A PALAVRA DO DIA-0 I Timóteo 1 1-18 – VOCÊ FOI DESIGNADO PARA O MINISTÉRIO?


0

I Timóteo 1 1-18 – VOCÊ FOI DESIGNADO PARA O MINISTÉRIO?

Paulo escreveu essa epístola para orientar Timóteo em sua oposição aos falsos mestres em Éfeso.

Breve síntese do capítulo 1.

Você também foi designado para o Ministério? Veja bem o que diz Paulo a Timóteo no vs. 12 onde ele agradece aquele que o fortaleceu e que também o considerou fiel, a saber, Jesus Cristo. Quanto honra há em servir o Senhor no evangelho!

Essa epístola é classificada como pastoral e tem o propósito, conforme a BEG, de orientar Timóteo em sua oposição aos falsos mestres em Éfeso.

São verdades fundamentais (BEG):

  • Devemos resistir à falsa doutrina na igreja.
  • As doutrinas legalistas afastam as pessoas do verdadeiro evangelho.
  • Oculto e a autoridade da igreja devem ser cuidadosamente ordenados.
  • Diversos grupos dentro da igreja têm necessidades especiais.
  • O amor pelo dinheiro não tem lugar no ministério do evangelho.

Vejamos o presente capítulo com mais detalhes, conforme ajuda da BEG:

  1. SAUDAÇÃO (1.1-2).

Paulo começou essa epístola da maneira habitual, identificando a si mesmo e ao destinatário da carta e pronunciando uma benção. Paulo se identificou como o autor e a Timóteo como o principal destinatário dessa carta. Paulo se identificou ainda como apóstolo de Cristo Jesus por ordem de Deus, nosso Salvador e de Cristo Jesus nossas esperança – vs. 1.

Era, pois, ele, um apóstolo, ou enviado, como representante oficial de Cristo. Normalmente Paulo usava essa expressão “apóstolo” no início de suas cartas para se identificar.

Esse título de Deus como Salvador era usado com frequência na Escritura para designar Deus (2.3; 4.10; Tt 1.3; 2.10; 3.4). E de Cristo Jesus, nossa esperança, como o fundamento da esperança cristã, porque é ele o mediador da aliança da graça (2.5).

Ele chamou Timóteo de seu verdadeiro filho – vs. 2. (Cf. Tt 1.4). Paulo via Timóteo como seu filho espiritual (vs. 18; 1Co 4.17; Fp 2.22; 2Tm 1.2; 2.1) e o cumprimentou com a tríplice bênção de Deus: a graça, a misericórdia e a paz.

Paulo normalmente usava “graça” em lugar do cumprimento mais tradicional “saudações” (cf. Tg 1.1). Era característico que ele acrescentasse a saudação judaica “paz”, que significa “saúde, plenitude de vida”. Aqui e em 2Tm 1.2 ele também acrescentou “misericórdia”.

  1. A FALSA DOUTRINA E A LEI (1.3-20).

Paulo desafiou o legalismo dos falsos mestres insistindo em que a lei fora dada para condenar os pecadores, e não os seguidores de Cristo. Veremos dos vs. 3 ao 20, a falsa doutrina e a lei.

Paulo começou o corpo dessa carta tratando de uma das dimensões da falsa doutrina que havia surgido na igreja de Éfeso.

Aqui ele trata de conceitos errados sobre a lei de Moisés; em outras partes o enfoque é o ascetismo 4.1-5.21 e o lucro financeiro (6.3-19).

Sua discussão da lei aqui é dividida em três partes principais: a própria falsa doutrina (vs. 3-7), sua correção (vs. 8-11) e a exortação para Timóteo lidar com a falsa doutrina (vs. 12-20). Elas irão gerar a seguinte divisão, conforme a BEG: A. A falsa doutrina (1 .3-7) – veremos agora; B. O propósito da lei (1.8-11) – veremos agora; e, C. A responsabilidade de Timóteo (1.12-20) – veremos também agora.

  1. A falsa doutrina (1 .3-7).

A falsa doutrina baseava-se na interpretação incorreta da lei e na especulação imprópria.

O conflito em Éfeso estava centralizado na doutrina correta (vs. 9-11; 4.1-2; 6.3-5; 2Tm 2.18).

Em Tt 1.14 Paulo falou de “fábulas judaicas” (4.7; 2Tm 4.4), talvez se referindo a certos tipos de lendas sobre personagens do Antigo Testamento que são encontradas em muitos textos judaicos apócrifos.

