A PALAVRA DO DIA-Gênesis 3 Estudo: A Entrada do Pecado no Mundo
Em Gênesis 3, temos o relato da queda da humanidade. Aqui fica evidente que não cedemos ao pecado por causa do seu contexto ou como reflexo dos nossos antepassados. Adão e Eva estavam em um ambiente perfeito e mesmo assim fizeram a escolha errada, com base no seu livre-arbítrio.
Nos dois primeiros capítulos vemos Deus (Elohim) falando, agora a serpente (o Diabo) fala e o ser humano lhe dá ouvidos. Enquanto a Palavra de Deus promove ordem, construção e vida a palavra do Diabo, caos, destruição e morte.
O mundo foi criado em verdade, ela veio antes que a mentira do enganador.
Ao comer do fruto proibido, Adão e Eva trouxeram para si a vergonha e a morte. Quando Deus veio conversar com eles, como de costume, se esconderam envergonhados de sua nudez.
Percebendo a tragédia, o Senhor questionou Adão, a quem ele havia constituído como guardião. Que disse – “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi” (Gênesis 3.12).
Em sua resposta, Adão diz que a culpa de tudo aquilo é de Deus. Em nenhum momento ele demonstra arrependimento.
Exatamente o que fazemos ainda hoje. Nos escondemos e culpamos.
O que o Senhor procura é um coração quebrantado e arrependido, a estes Ele restaura.
A Consequência
Após o erro do primeiro casal a humanidade passou a sofrer com algumas coisas:
- Terra foi amaldiçoada;
- A mulher passou a dar à luz, em meio a muitas dores;
- Para sobreviver ambos teriam de trabalhar muito duro.
Em seguida, Deus os vestiu, os expulsou do jardim do Éden e colocou querubins para guardar o acesso a árvore da vida.
Acesso esse que só teremos novamente no novo céu e na nova Terra (Apocalipse 21 e 22), através de Jesus Cristo.
Esboço de Gênesis 3:
3.1 – 5: A serpente e a mulher
3.6 – 8: O pecado de Adão e Eva
3.9 – 13: Adão e Eva se “escondem” de Deus
3.14 – 18: As consequências do pecado
Gênesis 3.1 – 5: A serpente e a mulher
Na primeira parte do capítulo 3 de gênesis, nós vemos que a serpente começou a conversar com Eva questionando a ordem que Deus havia dado sobre o fato de eles não comerem de nenhum fruto das árvores do jardim.
Eva respondeu que eles podiam sim, comer, só não podiam comer do fruto da árvore do bem e do mal, pois se comessem, morreriam.
A serpente discordou como se Deus estivesse mentindo. Que eles certamente não morreriam se comessem desse fruto. A serpente disse que quando eles comessem, seus olhos se abririam e eles seriam semelhantes a Deus conhecendo tanto o bem quanto o mal.
O Diabo é muito astuto e tudo o que ele precisa é de um minuto da nossa a atenção para promover e provocar grandes danos a nossa vida.
Muito se fala sobre onde Adão estava por ter deixado Eva sozinha, a ponto de ela dar ouvidos a voz da serpente. Provavelmente ele estava trabalhando, cuidando do jardim.
De qualquer forma, o bom é que nós coloquemos as responsabilidades de cada um de acordo com a sua função. Eva não era uma criança, ela era uma adulta e já estava vivendo há muito tempo no Éden.
Provavelmente a serpente percebeu alguma coisa no comportamento dela e de Adão e sentiu que havia ali uma oportunidade.
Nós precisamos ter cuidado no nosso comportamento com as brechas que damos. Eva parou de dar ouvidos a voz de Deus e passou a dar ouvidos a voz contrária da serpente e quando nós fazemos isso, assumimos grandes perigos sobre a nossa vida.
Então tenha cuidado para ouvir somente a voz de Deus.
3.6 – 8: O pecado de Adão e Eva
A serpente acabou convencendo eva de que árvore era muito agradável. O Diabo vendeu muito bem o seu produto, sua intenção de fazer o ser humano pecar.
Quando ela olhou para a árvore ficou muito tentada. Pode ter pensado: “nossa que fruto bonito”. “Que árvore bonita”. “Isso deve ter ser tão saboroso”.
Eva se sentiu tentada por esse fruto a ponto de tomá-lo e comer o frtuo da árvore do conhecimento do bem e do mal e não apenas isso, ela pegou o fruto, levou para Adão e ele também comeu.
Isso é muito comum entre marido e mulher, essa cumplicidade, se Carol vier me dar algo, me oferecer algo, eu provavelmente vou querer, vou aceitar, porque que ela é minha esposa.
Contudo, o discernimento que nós precisamos ter aqui, é o de que a soberania de Deus está sobre todas as coisas. Quando Adão comeu o fruto oferecido por Eva, por mais que ele a amasse, estava desobedecendo a ordem direta de Deus e Ele deve ser sempre o cabeça, a autoridade máxima sobre as nossas vidas.
