A PALAVRA DO DIA-Atos 12 Estudo: Tiago é Morto e Pedro é Preso


Neste capítulo de Atos 12 estudo, Herodes ordenará a morte do Apóstolo Tiago pela espada e, após, aprisionará Pedro numa prisão como se fosse um criminoso famoso, com diversos guardas em vigia.

Uma noite antes da execução de Pedro, um anjo o ajudará a fugir da prisão, mesmo Pedro achando que era apenas uma visão. Será a primeira vez que o apóstolo João Marcos será citado, escritor do evangelho que leva seu nome.

Advertisement

Herodes se engrandecerá, será ferido por um anjo de Deus e morrerá comido por vermes a frente de todos, e o evangelho continuará a ser pregado.

Atos 12 estudo: Contexto histórico

Estamos acompanhando a igreja crescer e se multiplicar até mesmo entre os gentios, aqueles que não faziam parte da promessa para os judeus.

Advertisement

Após a dispersão causada pela morte de Estevão, o evangelho chega em áreas distantes e desconhecidas, e muitas pessoas são alcançadas pelo amor.

Pedro expõe o que Deus revelou sobre os gentios, e que o evangelho do Reino alcançaria também a eles, sem distinção.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


(Atos 12:1) Herodes se levanta contra a igreja

v. 1 Ora, naquele tempo o rei Herodes estendeu suas mãos para maltratar alguns da igreja.

O rei Herodes era Herodes Agripa I, que governou na Palestina de 37 a 44 d.C. Seu ataque aparentemente concentrou-se nos apóstolos em Jerusalém.

(Atos 12:2-4) Tiago é morto e Pedro é preso

v. 2 E matou Tiago, irmão de João, à espada.

Advertisement

v. 3 E, ele vendo que isso agradara aos judeus, prosseguiu e tomou também a Pedro. (E eram os dias dos pães ázimos).

v. 4 E, havendo-o prendido, ele o colocou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.

O Tiago a quem Herodes executou era um dos “filhos do trovão” (Mc 3:17).


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(Atos 12:5-10) A igreja ora por Pedro e um anjo o livra do cárcere

v. 5 Portanto, Pedro era guardado na prisão; mas a igreja fazia oração sem cessar por ele a Deus.

v. 6 E, quando Herodes estava para trazê-lo, nessa mesma noite, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas correntes, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.

v. 7 E eis que o anjo do Senhor veio sobre ele, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as suas correntes.

Advertisement

v. 8 E disse-lhe o anjo: Cinge-te e ata as tuas sandálias. E assim ele o fez. E ele disse-lhe: Lança a tua veste sobre ti, e segue-me.

v. 9 E, ele saindo, o seguia. E não sabia que era verdadeiro o que estava sendo feito pelo anjo, mas ele achava que via alguma visão.

v. 10 E, quando eles passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesma; saíram e percorreram uma rua, e imediatamente o anjo se apartou dele.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


Pedro foi novamente resgatado da prisão por um anjo do Senhor (ver nota em At 5:19-20), embora desta vez ele pensasse inicialmente que tudo não passava de uma visão.

(Atos 12:11) Pedro reconhece o agir de Deus

v. 11 E, Pedro, tendo voltado a si, disse: Agora verdadeiramente eu sei que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes, e de toda a expectativa do povo dos judeus.

Advertisement

Jesus também foi certa vez resgatado da mão de Herodes, embora fosse um outro rei Herodes (Mt 2:13-15).

(Atos 12:12-16) Pedro volta para casa

v. 12 E ele, considerando isto, foi à casa de Maria, mãe de João, cujo sobrenome era Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.

v. 13 E quando Pedro bateu à porta do pátio, uma donzela chamada Rode saiu a escutar.

v. 14 E, reconhecendo a voz de Pedro, ela não abriu a porta de alegria, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta.

Advertisement

v. 15 E disseram-lhe: Estás louca. Mas ela afirmava continuamente que era assim. E eles diziam: É o seu anjo.

v. 16 Mas Pedro continuava batendo, e, quando abriram a porta, viram-no e se espantaram.

 Sabendo lá dentro que todos oravam por Pedro, Rode voltou correndo para lhes contar que Deus tinha ouvido as orações deles, não se preocupando primeiro em fazer Pedro entrar.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


Surpreendentemente, eles não acreditaram nela e sugeriram que seria o anjo de Pedro. Isso refletia a crença judaica comum em anjos protetores.