Talvez essas genealogias sem fim seja uma referência a uma forma primitiva de especulação detalhada (frequentemente combinada com fábulas judaicas), que mais tarde evoluiu para o gnosticismo, acerca das origens do mundo e das incontáveis criaturas espirituais supostamente envolvidas na criação (Tt 3.9).

Por causa do seu amor pelo povo de Deus e do cuidado que tinha para com ele, Paulo insistiu para que a falsa doutrina fosse corrigida – vs. 5.

Essas discussões inúteis que não eram segundo o amor acabaram desviando essas pessoas mais fracas e que mesmo assim queriam ser consideradas mestres da lei. Esses falsos mestres queriam ser conhecidos como especialistas na lei de Moisés.

Paulo não proibia, na verdade até incentivava, o conhecimento da lei mosaica (2Tm 3.14-17). O problema era que os falsos mestres nem compreendiam “o que diziam” ou seja, eles não interpretavam a lei da maneira correta. Paulo explicou os erros deles nos versículos a seguir.

  1. O propósito da lei (1.8-11).

O comentário de Paulo a respeito dos falsos mestres o levou a uma digressão sobre o propósito da lei – vs. 8 a 11. A lei é boa. Assim como o próprio Jesus (Mt 5.17ss.), Paulo acreditava que a lei mosaica por si só era um presente maravilhoso de Deus (veja Rm 7.12-13,16).

No entanto, esse bom presente podia ser motivo de abusos e tornar-se maldição.

Paulo tinha em mente um uso específico da lei ao mencionar que a lei não foi feita para quem é justo, mas para transgressores. Aqui ele apresentou a lei como um fardo – o fardo de estar “com lei” (Rm 2.12), lutando para alcançar o seu padrão impossível de perfeição, que revela o pecado e torna evidente a cada pessoa a necessidade de Cristo.

Em outra passagem, Paulo deixou bem claro que os padrões morais da lei mosaica exerciam um papel importante na orientação dos verdadeiros crentes, pois estabelecia os meios para uma vida íntegra (a BEG recomenda aqui a leitura e a reflexão em seu excelente artigo teológico “Os três usos da lei”, em SI 119 – pedagógico, civil e moral).

Aparentemente, alguns falsos mestres em Éfeso promoviam concepções legalistas. Paulo, por outro lado, insistia que a condenação da lei já havia sido encerrada para aqueles que estavam em Cristo.

Em fim, a lei foi feita para tudo quanto se opõe à sã doutrina – vs. 10 – ou “ensino são”. Um tema recorrente em todas as epístolas pastorais (3.9; 4.6; 6.3; 2Tm 1.13-14; 2.2; 4.3; Tt 1.9,13; 2.1-2).

Observe que a transgressão da lei (vs. 8-10) é equiparada a estar em oposição à sã doutrina do apóstolo, que ele também definiu como sendo o evangelho (vs. 11).

Paulo não comparou os padrões morais da lei com seus próprios padrões morais como apóstolo do evangelho.

Essa sã doutrina – vs. 10 – ou “ensino são” é segundo o evangelho da glória – vs. 11. As boas-novas do que Deus fez em Cristo formam o padrão pelo qual a doutrina, bem como o entendimento que alguém tem da lei, são julgados como sendo sãos.

  1. A responsabilidade de Timóteo (1.12-20).

Depois de tecer seus comentários em oposição à falsa doutrina da lei, Paulo incentivou Timóteo a resistir a essa falsa doutrina enquanto estivesse ministrando em Éfeso.

Ele apresentou a responsabilidade de Timóteo relembrando a sua própria experiência da misericórdia de Deus e fundamentou essa exortação na sua experiência pessoal.

Em oposição aos mestres legalistas de Éfeso, Paulo testemunhou que a misericórdia divina, e não as fúteis tentativas de obedecer à lei mediante o esforço humano, haviam lhe dado a salvação e sustentado o seu ministério cristão.

Ele estava muito grato a Deus, pois um dia fora blasfemo, e perseguidor, e insolente. Isso se refere à oposição que Paulo fazia, antes da sua conversão, à igreja e a Cristo (At 8.3; 9.1-5; 22.4-5; 26.9-11; Gl 1.13; Fp 3.6).

O que o consolava era que ele fora daquele jeito na ignorância, na incredulidade, antes de conhecer a Cristo. Paulo não quis sugerir que sua ignorância e incredulidade foram a base para a misericórdia de Deus. Deus concedeu a Paulo aquilo de que ele precisava, e não o que ele merecia (cf. At 3.17-20).

