A PALAVRA DO DIA-3 II Samuel 6:1-23 – DEUS NÃO PRECISA DE MÉTODOS, MAS DE HOMENS OBEDIENTES


Davi já tinha conquistado Jerusalém e também derrotado os filisteus. Agora, parte para novas jornadas onde Deus, em todas elas, vai concedendo a este homem, vitórias ainda maiores.

– 3. Davi leva a arca de Deus para Jerusalém  – 6.1-23.

Davi já estava se consolidando no governo de Israel e as coisas passadas estavam ficando para trás. Ele tem procurado se preservar e tem perseverado em seguir ao Senhor com todas as suas forças.

Ajuntou, de todos os escolhidos de Israel, trinta mil homens para irem a Baalim de Judá com a intenção de levar dali a arca de Deus pela qual se invoca o nome de Deus.

Ele a estava levando para a cidade onde seria a sede de seu governo e também o lugar do templo, onde ele pretendia construir. No entanto, a construção do templo somente foi executada por seu filho Salomão.

O escritor de II Samuel faz questão ao falar do Senhor de chamá-lo de Deus cujo nome é invocado sendo o Senhor dos Exércitos que se assenta entre os querubins.

Sempre que me lembro do verbo “invocar”, eu me lembro dos outros verbos presentes em Romanos 10 e Deuteronômio 30, os quais são: salvar, enviar, pregar, ouvir, crer.

Eles juntos formam o acróstico EPOCIS e Paulo fala sobre a invocação de que serão salvos todos os que invocarem. No entanto, como invocarão se não crerem e como crerão se não ouvirem e como ouvirão se não há quem pregue e como pregarão se não forem enviados?

Assim, a salvação é um processo circular, sem fim, os salvos são enviados, os enviados pregam, os que ouvem creem, os que creem, invocam e os que invocam são finalmente salvos. Eu chamo isso de o processo da salvação dos homens!

Até aqui tudo ia muito bem e Davi estava feliz porque achava estar fazendo a coisa certa que deveria ter sido feita há muito tempo.

Davi estava certo no seu propósito, mas não estava correto em sua atitude. Sua intenção era boa, mas a forma de levar a arca estava errada e o preço disso sairá caro para todos.

A sensação que temos ao ler a palavra de Deus é de que Deus é real! Parece brincadeira eu dizer isso, mas preciso chamar  a sua atenção para o Senhor! Ele existe e tem suas características próprias que fazem dele o ser que ele, Deus, é.

Em primeiro lugar, somente Deus é, mais ninguém. Por isso que seu nome é EU SOU. Deus é soberano. Deus é sábio. Deus é bom. Deus é amor. Deus é justiça. Nós somente temos, em parte, de Deus, por sua comunicabilidade, mediante a sua graça, a sabedoria, a bondade, o amor, a justiça.

Em todos nós, podem reparar, há o senso inato por exemplo da justiça.

Quando examinamos uma situação e vemos desigualdade de tratamento e condições, logo dizemos, isso não é justo. Essa sensação de justiça é muito forte em nós. As maiores desculpas que damos para fugir de Deus é o apelo de nossa consciência à justiça. Só que estamos falando de justiça com a própria justiça, pois somente Deus é justo.

Como eu sei que por melhor que eu me esforce eu nunca serei justo? Ora, não é por eu me comparar com a própria justiça? Como sei que não sou justo, porque há um justo!

É isso, eu sei que não sou justo porque ao me comparar com quem é justo, vejo que sou falho, pecador e que não consigo atingir o padrão de justiça perfeita. E quem é o padrão? Deus é! Somente Deus é.

Poderíamos seguir o raciocínio e aplicá-lo às demais coisas: bondade, amor, sabedoria, fidelidade, etc… Deus é. Ele é o padrão. Ele, Deus, é.

Em segundo lugar, o Deus que é, o único que é, nos deixou, ao nos criar,  regras, mandamentos, leis. Ao seguirmos suas instruções seremos sempre bem sucedidos, mas ao querermos inventar coisas em desobediência a ele, nos daremos muito mal.

