A PALAVRA DO DIA-“Clama a mim, e responder-te-ei…” Jeremias 33.3


“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3

Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: “Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso.”.

Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “…Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça.”. Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá.

E porque estou falando algo tão óbvio assim?

Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tantas vezes que atualmente, quando converso com qualquer um que diga estar orando a Deus a respeito de determinado tema ou causa, geralmente pergunto para tal pessoa o que Deus respondeu a ela. Nestes casos é bem comum que digam a clássica frase: Estou esperando no SENHOR, pois Ele ainda não me respondeu. Então pergunto há quanto tempo estão esperando essa resposta; e geralmente o que revelam é que estão nessa espera há muito tempo.

Orar a Deus e não ser respondido é algo que não faz nenhum sentido, pois como vimos, Ele mesmo afirma que nos responderá todas as vezes que clamarmos; de fato, para não haver dúvidas, o próprio Jesus deixou claro para uma multidão, e para nós, que o Pai sempre ouve as nossas orações. Isso está registrado em João 11.41b-42a, que diz: “…Pai, graças te dou, por me haverdes ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves…”.

Nesse trecho bíblico a palavra “ouvir” tem um duplo significado, a saber, prestar atenção + responder (atender); ou seja, a essência do que Jesus estava dizendo era algo como: “Pai, agradeço ao SENHOR por ter prestado atenção na minha oração e atendido o meu pedido. Eu bem sei que Senhor sempre me atende.”. Após deixar isso bem claro para aquela multidão que estava presente ali, Jesus demonstrou na prática o que tinha acabado de afirmar; esse momento maravilhoso foi registrado para a posteridade no texto de João 11.43-44, que diz: “E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora. E o defunto saiu…”.

O milagre da ressurreição de Lázaro foi a prova definitiva, dada por Cristo, de que Deus sempre dá atenção e atende(responde) todas as nossas orações, petições e clamores, mesmo aqueles aparentemente impossíveis. Cumprindo exatamente o que foi afirmado em Jeremias 33.3: “Clama a mim, e responder-te-ei…”.

Então por que tantas pessoas acham ou dizem que Deus não as está respondendo?

Há duas possibilidades mais comuns que podem estar acontecendo nestes casos, e isso foi relatado em Isaías 59.2, que diz: “Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos não ouça.”.

Iniquidades e pecados, mas não estou falando aqui daquela lista clássica que sempre surge na nossa mente quando falamos a respeito de pecados e iniquidades; pois tenho certeza de que a maioria das pessoas as têm procurado evitar. Estou me referindo àquelas “pequenas” influências sociais que geralmente não consideramos como iniquidades nem como pecado e as aceitamos dentro de nós, e na nossa vida, como se fossem comuns apenas porque a sociedade mundana, manipulada pelo espírito do mundo, prega que se deva viver em função delas; quer um exemplo? O consumismo.

Deixe-me ser um pouco mais claro. Eis algumas iniquidades e pecados que estão impedindo a muitos de perceber, ouvir e reconhecer as respostas de Deus para a vida delas.

Há pessoas que não estão sabendo como pedir resposta de Deus; como foi dito em Tiago 4.2-3: “Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.. Muitos não são respondidos por Deus porque grande parte dos pedidos, clamores e petições que fazem estão sempre ligados diretamente e intimamente apegados a seus deleites pessoais e sociais.

E o que isso significa?

Significa que a maioria dos desejos vontades e sonhos pelos quais algumas pessoas estão orando, clamando e buscando realização em Deus, são, na verdade, apenas paixões egoístas, fantasias sociais e um grande acúmulo de vaidades diversas; de modo que não são capazes de produzir nenhum benefício físico, mental e espiritual duradouro e verdadeiro, mas apenas um grande inchaço para o ego; aliás, pessoas com o ego inchado são super-valorizadas pela sociedade mundana atual. A oração, as petições e os clamores destas pessoas não passam de um grande falatório repetitivo e sem sentido; contrariando o que Jesus nos ensinou a fazer em Mateus 6.7, que diz: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos.”.

Nunca antes na história da humanidade os indivíduos, homens, mulheres, e até crianças, foram tão escravos das próprias vaidades e paixões ilusórias, quanto nestes dias nos quais estamos vivendo. Jamais as pessoas perseguiram tanto e tão avidamente os tesouros sociais desta terra; nunca os indivíduos foram tão ambiciosos de coisas altas e cobiçosos por vanglórias como são atualmente fora e dentro de congregações. Obviamente, todo esses comportamentos distorcidos se refletem nas orações destas pessoas, gerando, petições, suplicas e clamores deformados, que não podem ser respondidos por Deus, como o texto de Tiago 4.3 deixou claro.