Fiel é a palavra e digna de toda aceitação – vs. 15. Essa expressão chama a atenção para o fato de que Paulo está prestes a dizer algo importante.

No Novo Testamento, essa expressão é encontrada apenas nas epístolas pastorais (3.1; 4.9; 2Trn 2.11; Tt 3.8).

Paulo refletiu não apenas sobre a perseguição da igreja que ele fazia antes de sua conversão (vs. 12; At 8.1; 9.1-2,13; 1Co 15.9-10), mas também na grandeza do pecado e na oposição a Deus, da qual Deus o havia salvo.

Paulo é um exemplo perfeito da pura graça. Embora oferecesse seu pecado pré-cristão como evidência de sua pecaminosidade (vs. 13), Paulo usou o tempo verbal presente para caracterizar-se cosmo “o principal” entre os pecadores.

Sem a limitação e a influência do Espírito Santo, ele teria retornado às mesmas atrocidades que praticava antes de sua conversão.

Essa auto avaliação se opunha aos mestres legalistas, que aparentemente proclamavam a capacidade de atingir a justificação por meio da própria obediência à lei.

Ele se considerou o principal dos pecadores onde Cristo exibiu longanimidade infinita em relação a Paulo, tanto antes como depois de sua conversão.

O padrão legalista apresentado pelos falsos mestres se opunha à realidade da vida cristã, que dependia da longanimidade de Cristo.

Cristo Jesus demonstrou toda a grandeza da sua paciência, usando ele, Paulo, como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna, que Deus concede a todos os que creem em Cristo; não apenas a vida eterna, mas a vida em toda sua plenitude (4.8; 6.12,19; Jo 10.10,28; 2Tm 1.1,10; Tt 1.2; 3.7).

O reconhecimento do que Cristo havia feito por ele levou Paulo a uma explosão de louvor – vs. 17.

Paulo aplicou a sua própria experiência da graça de Deus ao terna do legalismo (vs. 3-7). Ele chamou Timóteo à fidelidade a Cristo, especialmente em oposição a dois membros (talvez líderes) da igreja em Éfeso que “vieram a naufragar na fé” (vs. 19).

Quando Paulo se dirige a Timóteo dando-lhe aquela instrução, segundo as profecias de que antecipadamente fora objeto, ele estava se referindo a um acontecimento (cf. 4.14; 2Tm 1.6ss.) em que um grupo de presbíteros, juntamente com Paulo, havia imposto as mãos sobre Timóteo (talvez quando ‘Timóteo foi separado para o ministério).

Nessa ocasião, Timóteo recebeu um dom espiritual, junto como uma palavra profética, sendo ungido para o serviço (cf. At 13.1-3). Ele deveria as estar seguindo e assim combatendo o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé – vs. 19.

Entre os que assim naufragaram, estavam Himeneu e Alexandre. A menção dos nomes desses dois homens levanta a questão de que talvez eles fossem líderes na igreja.

Himeneu é citado mais adiante como um dos que “se desviaram da verdade” (2Tm 2.17-18).

A relação, se existe alguma, entre o Alexandre desse versículo, o Alexandre citado em At 19.33-34 e o Alexandre citado em 2Tm 4.14-15 não é clara.

É provável que esses homens tenham sido proponentes da falsa doutrina legalista à qual Timóteo deveria opor-se.

Provavelmente, quando ele diz que os entregou a Satanás, ele está se referindo à expulsão desses dois indivíduos da comunhão da igreja e, portanto, de volta para o mundo – o domínio de Satanás (Jo 12.31; 14.30; 16.11; 2Co 4.4; Ef 2.2). Paulo usou uma expressão semelhante em 1Co 5.5 (cf. Mt 18.17).

O propósito dessa excomunhão era discipliná-los a fim de que os dois reconhecessem seus erros e se arrependessem (2Tm 2.25-26; Tt 3.10). “Blasfêmia” implica uma manifestação verbal e pode apontar para uma falsa doutrina.

I Tm 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus,

pelo mandato de Deus,

nosso Salvador,

e de Cristo Jesus,

nossa esperança,

I Tm 1:2 a Timóteo,

verdadeiro filho na fé,

graça,

misericórdia

e paz, da parte de

Deus Pai

e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

I Tm 1:3 Quando eu estava de viagem,

rumo da Macedônia,

te roguei permanecesses ainda em Éfeso

para admoestares a certas pessoas,

a fim de que não ensinem outra doutrina,

I Tm 1:4 nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim,

que, antes, promovem discussões

do que o serviço de Deus, na fé.

I Tm 1:5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede

de coração puro,

e de consciência boa,

e de fé sem hipocrisia.

