação instantânea de humanos? Até o advento da bomba atômica, tal coisa não era humanamente possível. Mas agora, tudo o que Zacarias previu pode se tornar realidade instantaneamente em uma troca termonuclear!

A propósito, na Segunda Vinda, os judeus incrédulos de Israel verão as marcas dos pregos nas mãos, pés e lado de Jesus e perceberão que eles crucificaram seu Messias. Vai quebrar seus corações. Muitos judeus então se voltarão para Cristo.

Zacarias 12:10:

“E derramarei sobre a casa de Davi e os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e súplica. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como se chora por um filho único, e chorarão amargamente por ele como se chora por um filho primogênito”.

Durante esse tempo, Deus Pai convida qualquer pessoa disposta a vir a Cristo para “Beijar o Filho”, que é a maneira do Antigo Testamento de dizer: “Creia no Senhor Jesus Cristo e você será salvo”. Muitos judeus vão para o Cristo.

As Duas Ceias de Deus no Fim dos Tempos

Apocalipse 19:17-18: “ E vi um anjo em pé no sol, que clamou em alta voz a todas as aves que voavam no ar: ‘Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus, para que comais carne de reis, generais e poderosos, de cavalos e seus cavaleiros, e a carne de todos os povos, livres e escravos, grandes e pequenos”.

A Ceia das Bodas do Cordeiro é descrita em Apocalipse 19:9: “Então o anjo me disse: Escreve isto: Bem-aventurados aqueles que são convidados à ceia das bodas do Cordeiro”.

Como o Noivo, toma Sua igreja como sua Noiva. É um grande momento de comunhão e louvor.

Há uma imagem de palavras aqui e todos nós temos uma escolha. Podemos desfrutar da ceia com Jesus ou podemos ser a ceia.

Os capítulos 20 a 22 de Apocalipse encerram a história com a destruição de Satanás e seus seguidores, o reinado de 1000 anos de Cristo na terra e o novo céu e a nova terra.

Referências: Dr. Roger Barrier.

Redação BP

Redação BP

Compartilhe

Compartilhe

Inscreva-Se Em Nosso Blog

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.