Também revela como as perseguições tinham se agravado, pois acreditava-se que o anjo protetor às vezes aparecia logo após a morte da pessoa.

Parece, então, que os cristãos ali reunidos estavam mais preparados para acreditar na execução de Pedro do que em sua libertação.

Advertisement

(Atos 12:17-19) Herodes manda executar os soldados que guardavam Pedro

v. 17 E, acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, declarou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e ele disse: Vai e mostra estas coisas a Tiago e aos irmãos. E, partindo, foi para outro lugar.

v. 18 E, sendo já dia, houve não pouco alvoroço entre os soldados sobre o que seria feito de Pedro.

v. 19 E, quando Herodes o procurou e o não achou, ele examinou aos guardas, e ordenou que eles fossem mortos. E, ele foi da Judeia para Cesareia, e permaneceu ali.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Pedro foi para outro lugar provavelmente numa tentativa para tirar Herodes e as autoridades judaicas de seu encalço.

Deus o libertara miraculosamente, mas isso não significava que o apóstolo podia ostentar sua liberdade ou agir imprudentemente.

Advertisement

Pedro instruiu aqueles ali presentes que contassem a Tiago, o irmão de Jesus, mencionado aqui pela primeira vez em Atos.

Tiago, que aparentemente não era um seguidor de Jesus até a ressurreição, emergiu como um líder na igreja de Jerusalém (Gl 1:19).

(Atos 12:20-22) Herodes discursa

v. 20 E Herodes estava muito irritado com os de Tiro e de Sidom; mas estes, vindo de comum acordo ter com ele e tendo feito amizade com Blasto, o camareiro do rei, pediam paz, porque o seu país era alimentado pelo país do rei.

v. 21 E, num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no seu trono e lhes dirigiu um discurso.

Advertisement

v. 22 E o povo gritava, dizendoEsta é a voz de um deus, e não de um homem.

Em um dia designado, Herodes tomou providências para receber o louvor de seus súditos, mas Deus tinha outros planos (v. 23).

(Atos 12:23) Herodes é morto por um anjo

v. 23 E imediatamente, o anjo do Senhor feriu-o, porque ele não deu glória a Deus; e ele foi comido pelos vermes, e rendeu o espírito.

 Herodes morreu porque reivindicou para si a honra e a glória que pertencem somente a Deus. Dentre as várias especulações feitas acerca da causa imediata da morte de Herodes estão a apendicite, o envenenamento e um bloqueio intestinal.

Advertisement

(Atos 12:24) O evangelho se expande cada vez mais

v. 24 Mas a palavra de Deus crescia e se multiplicava.

Com Herodes fora do caminho, havia menos empecilhos para a difusão das boas-novas, a qual crescia e se multiplicava.

(Atos 12:25) Barnabé, Saulo e João Marcos

v. 25 E Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém, quando terminaram seu ministério, e levaram também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.

Barnabé e Saulo voltaram a Jerusalém após sua missão assistencial. Vemos aqui novamente o papel vital de Barnabé na integração de Saulo na liderança da igreja primitiva.

Conclusão

Com a expansão vem o ódio. Herodes começa a perseguir com mais afinco os cristão em seu reino. Captura Tiago, irmão de João, filhos de Zebedeu, um dos três mais próximos de Jesus, e o mata pela espada.

Advertisement

Hoje, eu e você que está lendo, vivemos numa sociedade livre (por enquanto), não somos perseguidos e, mesmo assim, muitas vezes, nos escondemos e deixamos de levar o evangelho para os cativos, doentes e perdidos.

Pedro também é preso, e será levado a morte, assim como Thiago, porém um anjo intervém, através da oração da igreja por sua vida, o livrando da prisão e o levando para casa.

Foi algo tão impressionante que Pedro achava que estava tendo uma visão sobrenatural. A igreja o recebe, e o evangelho continua a ser pregado, embora Herodes, cheio de ódio, continue a perseguição.

Por falar em Herodes, não há como tocar nos filhos de Deus e permanecer ileso. Enquanto discursa para os judeus, um anjo o fere e ele morre ali mesmo, sendo comido por vermes. Deus cuida dos seus!

Atos 12 estudo.

Conteúdo do Artigo [Exibir]

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.