A PALAVRA DO DIA-Gênesis 15 Estudo: A Aliança Abraâmica


Neste capítulo de Gênesis 15 estudo, aprendemos sobre a promessa de Deus feita a Abrão, de que ele seria o pai de uma grande descendência, retratando a aliança de Deus acerca da possessão da terra prometida.

O esboço pode ser organizado em duas grandes partes: Deus falando com Abraão e lhe prometendo um filho e fazendo uma aliança com Abraão e prometendo a posse da terra prometida à sua descendência.

Advertisement

Gênesis 15 possui uma importância muito grande para o restante da narrativa bíblica, pois é aqui que encontramos a mais antiga base bíblica acerca da doutrina da justificação pela fé.

Além disso, esse capítulo teve um papel fundamental para o povo de Israel, que através de sua narrativa, puderam aprender sobre a garantia que tinham no que diz respeito à posse da terra prometida.

Advertisement

Inclusive, o texto informará que Deus já havia avisado a Abraão sobre o período de escravidão de seus descendentes no Egito séculos antes de isto acontecer.

Gênesis 15 estudo: Contexto histórico

Vimos em Gênesis 14 a guerra de quatro reis contra outros cinco reis, retratando que Ló fora capturado nessa batalha, mas Abrão vai ao seu encontro para libertá-lo.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Conhecemos também a Melquisedeque, um sacerdote do Deus altíssimo que abençoa Abrão. Deus, a partir de agora, começará uma história com Abrão e sua descendência.

DEPOIS destas coisas veio a Palavra do SENHOR a Abrão em visão (indica uma das quatro maneiras como Deus falou com os indivíduos nos tempos do Antigo Testamento [Nm 12.6-8]: 1. Falou em Visões [Am 7.1]; 2. Falou em sonhos [Gn 41.1].

Ele revelou a Si mesmo ao falar diretamente com os Profetas “cara a cara” [Nm 12.8]; e 4. Falou por meio de Sua Palavra [Mt 4.4];[na época dos Evangelhos ainda se estava sob a autoridade de ter o testamentária]),

Advertisement

dizendo: Não temas, Abrão (mostra que o medo teria estado presente; Abraão temia ser assassinado por inimigos, antes que a grande Promessa de Deus pudesse cumprir-se em sua vida, com respeito a um filho trazido ao mundo, o que era necessário a respeito do Cristo Encarnado vindouro);

Eu sou o teu escudo (amparo), e teu grandíssimo galardão (o Senhor és seus olhos muito na Promessa, em lugar do Doador da Promessa; o Senhor sempre cuidará da recompensa; é certo que a Promessa virá, mas com muita frequência temos os nossos olhos postos no galardão, em lugar de no Doador).

E respondeu Abrão: SENHOR Deus, o que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é esse Damasceno Eliézer? (“Ao ver que não tenho filhos,como poderá cumprir-se a promessa? Poderia ser Eliézer o meu herdeiro?” Inclusive, olhando para Eliézer, vemos sinais reveladores de que a carne chegará a um final triste, com respeito ao episódio com Agar.)


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


3 Disse Mais Abrão: Olhe que não me tens dado filhos (nenhum filho), e eis que o meu herdeiro será um nascido em minha casa (tradução, tal como está atualmente: “a pessoa nascida em minha casa”, e não nascido de mim, por agora é meu herdeiro; Eliézer é o seu nome).

E logo veio a ele a Palavra do SENHOR dizendo (o Senhor rejeita este conceito): Este não te herdará (Eliézer não), e sim aquele que sairá de tuas entranhas, este será o teu herdeiro (o Senhor só pode aceitar o que Ele mesmo provê).

E Ele (O Senhor), então, tirou-o (Abraão) para fora, e disse-lhe: Olhe agora para o Céu (a resposta vem do Céu, e não de nenhum outro lugar), e conta as estrelas (enumera as estrelas), se pode contar.

Advertisement

E Ele (o Senhor) disse-lhe (a Abraão): Assim será a tua descendência. (Enquanto Abraão estava preocupado em ter um filho, claramente o Senhor diz a ele: a tua semente será como as estrelas dos céus, uma multidão. E assim é!).