Aqui nessa história em que Davi queria trazer a Arca do Senhor para Jerusalém havia uma regra e instruções a serem seguidas. Davi estava no início de seu reinado e seu objetivo era restaurar o culto e desenvolver a vida religiosa do povo, conforme Ex 25:10-16.

Não se podia mover a Arca de qualquer modo. Na imaginação de Davi, homem segundo o coração de Deus, e do povo que tinha consigo, cerca de 30 mil, o objetivo era retirar a Arca de Balaá de Judá (ela estava na casa de Abinadabe há quase cem anos) e a levar para cima, para Jerusalém.

A Arca de Deus era a representação, vs. 2, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins. Ela representava ou tipificava a Jesus e a sua mediação. Davi então usa carros novos. A intenção era boa, mas era a imitação do mundo. Foram os Filisteus que colocaram a Arca em carros novos quando a quiseram devolver ao povo de Israel.

A igreja não deve imitar os métodos do mundo nem usá-los como ferramentas que poderão, ou não, dar certo.

Eu não creio que Deus se interessa por métodos, mas quer homens obedientes que estejam dispostos a respeitá-lo, a crer que existe, que ele é o único que é e que está disposto a trabalhar por aqueles que nele esperam. “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Is 64:4).

Eu também não sou contra os métodos, técnicas, táticas, planejamento, organização, direção e controles. Acho que Deus capacita os homens e lhes dá dons para servi-lo mais e mais eficaz e eficientemente.

No entanto, o método tem de estar abaixo da obediência. Primeiro, Deus, depois os métodos. Estando debaixo da obediência, os métodos e técnicas serão abençoados. Exemplo de método empregado corretamente: o conselho de Jetro a Moisés na administração do povo de Israel.

Todos os irmãos que estudam, trabalham, fazem treinamentos e se aperfeiçoam em técnicas e métodos estão servindo o Reino de Deus e a sua Justiça. Que isso fique bem claro.

O resultado daquele transporte feito imitando os Filisteus trouxe uma tragédia. Havia uma pedra de tropeço e nela os bois tropeçaram e, instintivamente, Uzá segurou a Arca, colocando a sua mão nela para a proteger, mas Deus o feriu por irreverência.

Davi muito se entristeceu. Aquilo foi demais para ele. Ele mesmo exclamou: como virá a mim a Arca do Senhor? No entanto, como era homem segundo o coração de Deus, não ficou ali prostrado. Levantou-se, ergueu-se, buscou ao Senhor.

A Arca então ficou provisoriamente na casa de Obede-Edom (levita, da família de Corá, da Clã de Coate, autorizado, sim, para cuidar da Arca da Aliança) e por causa da Arca foi ele muito abençoado.

Avisaram Davi e este com grande alegria e agora seguindo as instruções de Deus transportaram a Arca da casa de Obede-Edom à Cidade de Davi.

Reparem que a Arca da Aliança para Obede-Edom representou bênçãos e não havia nele temor algum em recebê-la em sua casa, mas para Uzá, significou a morte, haja vista a sua irreverência.

Fazendo-se um paralelo, poderemos ver que Cristo, a quem a Arca tipifica foi pedra de tropeço para Uzá, mas para Obede-Edom, pedra de esquina, eleita e preciosa – I Pe 2:6-8.

Eles agora não estavam usando carros novos como fizeram os Filisteus, mas a transportavam conforme está escrito em Ex 25:14; Js 6:6, nos ombros dos sacerdotes.

Depois dos primeiros seis passos pararam e sacrificaram sete novilhos e sete carneiros e como tudo ia bem, prosseguiram até o final.

Para tomar parte do cerimonial, Davi teve de usar roupas sacerdotais, pois não serviam os trajes civis nem os reais, pois representariam irreverência e profanação.

Na sua euforia, Davi fez subir com júbilo e ao som de trombetas a Arca do Senhor. Ele saltava e dançava na presença do Senhor de forma tão frenética que as suas roupas esvoaçavam e partes desnudas de seu corpo apareciam aos olhos de suas servas. Sua esposa Mical o desprezou em seu coração.