Nós não podemos permitir que nada nem ninguém tenha esse esse domínio, o que Adão deveria fazer era repreender Eva e não comer daquele fruto.
Quando eles comeram, perceberam que estavam nus e ficaram muito envergonhados, então se cobriram e após isso, ouviram os passos de Deus no jardim.
Tanto Eva quanto Adão perceberam quando o Senhor chegou porque isso era o comum, era algo do cotidiano deles, todos os dias o Senhor vinha ao final do dia para conversar com eles como um pai conversa com seus filhos.
Mas aquele dia, em especial o casal se escondeu da presença de Deus.
O pecado tem esse poder, ele nos cobre de vergonha, ele nos distancia de Deus e somente o sangue poderoso de Jesus pode nos propiciar redenção, perdão e reaproximação do Senhor.
Gênesis 3.9 – 13: Adão e Eva se “escondem” de Deus
Aquele dia havia sido diferente para o Senhor quando chegou no jardim, percebeu que o homem e a mulher não estavam esperando, e sempre havia uma expectativa muito boa entre eles.
Quando o Senhor chegava Adão e Eva já estavam na expectativa esperando para conversar com Ele. Aquele dia quando Deus chegou, não havia ninguém para recepcioná-lo.
Então perguntou: “onde você está?” – e Adão respondeu – “quando ouvi os passos do Senhor no jardim fiquei com medo porque estava nu”.
Intrigado com aquilo, o Senhor perguntou a Adão quem lhe havia dito que estava nu , e em seguida perguntou se havia comido da árvore do conhecimento do bem e do mal, à qual ele havia proibido que eles comessem.
Adão respondeu que sim, mas que havia sido culpa de Eva a companheira que o Deus havia dado a ele. Em outras palavras, estava dizendo que a culpa dele ter comido o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal era de Deus, porque afinal foi Ele que lhe deu Eva como esposas.
Sem dar resposta a princípio, o Senhor perguntou a Eva porque ela havia feito isso. Ela por sua vez jogou a culpa na serpente, dizendo que ela lhe havia enganado.
A atitude do primeiro casal é o hábito da maioria das pessoas ainda hoje. Repassar a culpa, jogá-la para outro é a postura de quem não assume responsabilidades a, posição que não assume culpa.
Mas Deus nos convida ao arrependimento e ao posicionamento. Precisamos assumir os nossos erros, são nossas culpas e por mais que outras pessoas tenham nos influenciado, tenham dito isso ou aquilo, por mais que o Diabo nos tente, no final somos nós que decidimos, no final somos nós, nós, que tomamos a decisão de pecar.
Então quando pecar eu e você devemos nos arrepender.
3.14 – 18: As consequências do pecado
As consequências do pecado foram graves, e a primeira a receber a sentença foi a serpente. O Senhor Deus disse que ela rastejaria sobre a terra e que colocaria inimizade entre ela e o ser humano, que ela era maldita.
À mulher, Deus disse que ela daria luz a filhos em meio à dores, e que o desejo dela seria para sempre do seu marido e ao homem o Senhor disse que ele passaria a se alimentar debaixo de muito trabalho, debaixo de muito suor, até que voltasse a terra, até que morresse.
Ou seja a boa vida que Adão tinha no jardim do Éden, a forma como naturalmente as coisas davam certo, agora seriam substituídas por uma vida de muita perseverança e tribulação.
Após a sentença Deus os vestiu com pele de animais, vestiu a Adão e a Eva e os expulsou do jardim, e depois colocou querubins com espadas flamejantes na entrada guardando a entrada para a árvore da vida.
Essa árvore, esse caminho, só foi novamente aberta após a morte do Senhor Jesus e nós só temos acesso a ele hoje através de Cristo.
O que fica de lição, é que precisamos estar atentos às nossas decisões, nas nossas atitudes e saber que nossas escolhas têm consequências e essas consequências são graves, muitas vezes.
Canal do Jesus e a Bíblia
Instagram: diegonascimento316
Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.
Relacionado
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Pra mim faltou humildade da parte de Adão para com Deus, reconhecer o erro. Talvez se ele tivesse falado pra Deus o que ele havia feito, e se tivesse o arrependimento, talvez as consequências do pecado não teriam sido tão grandes.
O amigo aí disse que se Adão poderia ter falado que foi Eva quem pecou etc…
Mas Adão era o líder, independente se eles eram um casal, pois para Deus são um só.
“Homem e mulher formam uma só carne.”
Então, penso que não adiantaria ele jogar a culpa em Eva, já que ambos viviam como um.
Agora se ao invés de se esconderem, se tivessem confessado a Deus o que fizeram, talvez o castigo teria sido menor.
Mas esperaram Deus cobrar deles uma resposta. Aí a coisa ficou feia.
Mas se Adão tivesse rejeitado o fruto . mas como Eva já tinha comido e aí como ficaria essa situação..
Só Deus sabe.
gostei muito.