I Tm 1:6 Desviando-se algumas pessoas destas coisas,

perderam-se em loquacidade frívola,

I Tm 1:7 pretendendo passar por mestres da lei,

 não compreendendo, todavia,

nem o que dizem,

nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações.

I Tm 1:8 Sabemos, porém,

que a lei é boa,

se alguém dela se utiliza de modo legítimo,

I Tm 1:9 tendo em vista que não se promulga lei

para quem é justo, mas

para transgressores

e rebeldes,

irreverentes

e pecadores,

ímpios e profanos,

parricidas e matricidas,

homicidas,

I Tm 1:10 impuros,

sodomitas,

raptores de homens,

mentirosos,

perjuros

e para tudo quanto se opõe à sã doutrina,

I Tm 1:11 segundo o evangelho da glória do Deus bendito,

do qual fui encarregado.

I Tm 1:12 Sou grato para com aquele que me fortaleceu,

Cristo Jesus, nosso Senhor,

que me considerou fiel,

designando-me para o ministério,

I Tm 1:13 a mim, que, noutro tempo,

era blasfemo,

e perseguidor,

e insolente.

Mas obtive misericórdia,

pois o fiz na ignorância,

na incredulidade.

I Tm 1:14 Transbordou, porém,

a graça de nosso Senhor

com a fé

e o amor que há em Cristo Jesus.

I Tm 1:15 Fiel é a palavra e digna de toda aceitação:

que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores,

dos quais eu sou o principal.

I Tm 1:16 Mas, por esta mesma razão,

me foi concedida misericórdia,

para que, em mim, o principal,

evidenciasse Jesus Cristo

a sua completa longanimidade,

e servisse eu de modelo

a quantos hão de crer nele

para a vida eterna.

I Tm 1:17 Assim,

ao Rei eterno,

imortal,

invisível,

Deus único,

honra e glória

pelos séculos dos séculos. Amém!

I Tm 1:18 Este é o dever de que te encarrego,

ó filho Timóteo,

segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto:

combate, firmado nelas, o bom combate,

I Tm 1:19 mantendo fé

e boa consciência,

porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência,

vieram a naufragar na fé.

I Tm 1:20 E dentre esses se contam

Himeneu e Alexandre,

os quais entreguei a Satanás,

para serem castigados,

a fim de não mais blasfemarem.

Combater o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência para não naufragarmos na fé é a recomendação que encerra o presente capítulo advertindo Timóteo.

A quarta viagem missionária de Paulo[1]

Entre 60-62 d.C., Paulo passou seu período de prisão domiciliar em Roma. Ele esperava ser posto em liberdade (Fp 1.25; 2.2 4; Fm 22), o que deve ter ocorrido antes de 64 d.C., quando Nero pôs fogo em Roma e acusou os cristãos de terem cometido esse crime.

Após ser libertado, há indícios de que ele tenha feito uma quarta viagem missionária, conforme escritos dos Pais da Igreja e escritos do próprio apóstolo, tanto em cartas anteriores, em que ele indica desejo de visitar certos lugares, como nas cartas pastorais, em que ele menciona as visitas feitas.

Assim, é possível que o apóstolo, antes de ter sido preso em Roma novamente em torno de 67 d.C. e ser morto, tenha visitado os seguintes lugares:

  • Roma (At 211.1 6,3 0-31)
  • Espanha (Rm 15.2 3-24,2 8)
  • Creta (Tt 1.51
  • Mileto (2Tm 4.20)
  • Colossos (For 22)
  • Éfeso (2Tm 1.18; 4.1 2)
  • Trôade (2Tm 4.1 3)
  • Filipos (Fp 2.23-24; 1Tm 1.3)
  • Tessalônica (2Tm 4.1 01
  • Nicópolis (Tt 3.1 2)
  • Roma (2Tm 1.1 7)

A Deus toda glória! p/ pr. Pr. Daniel Deusdete.
http://www.jamaisdesista.com.br

[1] Quadro falando de uma possível quarta viagem missionária de Paulo – conforme BEG, em I Tm 1.

Obs.: O texto acima foi elaborado com base na Bíblia de Estudo de Genebra – disponível em nossa loja nas cores preta, vinho ou azul. Valor promocional R$ 145,00 (fev/2019 – preço sujeito a variações, conforme o mercado). Adquira conosco e ganhe um ebook da série Projeto 1189. Código: BRINDE_BEG. Envie-nos um email com o comprovante de sua compra na Semeadores: [email protected].

