Henrique Alves tem apoio do ministro da Justiça para isentar vistos americanos


Henrique Alves tem apoio do ministro da Justiça para isentar vistos americanos
Henrique Alves tem apoio do ministro da Justiça para isentar vistos americanos

 

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, apresentou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o projeto de dispensa unilateral de visto de turismo para norte-americanos. A isenção deve ser viabilizada por autorização legislativa.

 “Tenho trabalhado junto ao Congresso Nacional para acrescentar um artigo sobre a facilitação de vistos na Lei do Ato Olímpico. A ideia é que os Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e do Turismo possam, em portaria conjunta, dispensar unilateralmente a exigência do visto de turismo”, afirmou Henrique Eduardo Alves.

 O texto que será acrescentando à lei tem prazo de validade (28 de outubro de 2016) e se restringe aos turistas com estada de até 90 dias improrrogáveis no país.

O ministro da Justiça apoiou o projeto e sugeriu que a equipe técnica do Ministério do Turismo se reúna nos próximos dias com membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública para avaliar os riscos dessa medida.

 Histórico – Em maio deste ano, Henrique Eduardo Alves formalizou, junto ao Ministério de Relações Exteriores, o pleito para facilitação de vistos, levando em conta a proximidade dos Jogos Olímpicos.

O pleito do Ministério do Turismo leva em conta, além da proximidade dos Jogos Olímpicos, a experiência de flexibilização de vistos durante a Copa do Mundo 2014 e o perfil do turista norte-americano, que mesmo com exigência de visto para entrar no país é o 2º maior mercado emissor para o Brasil (656,8 mil em 2014), o que mais gasta (US$ 1.427,00) e mais permanece no país a lazer (20,6 dias).

 Durante o mundial de futebol de 2014, o Brasil flexibilizou os vistos para os viajantes com ingressos para o mundial. Como resultado, cerca de 100 mil vistos especiais foram emitidos e 1 milhão de estrangeiros visitaram o país. Em junho e julho o país registrou entrada recorde de dólares pelo turismo. Os estrangeiros deixaram US$ 1,58 bilhão, um incremento de quase 60% em relação ao mesmo período de 2013.

Fotos: Gustavo Messina

Assessoria de Imprensa

Ministério do Turismo

www.turismo.gov.br

twitter: @HenriqueEAlves

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.