Todo cristão verdadeiro compreende as respostas de Deus porque eles constroem sua vida, assim como, suas orações, petições, súplicas e clamores sobre alguns entendimentos importantes demonstrados e ensinados na bíblia, dos quais cito aqui os seguintes:

“Não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos com as humildes…” Romanos 12.16
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.” Mateus 6.19
* Não te canses para enriquecer…” Provérbios 23.4
* Não sejamos cobiçosos de vanglórias…” Gálatas 5.26

Pessoas que ignoram estes mandamentos, assim como os outros registrados nas Escrituras Sagradas, desviam seus ouvidos da lei divina e colocam seu coração na mesma busca alucinada e vertiginosa dos objetivos e tesouros sociais do mundo, da mesma forma como os mundanos o fazem; assim sendo, fazem com que suas próprias orações, clamores e súplicas repletas de vaidades, ambições e paixões se tornem abomináveis a Deus; eis o motivo de não estarem sendo devidamente respondidas; como Provérbios 28.9 deixa claro quando diz: “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.”.

Qualquer um que aprenda a cultivar um coração que esteja desapegado das vaidades pessoais, ambições modernas e paixões sociais que nos cercam, será capaz de produzir orações mais puras, objetivas, simples, justas e agradáveis a Deus, pois como o final do versículo 34 de Mateus 12 fala: “…Do que há em abundância no coração, disso fala a boca.”. Inclusive nas orações e clamores. E estes clamores justos, ou seja, sem vaidades, paixões e ambições, são os que Deus responderá, como foi escrito em Salmos 34.17, que diz: “Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias.”.

Outra coisa extremamente comum que tem feito as pessoas acharem que Deus não as está respondendo é que quando não estamos vigilantes a respeito de nosso coração, quando não cultivamos a clareza, a lucidez e a consciência em nossa mente, geralmente vamos cometer o erro de simplesmente não querer ouvir a resposta do SENHOR. Isso significa que vamos orar, clamar, pedir, e suplicar a Deus a respeito de algo; e como prometido, Ele nos responderá de maneira objetiva, mas nós, por qualquer “motivo” que nos pareça aceitável, vamos considerar que aquela não é a resposta que queremos ouvir, ou não concordamos com ela; então passamos a fingir para nós mesmos, e para os outros, que Deus não nos respondeu e começamos a aguardar outra resposta, que obviamente nunca vem, pois uma vez que o Pai envia uma Palavra de resposta para nós, é ela, e somente ela, que devemos usar para solucionar qualquer questão; e quando isso ocorre, a Palavra retorna para o SENHOR tendo realizado o propósito para o qual foi designada; como Ele mesmo diz em Isaías 55.11: “Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei.”.

Se ignorarmos a resposta que Deus nos deu por acharmos que ela não está de acordo com nosso pensamento ou por qualquer outro “motivo” que aparentemente faça sentido para nós, (e eu já fiz isso várias vezes, antes de compreender este entendimento que compartilho com você neste texto), vamos perder muito tempo fingindo que ainda não fomos respondidos, quando na verdade, a solução já está dentro de nós, pronta para gerar e liberar a fé necessária para qualquer empreitada ou batalha. Basta apenas que reconheçamos a resposta de Deus como tal e deixemos nossos pensamentos e vontades egoístas de lado, parando de fingir que ainda não fomos respondidos.

Está escrito em João 10.27: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz…”. Quando achamos que Deus está calado e não nos respondeu; o problema não é Ele, mas sim as inúmeras vozes familiares dentro de nós; a voz das nossas vaidades, a voz das nossas paixões, a voz dos nossos sonhos sociais, a voz do nosso ego inchado, a voz das outras pessoas, a voz das nossas ambições, a voz das seduções do espírito do mundo e muitas outras; todas, simultaneamente, falando, pedindo, clamando e gritando por nossa atenção 24 horas por dia; de modo a nos deixar confusos e nos convencer a ignorar a única voz que realmente importa ouvir.

Precisamos solidificar em nós o entendimento de que todas as vezes que clamamos a Deus Ele nos responde, nós só temos que disciplinar a nossa carne a parar, ou pelo menos diminuir toda a tagarelice que há dentro do nosso coração e mente, constantemente, com tantas vozes que nos distraem de ouvir ou de aceitar a resposta que o SENHOR providencia para nós. Reconhecer e aceitar a resposta de Deus como tal, e ignorar as outras vozes dentro de nós, vai nos economizar muito tempo que perderíamos fingindo não ter ouvido a resposta que Ele nos enviou;  assim como, vai melhorar nosso relacionamento com Ele e nos alimentar com as informações importantes que realmente necessitamos aprender para resolver qualquer questão adversa que se apresente diante de nós; como foi escrito: “Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.”.

COMPARTILHAR

Comentários

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.