Ao chegar em casa, Mical ainda o censurou, mas ele respondeu: “Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse soberano sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR tenho me alegrado. E ainda mais do que isto me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.”.

A palavra de Deus diz que Mical, filha de Saul, não teve filhos até o dia de sua morte.

Em terceiro e último lugar, o Deus que é, o único que é, o Deus que nos deixou, ao nos criar,  regras, mandamentos, leis e que valoriza a obediência é o Deus que tudo nos entrega de bom grado, mediante a sua graça e amor.

  • Que métodos foram empregados por Josué para conquistar a cidade de Jericó? Deus não precisou das técnicas e táticas modernas do Egito ou das nações vizinhas para dar ao exército de Israel essa grande vitória. Deus exigiu obediência!

Pela obediência à sua palavra, Deus entregou a eles um método inédito que se aplicado por qualquer pessoa neste planeta nunca irá derrubar muralha nenhuma.

  • Que métodos, técnicas ou táticas os discípulos usaram para anunciar a morte e ressurreição de Cristo na origem da igreja diante dos Romanos e dos Judeus que tinham acabado de crucificarem o Messias?

Técnica nenhuma deste mundo iria fazer com que fosse ouvida pouco tempo depois a frase: aqueles que transtornaram o mundo chegaram até nós – At 17:6. Se formos igualmente obedientes a Deus e à sua palavra como foram os primeiros cristãos, também nós iremos transtornar a nossa geração.

  • Que métodos, técnicas ou táticas Moisés usou para tirar do Egito o povo de Israel e o conduzir para Canaã? Tudo foi entregue por Deus, de mão beijada. Eles somente tinham de obedecer e seguir a palavra de Deus. Deus sempre deu a eles uma saída.

Todas as vezes que obedeciam, prosperavam e eram exitosos, quando não, lá vinha sobre eles perseguições.

  • Vocês se lembram do Tabernáculo e de todos os utensílios do templo? Foi o próprio Deus quem entregou o modelo, o desenho, os planos. “Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.” (Ex 25:9).

Ao homem, compete apenas obedecer e seguir as instruções.

  • E quanto ao óleo sagrado da unção composto de 5 componentes: mirra – lágrimas amargas -, cinamomo, canela, cálamo aromático, cássia, de azeite de oliveira, feito das melhores especiarias, com a medida certa de cada componente? Deus entregou tudo de mão beijada.
  • Há muitas outras histórias e episódios que poderíamos verificar que Deus não quer nem valoriza carros, nem carruagens, nem cavaleiros, mas sempre e sempre a obediência.

Não é por força nem por violência, mas pelo Espírito de Deus!

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Is 64:4).

Finalizando, não sou eu que vou fazer uma grande obra para Deus, mas Deus é que poderá me colocar, ou não, em uma grande obra. A soberba é a adoração de si mesmo.

Assim, o Deus que é, o único que é, o Deus que nos deixou, ao nos criar,  regras, mandamentos, leis e que valoriza a obediência é o Deus que tudo nos entrega de bom grado, mediante a sua graça e amor.

Romanos11:36 – Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

II Sm 6:1 E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel,

            em número de trinta mil. II Sm 6:2 E levantou-se Davi, e partiu,

                        com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá,

                                   para levarem dali para cima a arca de Deus,

                                               sobre a qual se invoca o nome,

                                               o nome do SENHOR dos Exércitos,

                                                           que se assenta entre os querubins.

            II Sm 6:3 E puseram a arca de Deus em um carro novo,

                        e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá;

                        e Uzá e Aió, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.

            II Sm 6:4 E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá,

                        com a arca de Deus, Aió ia adiante da arca.

            II Sm 6:5 E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam

                        perante o SENHOR, com toda a sorte de instrumentos

                        de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios,

                                   e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.

            II Sm 6:6 E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca

                        de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.

            II Sm 6:7 Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá,

                        e Deus o feriu ali por esta imprudência;

                                   e morreu ali junto à arca de Deus.

            II Sm 6:8 E Davi se contristou, porque o SENHOR

                        abrira rotura em Uzá; e chamou àquele lugar Perez-Uzá,

                                   até ao dia de hoje.