6 E ele (Abraão) creu no SENHOR (exercitou a Fé, ao acreditar no que o Senhor lhe havia dito) e isto lhe (o Senhor) imputou (a Abraão) por Justiça. (Esta é uma das mais importantes Escrituras em toda a Palavra de Deus. Nesta simples frase, “Abraão creu no SENHOR”, encontramos o significado da Justificação pela Fé.

Abraão foi salvo pela Graça mediante a Fé, e não por suas boas obras. Não há outra forma de Salvação em nenhum lugar na Bíblia. Deus exige a Justiça; entretanto, a Justiça é proporcionada estritamente por Cristo, e por Cristo Somente.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


Qualquer outra coisa é auto-justificação, algo totalmente inaceitável para Deus. Diretamente o pecador crê no testemunho de Deus a respeito de Seu Filho Amado, e ele não só é declarado justo, como também se torna um filho e um herdeiro).

O SACRIFÍCIO

7 E Ele (o Senhor) disse-lhe (a Abraão): Eu sou o SENHOR que te tirei de Ur dos Caldeus para te fazer herdar esta terra. (O Senhor agora reafirma, mas também amplia a Revelação.

Advertisement

Encontramos nos exemplos dos Grandes da Bíblia, além de nas nossas experiências, que o Senhor tem que reafirmar constantemente Suas Promessas a nós e, além disso, fortalecer a nossa Fé.

Não é preciso muito para debilitar a nossa Fé, apesar de nossas afirmações serem justamente o contrário.)

8 E ele respondeu: SENHOR Deus, como conhecerei que a tenho de herdar? (Abraão faz duas perguntas: “O que me darás?” [Gn 15.2] e “Como conhecerei…” Cristo é a resposta à primeira pergunta; A Aliança à segunda.)

E Ele (o Senhor) disse-lhe (a Abraão): Me aparte uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola também, e um filhote de pomba. (A Aliança se apoia na Graça, porque cinco criaturas viventes são sacrificadas para estabelecê-La.

Advertisement

O número cinco nas Escrituras é o número da Graça; e estes cinco sacrifícios descrevem a plenitude do grande Sacrifício no Calvário — Williams. A “bezerra” simboliza o Oficio Sacerdotal de Cristo. A “cabra” simboliza o Seu Ofício Profético.

O “carneiro” simboliza Seu Oficio como Reis. Jesus é Sacerdote, Profeta e Rei. A “rola” simboliza o Ser dirigido e guiado estritamente pelo Espírito Santo,enquanto o “filhote de pomba” simboliza a obediência ao Espírito Santo em cada aspecto.)

10 E tomou ele (Abraão) todas estas coisas, e as partiu pelo meio, e pôs cada metade uma em frente da outra; mas não partiu as aves (divisão dos três animais maiores em Sacrifício significa que o corpo deles foi literalmente cortado pela metade, com uma metade de um lado e a outra metade do outro lado, apontando a terrível profundidade do pecado que só a Cruz poderia solucionar).


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


11 E desciam as aves sobre os corpos mortos (essas aves representam a oposição à Cruz por espíritos demoníacos); e Abrão as afugentava (no Nome de Jesus, temos poder sobre os espíritos e demônios, e, como Abraão, devemos “enxotá-los”).

12 E aconteceu que se pondo o sol, sobreveio um sono profundo sobre Abrão; e eis que um pavor de uma grande escuridão caiu sobre ele (representa o sofrimento que viria sobre o povo de Deus, Israel, e aos Santos na atualidade).

13 Então disse (o Senhor) a Abrão: Tenha por certo que a tua semente será peregrina em terra alheia, e servirá aos dali, e serão por eles afligidos por quatrocentos anos (os quatrocentos anos se referem ao período do do desmame de Isaque à libertação dos Filhos de Israel da escravidão do Egito; o marco de tempo abrangia tanto o tempo passado em Canaã, que antes lhes pertencia, como no Egito também)?

Advertisement

14 Mas também as pessoas a quem servirão, julgarei Eu. (Egito); e, depois disto, sairão com grande riqueza (muita prata, ouro, etc., que foi entregue pelos Egípcios quando saíram [Êx 11.1-3]).