Posted in: Projeto reflexões e segmentações da Bíblia

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no Facebook

Postagem mais recentePostagem mais antigaPágina inicial

 

0 comentários:

 

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.

COMPRE AQUI

 

LINKS DAS POSTAGENS DO PROJETO 1189

Conheça nosso Projeto 1189 no YouTube.

Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!

Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682

Join our Bible studies on our Youtube channel:http://youtube.be/OsSemeadores?sub_confirmation=1.Daily posts about a new chapter. Texts and videos in Portuguese. Subscribe to our channel!

ANTIGO TESTAMENTO

GÊNESIS

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

ÊXODO

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

LEVÍTICO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27

NÚMEROS

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36

DEUTERONÔMIO

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34

JOSUÉ

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24

JUÍZES

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21

RUTE

01 02 03 04

I SAMUEL

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
31

II SAMUEL

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24

I REIS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22

II REIS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25

I CRÔNICAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29

II CRÔNICAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36

ESDRAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

NEEMIAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13

ESTER

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42

SALMOS

001 002 003 004 005 006 007 008 009 010
011 012 013 014 015 016 017 018 019 020
021 022 023 024 025 026 027 028 029 030
031 032 033 034 035 036 037 038 039 040
041 042 043 044 045 046 047 048 049 050
051 052 053 054 055 056 057 058 059 060
061 062 063 064 065 066 067 068 069 070
071 072 073 074 075 076 077 078 079 080
081 082 083 084 085 086 087 088 089 090
091 092 093 094 095 096 097 098 099 100
101 102 103 104 105 106 107 108 109 110
111 112 113 114 115 116 117 118 119 120
121 122 123 124 125 126 127 128 129 130
131 132 133 134 135 136 137 138 139 140
141 142 143 144 145 146 147 148 149 150

PROVÉRBIOS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
31

ECLESIASTES

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
11 12

CANTARES DE SALOMÃO

01 02 03 04 05 06 07 08

ISAÍAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60
61 62 63 64 65 66

JEREMIAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

51 52

LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS

01 02 03 04 05

EZEQUIEL

01 02 03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42 43 44 45 46 47 48

DANIEL

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12

OSÉIAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14

JOEL

01 02 03

AMÓS

01 02 03 04 05 06 07 08 09

OBADIAS

01

JONAS

01 02 03 04

MIQUÉIAS

01 02 03 04 05 06 07

NAUM

01 02 03

HABACUQUE

01 02 03

SOFONIAS

01 02 03

AGEU

01 02

ZACARIAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09

10 11 12 13 14

MALAQUIAS

01 02 03 04

NOVO TESTAMENTO

MATEUS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28

MARCOS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16

LUCAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24

JOÃO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21

ATOS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28

ROMANOS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16

I CORINTIOS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16

II CORINTIOS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13

GALATAS

01 02 03 04 05 06

EFESIOS

01 02 03 04 05 06

FILIPENSES

01 02 03 04

COLOSSENSES

01 02 03 04

I TESSALONICENSES

01 02 03 04 05

II TESSALONICENSES

01 02 03

I TIMÓTEO

01 02 03 04 05 06

II TIMÓTEO

01 02 03 04

TITO

01 02 03

FILEMON

01

HEBREUS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13

TIAGO

01 02 03 04 05

I PEDRO

01 02 03 04 05

II PEDRO

01 02 03

I JOÃO

01 02 03 04 05

II JOÃO

01

III JOÃO

01

JUDAS

01

APOCALIPSE

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22

Obs.:

Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.

Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!

Quer contribuir/ajudar?

( ) sim!

 

ATALHO DO FACEBOOK DO JD

Daniel Deusdete

Criar seu atalho

INSCREVER-SE EM NOSSO FEED – RSS

Postagens

Comentários

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

 

0 100
1 79
2 76
3 85
4 66
5 80
6 71
7 84
8 83
9 80
10 87
11 66
12 75
13 66
14 77
15 86
16 75
17 81
18 64
19 77
20 64
21 73
22 75
23 82
24 91
25 61
26 71
27 63
28 75
29 40

19224711

SEJA BEM VINDO!

As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.

==========================

ADDTHIS SMART LAYERS

SEGUIDORES

MEUS EBOOKS NO AMAZON

COMPRE AQUI!

 

JAMAISDESISTA NO TWITTER

Tweets de @jamaisdesista

RECEBA NOSSAS MENSAGENS (FOLLOW BY EMAIL)

Copiright © JamaisDesista!. Tecnologia do Blogger.

TOP SLIDER

LABELS

CAROUSEL

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.