II Sm 6:9 E temeu Davi ao SENHOR naquele dia; e disse:

            Como virá a mim a arca do SENHOR?

            II Sm 6:10 E não quis Davi retirar para junto de si

                        a arca do SENHOR, à cidade de Davi;

                                   mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.

            II Sm 6:11 E ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom,

                        o giteu, três meses; e abençoou o SENHOR a Obede-Edom,

                                   e a toda a sua casa.

            II Sm 6:12 Então avisaram a Davi, dizendo:

                        Abençoou o SENHOR a casa de Obede-Edom,

                                   e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus;

                                   foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima,

                        da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.

            II Sm 6:13 E sucedeu que, quando os que levavam a arca do

                        SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois

                                   e carneiros cevados. II Sm 6:14 E Davi saltava com

                        todas as suas forças diante do SENHOR;

                                   e estava Davi cingido de um éfode de linho.

            II Sm 6:15 Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel

                        a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas.

            II Sm 6:16 E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade

                        de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela;

                                   e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando

                                   diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.

            II Sm 6:17 E introduzindo a arca do SENHOR,

                        a puseram no seu lugar, na tenda que Davi lhe armara;

                                   e ofereceu Davi holocaustos e ofertas pacíficas

                                               perante o SENHOR.

            II Sm 6:18 E acabando Davi de oferecer os holocaustos

                        e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR

                                   dos Exércitos. II Sm 6:19 E repartiu a todo o povo,

                        e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres,

                        a cada um, um bolo de pão, e um bom pedaço de carne,

                                   e um frasco de vinho; então retirou-se todo o povo,

                                               cada um para sua casa,

            II Sm 6:20 E, voltando Davi para abençoar a sua casa,

                        Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse:

                                   Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje

                                               aos olhos das servas de seus servos,

                                   como sem pejo se descobre qualquer dos vadios.

            II Sm 6:21 Disse, porém, Davi a Mical:

                        Perante o SENHOR, que me escolheu preferindo-me a teu

                                   pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse

                                   soberano sobre o povo do SENHOR, sobre Israel,

                                               perante o SENHOR tenho me alegrado.

            II Sm 6:22 E ainda mais do que isto me envilecerei,

                        e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem

                                   falaste, delas serei honrado.

            II Sm 6:23 E Mical, a filha de Saul, não teve filhos,

                        até o dia da sua morte.

Que triste a situação de Mical que perdeu toda a sua família e no fim nem pode gerar filhos por causa de seu coração desviado. Tem muita gente que se preocupa demais com as aparências e com a opinião dos outros e se esquecem de Deus.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete –
http://www.jamaisdesista.com.br

Posted in: 1189Projeto reflexões e segmentações da Bíblia

Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no Facebook

Reações:

Postagem mais recentePostagem mais antigaPágina inicial

3 comentários:

Anônimo says:

31 de julho de 2017 09:03Reply

Muito bom, não havia entendido essa passagem. Obrigada.

Unknown says:

16 de março de 2019 04:27Reply

Deus abençoe muito Servo.

Anderson DC says:

2 de maio de 2019 01:13Reply

Amém! O Senhor tem falado comigo por meio desta leitura e vc me deu muito assunt0 para 0rar e refletir…

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.

Links para esta postagem

Criar um link

LINKS DAS POSTAGENS DO PROJETO 1189

Conheça nosso Projeto 1189 no YouTube.

Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!

Novidade: a partir de julho de 2019, cada capítulo da Bíblia terá um ou mais infográficos. Acompanhe!

Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682

Join our Bible studies on our Youtube channel:http://youtube.be/OsSemeadores?sub_confirmation=1.Daily posts about a new chapter. Texts and videos in Portuguese. Subscribe to our channel!