15 E tu irás a teus pais em paz (embora Abraão não fosse ver esse tempo vindouro, esse tempo viria; a palavra”paz” declara o fato de que o que Deus o tinha chamado a fazer, ele completaria e serás sepultado em boa velhice tinha 175 anos quando morreu).

16 E na quarta geração voltarão para cá (4 contagem iniciou quando nasceram os filhos de Jacó; a primeira geração se iniciou com Levi; a segunda, com Coate; a terceira, com Anrão; e”a quarta geração”, com Moisés; Moisés os tiraria da escravidão Egípcia);


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


porque ainda não está cumprida a injustiça dos Amorreus até aqui. (Como o Livro de Jó ensina, os amigos de Jó se equivocaram ao acreditar que Deus traz imediatamente julgamento. Ele é paciente e longânimo durante algum tempo; entretanto, Ele também é justo, e o julgamento finalmente vira, se não houver arrependimento, como veio sobre os Amorreus.)

17 E aconteceu que,posto o sol,e já tendo escurecido (representa o estado deste mundo, já repleto de pecado), eis que um forno fumegando (aponta o forno de aflição pelo qual o Israel teria que passar,e,de fato, todo Crente), e uma tocha de fogo, que passou entre os animais divididos (a “tocha de fogo” passou entre as partes do Sacrifício, declara a “Palavra de Deus, indicando a autoridade Bíblica da Cruz, a qual representavam os Sacrifícios)

Advertisement

A ALIANÇA RELATIVA ÀS FRONTEIRAS

18 Naquele mesmo dia, fez o SENHOR uma Aliança com Abrão dizendo: À tua descendência darei esta terra (as Promessas apoiadas no Sangue Precioso de Cristo são tão absolutas e seguras que a fé pode reclamá-las como já possuídas; por isso, o Crente no Senhor Jesus Cristo não tem receio nem teme dizer: “Sou salvo, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates a real prometida por Deus a Abraão se estende do Rio Nilo no Egito, que inclui o Sinai, a Península Arábica, grande parte do Iraque moderno, a maior parte da Síria e todo o Líbano)?

19 Os Queneus e os Quenezeus, e os Cadmoneus,

20 E os Heteus, e os Ferezeus, e os Refains,

21 E os Amorreus e os Cananeus,e os Gergeseus, e os Jebuseus. (Dez nações se encontram aqui na lista; as nações que ocuparam a terra de Canaã. Dez é o número da plenitude na Bíblia; indica que toda esta terra, que também incluiria a outras tribos, seria dada aos descendentes de Abraão.)

Advertisement

COonclusão

Concluindo Gênesis 15, o Senhor falou com Abraão. Conforme o texto bíblico, isto aconteceu pouco depois dos acontecimentos registrados em Gênesis 14; quando Abraão saiu vitorioso da batalha contra a confederação de quatro reis e libertou seu sobrinho Ló do cativeiro inimigo.

Ainda em Gênesis 14 Abraão foi abençoado por Melquisedeque e também recusou ficar com os bens de Sodoma recuperados como espólio da batalha que venceu. O que Deus disse a Abraão foi: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande”.

Essa declaração divina confirma a bênção de Melquisedeque e indica claramente que Abraão contava com a presença, a provisão e a aprovação de Deus. Abraão se recusou em ficar com os bens anteriormente, e agora, estava recebendo da parte do Senhor a promessa de um grandioso galardão.

Vale a pena ser fiel, vale a pena ser obediente! E Deus não só abençoa financeiramente Abraão como lhe promete um filho, uma descendência e uma terra.

Advertisement

O que Deus tem reservado para nós é muito mais do que nossos olhos viram, do que nossos ouvidos ouviram ou daquilo que penetrou em nosso coração, ao ponto de Deus rir quando vê nossos planos diante daquilo que Ele preparou.

Nossa vitória já está pronta, só aguardando o processo em nossa vida, que nos prepara para recebê-la!

Gênesis 15 estudo.

Conteúdo do Artigo [Exibir]

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

 

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiên

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.