ANTIGO TESTAMENTO

GÊNESIS

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

ÊXODO

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

LEVÍTICO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27

NÚMEROS

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36

DEUTERONÔMIO

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34

JOSUÉ

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24

JUÍZES

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21

RUTE

01 02 03 04

I SAMUEL

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
31

II SAMUEL

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24

I REIS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22

II REIS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25

I CRÔNICAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29

II CRÔNICAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36

ESDRAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

NEEMIAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13

ESTER

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42

SALMOS

001 002 003 004 005 006 007 008 009 010
011 012 013 014 015 016 017 018 019 020
021 022 023 024 025 026 027 028 029 030
031 032 033 034 035 036 037 038 039 040
041 042 043 044 045 046 047 048 049 050
051 052 053 054 055 056 057 058 059 060
061 062 063 064 065 066 067 068 069 070
071 072 073 074 075 076 077 078 079 080
081 082 083 084 085 086 087 088 089 090
091 092 093 094 095 096 097 098 099 100
101 102 103 104 105 106 107 108 109 110
111 112 113 114 115 116 117 118 119 120
121 122 123 124 125 126 127 128 129 130
131 132 133 134 135 136 137 138 139 140
141 142 143 144 145 146 147 148 149 150

PROVÉRBIOS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
31

ECLESIASTES

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
11 12

CANTARES DE SALOMÃO

01 02 03 04 05 06 07 08

ISAÍAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60
61 62 63 64 65 66

JEREMIAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

51 52

LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS

01 02 03 04 05

EZEQUIEL

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42 43 44 45 46 47 48

DANIEL

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12

OSÉIAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14

JOEL

01 02 03

AMÓS

01 02 03 04 05 06 07 08 09

OBADIAS

01

JONAS

01 02 03 04

MIQUÉIAS

01 02 03 04 05 06 07

NAUM

01 02 03

HABACUQUE

01 02 03

SOFONIAS

01 02 03

AGEU

01 02

ZACARIAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09

10 11 12 13 14

MALAQUIAS

01 02 03 04

NOVO TESTAMENTO

MATEUS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28

MARCOS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16

LUCAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24

JOÃO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21

ATOS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28

ROMANOS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16

I CORINTIOS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16

II CORINTIOS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13

GALATAS

01 02 03 04 05 06

EFESIOS

01 02 03 04 05 06

FILIPENSES

01 02 03 04

COLOSSENSES

01 02 03 04

I TESSALONICENSES

01 02 03 04 05

II TESSALONICENSES

01 02 03

I TIMÓTEO

01 02 03 04 05 06

II TIMÓTEO

01 02 03 04

TITO

01 02 03

FILEMON

01

HEBREUS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13

TIAGO

01 02 03 04 05

I PEDRO

01 02 03 04 05

II PEDRO

01 02 03

I JOÃO

01 02 03 04 05

II JOÃO

01

III JOÃO

01

JUDAS

01

APOCALIPSE

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22

Obs.:

Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e será concluído em 23/07/2019.

Estaremos disponibilizando cada livro da Bíblia de nosso projeto 1189 assim que formos concluindo. Se o livro de seu interesse ainda não se encontra aqui, aguarde, que com certeza, logo estará. Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros.Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!

Quer contribuir/ajudar?

( ) sim!

 

ATALHO DO FACEBOOK DO JD

Daniel Deusdete

Criar seu atalho

INSCREVER-SE EM NOSSO FEED – RSS

Postagens

Comentários

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

0 88
1 81
2 70
3 91
4 77
5 92
6 90
7 94
8 100
9 64
10 82
11 69
12 82
13 83
14 80
15 70
16 64
17 79
18 71
19 85
20 86
21 75
22 65
23 53
24 71
25 65
26 80
27 85
28 67
29 60

14523760

SEJA BEM VINDO!

As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.

==========================

ADDTHIS SMART LAYERS

SEGUIDORES

MEUS EBOOKS NO AMAZON

OREMOS!

Unreached of the Day

Please pray for the …

of

Population: 0
Language:
Religion:
Evangelical: Unknown
Status: Unreached ( )  More

Get Unreached of the Day by Email
Provided by Joshua Project

JAMAISDESISTA NO TWITTER

RECEBA NOSSAS MENSAGENS (FOLLOW BY EMAIL)

Copiright © JamaisDesista!. Tecnologia do Blogger.

TOP SLIDER

LABELS

CAROUSEL

 

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.